Blog Layout

Tecnologias Que Ajudam a Vida Do Caminhoneiro

AVEP Brasil • dez. 03, 2018

Um dos grandes avanços da modernidade e que têm conquistado espaço mundial no cotidiano das pessoas é a praticidade e facilidade que a tecnologia pode trazer. Seja na hora de realizarmos desde tarefas simples até atividades que demandam maior esforço. 



Atualmente, é quase impossível uma área do nosso dia a dia que não tenha sido influenciada por inovações tecnológicas. E, não poderia ser diferente no segmento do transporte de carga. 


A cada dia surgem novas tendências no mercado e inovações que buscam proporcionar maior conforto e segurança para os motoristas. Além de colaborar na performance do caminhão.


A importância da tecnologia para o transporte de carga


Você, irmão de estrada, é responsável por levar praticamente tudo à casa de milhões de brasileiros, correto? Por isso, nada mais justo que encontrar ferramentas e recursos tecnológicos que facilitem a sua jornada.


Neste sentido, a tecnologia é uma alinhada e uma benefício pois possibilita segurança, conforto, planejamento e mais produtividade em sua rota. É claro, antes do mundo se desenvolver até o ponto em que estamos, os caminhoneiros chegavam aos seus destinos normalmente.


Porém, agora, esse trabalho pode ser realizado de uma forma muito melhor, que preza pelo motorista, pelas transportadoras e pelos clientes.


Vamos, então, falar sobre as tecnologias que ajudam a vida do caminhoneiro? Afinal, muitas delas já estão na palma da sua mão, ou no painel do seu veículo. Confira:


GPS


A tecnologia para caminhão traz novidades que acabam ou, pelo menos, minimizam alguns dos problemas tradicionais vividos pelo caminhoneiro. Afinal, quem nunca recorreu a uma ajudinha do famoso GPS?


A ferramenta se tornou indispensável para escolher caminhos e otimizar trajetos. Com o apoio desta tecnologia, é mais fácil para o caminhoneiro:



Sistemas de rastreamento e monitoramento


A segurança também é algo que foi facilitado com as inovações desse setor e, por isso, a tecnologia vem se preocupando no sentido de enfrentar esse problema. Como solução, sistemas de rastreamento e monitoramento são, hoje, amplamente utilizados pelas empresas.

Eles permitem:


  • inibir roubos e furtos,
  • acompanhar a viagem do motorista,
  • prestar assistência rápida,
  • e, ainda, rastrear a carga ou caminhão, caso ele seja roubado.


Alguns veículos possuem até mesmo equipamentos com sistemas capazes de contribuir na direção defensiva. Isso ajuda o motorista a ficar mais atento, através de sensores que alertam sobre a saída da pista ou proximidade do carro da frente.


Você sabe a diferença entre esses dois sistemas? Leia um artigo especial sobre o tema que a AVEP preparou para esclarecer suas dúvidas.


Conforto acústico


Se compararmos os modelos de caminhões fabricados antigamente com as versões atuais é nítida a percepção de que os níveis de conforto e segurança aumentaram significativamente.


O conforto acústico, por exemplo, veio para ajudar o motorista que passa a maior parte dos seus dias dirigindo e lidando com barulhos constantes do automóvel, tendo no mercado opções de caminhões que sejam cada vez mais silenciosos.


Câmbio e direção


Além disso, a modernização fez grande diferença em dois componentes essenciais: o câmbio e a direção. Em automóveis muito antigos, era comum utilizar câmbio de caixa seca, que exigia muito mais do condutor.


Para diminuir o esforço, a direção também foi modificada. Os modelos atuais vêm com direção hidráulica, garantindo um conforto bem maior para quem roda nas estradas.


ESC


Uma das tecnologias para caminhões mais notáveis, o ESC (Eletronic StabilityControl, ou, Controle Eletrônico de Estabilidade) diminui as chances de derrapagem e capotagem em curvas. Portanto, essa funcionalidade é indispensável para caminhões que puxam cargas extensas e pesadas.


Aplicativos de celular


O uso da tecnologia no caminhão não vem somente de programas de gestão ou mudanças na fabricação dos veículos. Ultimamente, encontram-se disponíveis diversos aplicativos de celular que ajudam acompanhar os gastos que o caminhoneiro tem com o veículo e fazem comparação de preços nos locais próximos ao motorista. Além disso, indicam onde a gasolina, o álcool, o diesel e até o gás natural estão mais baratos.


Ou seja, na palma da mão, caminhoneiros conseguem ouvir músicas, cuidarem da própria saúde e exercerem suas funções com mais planejamento e qualidade. Deste modo, os APPs são úteis até mesmo para matar a saudade de casa, por meio de vídeo chamadas.


Outras


Entre estas tecnologias mais comuns, outras como Controle de Bordo, Sistema de Roteirização, Motor Elétrico e software de gerenciamento de frota também são complementos tecnológicos empregados nos caminhões.


Com tanta versatilidade e velocidade das atualizações e modernizações, o caminhoneiro pode testar a que mais se adequa às suas necessidades e colocar o pé na estrada.


O futuro nas estradas


A verdade é que, quando falamos de tecnologias para caminhoneiro, o mundo já está com o pé no acelerador, na velocidade máxima do caminhão mais rápido do mundo.


Isso porque muita coisa já está sendo criada e implantada por aí. Desde inteligência artificial a opções sustentáveis para o meio ambiente.


Para entender melhor sobre o que estamos falando, confira três tecnologias que ainda estão sendo testadas ou não são tão acessíveis, mas em breve ditarão as regras na estrada:


Computadores de bordo


Você já percebeu o quanto produzimos dados, atualmente? Seja navegando por redes sociais (durante as pausas, claro) ou pesquisando localizações.


Diante do cenário atual no mundo, os caminhoneiros também acabam gerando dados, até involuntariamente. Por exemplo, informações acerca da velocidade média ou distância percorrida.


Sendo assim, os computadores de bordo são uma aposta para armazenar tudo em um só lugar durante suas viagens. Assim, o caminhoneiro conseguirá verificar dados úteis sobre o caminhão, a jornada, e até informações pessoais.


Retrovisores avançados


Já pensou não ter que ficar ajustando os retrovisores manualmente? Os retrovisores digitais, como são chamados, são compostos por câmeras e sensores. Assim, oferecem uma visão completa de todos os ângulos da estrada. Incrível, não é mesmo?


Motores elétricos


Lembra que mencionamos sustentabilidade? Pois é, o mundo está mudando e as pessoas, assim como o mercado, estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente.


Por isso, os motores elétricos estão sendo aperfeiçoados e se espalhando entre os veículos, para substituir combustíveis que geram impactos negativos ao planeta. E, em breve, estes motores podem se tornar uma ótima opção acessível para países com muitas rodovias, como o Brasil.


E você, irmão de estrada, está ansioso para acompanhar todos esses avanços? Já está usando alguma tecnologia para facilitar sua vida? Qual das tecnologias você acha mais interessante? Queremos saber, conte nos comentários!


Para ter acesso a mais conteúdos informativos sobre tudo que envolve a vida nas estradas, acompanhe o blog da AVEP Brasil!

Share by: