Blog Layout

Há diferença entre o Monitoramento e o Rastreamento veicular?

AVEP Brasil • jan. 24, 2020

Existem muitas ferramentas para garantir a segurança dos caminhoneiros nas estradas. Entre elas, dois mecanismos causam dúvidas para muitos motoristas. São eles: o monitoramento e o rastreamento veicular.

Por isso, escrevemos este artigo que indicará as especificidades e tecnologias de cada um. Então, para estar no controle da própria segurança, leia até o final. Lembrando que a AVEP oferece os dois serviços, por isso é uma especialista no assunto. 

Vamos lá?



O que é rastreamento veicular?


O rastreamento veicular é o acompanhamento do automóvel durante toda a rota, em tempo real. Esse acompanhamento acontece por meio de equipamentos conectados a serviços de satélite, telefonia e radiofrequência.


Na AVEP, o rastreamento é realizado por equipamentos de ponta, que permitem melhor conectividade e sem necessidade de manutenção recorrente. 


Entre as vantagens, estão a possibilidade de seguir o motorista por meio do rastreador veicular, mesmo a distância; gerir frotas; otimizar a logística de viagens; e acesso a informações para economizar tempo e gastos durante a jornada.


O que é monitoramento?


Ao contrário do rastreamento veicular, o monitoramento não é utilizado apenas para obter informações de trajeto do caminhão. Pois, além disso, com base nas informações coletadas, podem ser gerados alertas pelo sistema de rastreio. Assim, é possível praticar medidas de proteção em casos de riscos, como por exemplo, furtos e roubos.


Portanto, o monitoramento é o acompanhamento e o tratamento dos alertas emitidos. No caso da AVEP, essa ferramenta conta com uma central de atendimento 24 horas e um sistema de inteligência artificial, que reúne os dados coletados. Isso auxilia no combate a furtos, roubos, fraudes e possibilita melhorias constantes para segurança e logística dos associados.


Como escolher entre rastreamento veicular e monitoramento?


Conseguiu entender a diferença entre as duas ferramentas? Então, agora você deve estar se perguntando por qual das duas optar, correto? Na realidade, o ideal é possuir os dois sistemas. Afinal, quanto mais segurança, melhor.

Mas, sabemos que nem sempre é possível ter as duas ferramentas, portanto, iremos apontar para qual situação cada uma delas é mais recomendada.


Começamento pelo rastreamento veicular, ele é recomendado para quem necessita ser acompanhado a todo tempo e pode precisar de auxílio imediato. Com o rastreamento, é possível identificar os desvios de rota, por exemplo, e agir imediatamente.


Se um motorista trafega constantemente por zonas perigosas, é importante que sua viagem seja acompanhada, caso haja algum evento. Neste caso, o rastreador veicular (equipamento instalado no caminhão para conexão com uma rede) é indispensável para aumentar as chances de localização.


Já o monitoramento deve ser utilizado como uma ferramenta que permitirá coleta de dados e, em seguida, desenvolvimento de estratégias. Por exemplo, se uma frota percebe recorrência de eventos em determinado trecho, com base no monitoramento de diversos motoristas, é possível traçar um plano para resolver o problema.


Como a AVEP pode ajudar?


No início do artigo, mencionamos que a AVEP oferece aos seus associados as duas tecnologias. Isso porque elas são essenciais para garantir uma série de benefícios muito importantes dentro da proteção veicular. Veja quais são:


  • com estes sistemas, o associado poderá criar sua logística e acompanhamento do veículo e do motorista em tempo real; 
  • há disponibilidade de uma central de atendimento 24 horas por dia para auxiliar nos casos de dúvidas ou localização do veículo, que atua em todo o país;
  • há uma equipe de inteligência em rastreamento e monitoramento para criar as melhores estratégias de combate a furto, roubo e logística com foco em todos os associados; 
  • estes serviços aumentam as chances de localização dos veículos em caso de roubos e furtos, impactando diretamente nos valores rateados pela associação para o associado; 
  • com o acompanhamento em tempo real da produção do seu veículo e motorista, é possível criar a própria logística, aumentando a lucratividade, conservação do veículo e realizando o gerenciamento das entregas.


Conclusão


É indispensável ter pelo menos um dos dois sistemas, assim os riscos são menores e há garantia de proteção caso algo aconteça. 


A AVEP Brasil realiza investimentos e estudos constantes para estar atualizada com o melhor no mercado de localização e recuperação de veículos. Afinal, isso faz toda a diferença em uma proteção veicular.Se interessou por rastreamento veicular e monitoramento? Então, entre em contato imediatamente com um de nossos consultores para saber mais.

Share by: