Sem dúvidas você já ouviu falar e estudou bastante sobre o que é direção defensiva. Afinal, esse tópico é de extrema importância durante o processo para obter a carteira de motorista, não é mesmo?

Porém, infelizmente, é possível perceber nas estradas e por meio de dados que muitas pessoas esquecem o significado da prática ao dirigir. Isso faz com que ocorram eventos diversos, inclusive colocando em risco a vida de pessoas inocentes.

Deste modo, sendo os caminhoneiros atores indispensáveis ao tráfego nas rodovias, resolvemos relembrar alguns conceitos da direção defensiva para segurança de todos. Faça uma pausa e tenha uma boa leitura! Garantimos que você sairá mais consciente para o próximo destino.

O que é direção defensiva: conceito

A direção defensiva, também chamada como direção segura, é um conjunto de práticas e ações a serem realizadas no trânsito com objetivo de prevenir eventos, tais como acidentes, perda de cargas e outros.

Ou seja, assim como em todas as esferas da sociedade, é preciso ter boas condutas a fim de garantir o bem estar a você e aos demais indivíduos. Isso também se aplica às estradas e rodovias, pois apesar de serem os veículos a chamarem a atenção, toda a responsabilidade está nas mãos (e nos volantes) dos cidadãos.

Podemos dividir o que é direção defensiva em dois tipos, sendo eles:

  • preventiva: trata-se de práticas constantes de atenção para prevenir quaisquer eventos prejudiciais nas estradas. Por exemplo, dirigir em distância segura de outros caminhões para evitar batidas;
  • corretiva: são as medidas tomadas após determinadas situações, com objetivo de corrigir aquilo que não foi prevenido anteriormente. Por exemplo, frear apenas no momento em que aconteceria uma colisão.

O que é direção defensiva: boas práticas para caminhoneiros

Conhecimento como se proteger e dirigir de forma segura nunca é demais, concorda? A AVEP reforça mais uma vez que seu objetivo é garantir viagens seguras para todos os irmãos de estrada.

Por isso, queremos também educar os caminhoneiros, lembrando as boas práticas. Ah, e claro, não deixe de compartilhar com outros motoristas para espalhar informações benéficas a todos.

Confira abaixo como levar a diferenção defensiva na bagagem:

Segurança em primeiro lugar

Ao pegar a estrada, o primeiro pensamento deve ser sempre priorizar a segurança: do motorista, da carga, e dos demais ocupantes das vias. Isso envolve vários fatores sobre o que é a direção defensiva.

Deste modo, para garantir a segurança, antes mesmo de pisar no acelerador, é necessário:

Ao preencher esses requisitos, há uma grande redução de possíveis riscos. O próximo passo para a direção defensiva está abaixo, confira!

Legislação e sinalização existem para serem respeitadas

Imagine se não existissem leis de trânsito e placas para guiar os motoristas? Isso significaria que os condutores, bem como pedestres, ficariam perdidos, seguindo a própria intuição.

Para facilitar todo o processo, foram criadas medidas e sinalizações que indicam como agir na estrada. Sendo assim, o modo mais fácil de praticar a direção segura é respeitar as regulamentações. Pois, ao infringí-las, além das penalizações, muitas vidas podem ser afetadas.

Conhecimento e habilidades são aliados

Dirigir requer conhecer as técnicas para a função, correto? Pois é, neste caso, ser caminhoneiro também possui várias especificidades. Apesar de já possuir a habilitação para conduzir um caminhão, é sempre necessário se atualizar sobre habilidades, normas, tecnologias, e outros.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o que é direção defensiva? Em resumo, para tomar medidas de precauções nas estradas, é indispensável conhecer os detalhes e faces da profissão. Assim, por consequência, você também terá mais noção dos riscos.

Um bom exemplo são os vícios de direção. Se o caminhoneiro aprendeu a dirigir de uma maneira errada, como com o braço na janela, é preciso reverter essa mania. E, apenas entendendo o porquê disso ser errado, o motorista irá para de fazer.

Prevenir é melhor do que remediar

Esse ditado é uma das máximas da direção defensiva. A prevenção é uma forma de evitar inúmeras situações graves e que geram dor de cabeça. Por isso, as principais dicas sobre medidas preventivas são: manter sempre atenção a estrada e ao seu redor, bem como realizar manutenções no veículo com regularidade.

A pressa é inimiga da entrega

Caminhoneiros, donos de frotas e transportadoras sabem a importância de sua função para sociedade. Afinal, tudo que é essencial é levado em nossos veículos. Então, a pergunta a ser feita é: é melhor entregar rápido, entregar ou não entregar nunca? Sem dúvidas, entregar.

Esse questionamento serve para mostrar que, na direção segura, não é necessário fazer ultrapassagens perigosas ou acelerar mais do que a velocidade permitido nas vias. Isso porque a pressa, na realidade, pode atrapalhar a viagem e torná-la ainda mais demorada. Ou, em casos piores, interrompê-la.

Conclusão

Com esse artigo, conseguimos explicar o que é direção defensiva. Então, o próximo passo é que você continue a prática na rotina das estradas e compartilhe as dicas com colegas de profissão.Outro assunto, que também tem a ver com segurança nas estradas, é o exame toxicológico. Você sabe tudo sobre ele? Leia agora um conteúdo completo no blog da AVEP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *