Um dos grandes avanços da modernidade e que têm conquistado espaço mundial no cotidiano das pessoas é a praticidade e facilidade que a tecnologia pode trazer na hora de realizarmos desde tarefas simples até atividades que demandam maior esforço.  

Atualmente, é quase impossível uma área do nosso dia a dia que não tenha sido influenciada por inovações tecnológicas. Não poderia ser diferente no segmento do transporte de carga, em que a cada dia surgem novas tendências no mercado e inovações que buscam proporcionar maior conforto e segurança para os motoristas, além de colaborar na performance do caminhão.

A importância da tecnologia para o transporte rodoviário de carga

A tecnologia para caminhão traz novidades que acabam ou, pelo menos, minimizam alguns dos problemas tradicionais vividos pelo caminhoneiro. Afinal, quem nunca recorreu a uma ajudinha do famoso GPS?

A ferramenta se tornou indispensável para escolher caminhos e otimizar trajetos. Com o apoio desta tecnologia, é mais fácil para o caminhoneiro definir rotas, ver boas opções de parada, mapear as oficinas mecânicas, postos de gasolina e organizar os prazos de entrega.

A segurança também é algo que foi facilitado com as inovações desse setor e, por isso, a tecnologia vem se preocupando no sentido de enfrentar esse problema. Como solução, sistemas de rastreamento são, hoje, amplamente utilizados pelas empresas.

Eles permitem inibir roubos e furtos, acompanhar a viagem do motorista, prestar assistência rápida e, ainda, rastrear a carga ou caminhão, caso ele seja roubado. Alguns veículos possuem até mesmo equipamentos com sistemas capazes de contribuir na direção defensiva, ajudando o motorista a ficar mais atento, através de sensores que alertam sobre a saída da pista ou proximidade do carro da frente.

Se compararmos os modelos de caminhões fabricados antigamente com as versões atuais é nítida a percepção de que os níveis de conforto e segurança aumentaram significativamente. O conforto acústico, por exemplo, veio para ajudar o motorista que passa a maior parte dos seus dias dirigindo e lidando com barulhos constantes do automóvel, tendo no mercado opções de caminhões que sejam cada vez mais silenciosos.

Além disso, a modernização fez grande diferença em dois componentes essenciais: o câmbio e a direção. Em automóveis muito antigos, era comum utilizar câmbio caixa seca, que exigia muito mais do condutor. Para diminuir o esforço, a direção também foi modificada. Os modelos atuais vêm com direção hidráulica, garantindo um conforto bem maior para quem roda nas estradas.

Uma das tecnologias para caminhões mais notáveis, o ESC (Eletronic StabilityControl, ou, Controle Eletrônico de Estabilidade) diminui as chances de derrapagem e capotagem em curvas — funcionalidade indispensável para caminhões que puxam cargas extensas e pesadas.

O uso da tecnologia no caminhão não vem somente de programas de gestão ou mudanças na fabricação dos veículos. Ultimamente encontram-se disponíveis diversos aplicativos de celular que ajudam acompanhar os gastos que o caminhoneiro tem com o veículo, fazem comparação de preços nos locais próximos ao motorista e indicam onde a gasolina, o álcool, o diesel e até o gás natural estão mais baratos.

Entre estas tecnologias mais comuns, outras como Controle de Bordo, Sistema de Roteirização, Motor Elétrico e software de gerenciamento de frota também são complementos tecnológicos empregados nos caminhões. Com tanta versatilidade e velocidade das atualizações e modernizações, o caminhoneiro pode testar a que mais se adequa às suas necessidades e colocar o pé na estrada.

Qual das tecnologias você acha mais interessante? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *