Blog Layout

Viajando pelas estradas do Brasil: 9 dicas para caminhoneiros evitarem o coronavírus

AVEP Brasil • mai. 28, 2020

O novo coronavírus continua preocupando grande parte da população mundial, incluindo os brasileiros. Viajando pelas estradas do Brasil, os caminhoneiros também estão expostos a alguns riscos. Como a AVEP se preocupa com os associados e irmãos de estrada, trouxemos dicas essenciais em tempos de pandemia.


Ao se proteger, você cuida de todos ao seu redor! Vale lembrar que o transporte de carga é considerado uma atividade essencial para o momento pelo qual passamos, então o trabalho continua e é necessário fazê-lo com segurança.


Então, aproveite o intervalo para se cuidar, seguir as recomendações e, claro, compartilhar essa publicação com os colegas de profissão. Boa leitura!


Tenha sempre álcool gel e, se possível, água e sabão


Esses são os itens que não podemos mais ficar sem. Por isso, ao viajar, já se programe para levar estes produtos, afinal, eles são úteis para lavar e desinfetar as mãos, além de superfícies. E essas são formas importantes de diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus.


Confira os serviços em funcionamento na sua rota


No início da pandemia, viajando pelas estradas do Brasil, muitos caminhoneiros enfrentaram dificuldades para encontrar serviços de hospedagem, alimentação e borracharias abertos. Neste momento, a situação já foi normalizada, mas é sempre ideal planejar a rota para ter certeza que encontrará estes estabelecimentos tão essenciais em funcionamentos.


Higienize as áreas de contato do caminhão


Aproveite os intervalos e período de descanso para manter o caminhão limpo, principalmente as áreas em que há mais contato. Por exemplo, volante, bancos e as maçanetas para abrir as portas. A desinfecção pode ser feita com álcool 70% ou outros desinfetantes.


Cuide da sua imunidade


Manter a saúde do caminhoneiro em bom estado é essencial, e agora ainda mais. Para continuar viajando pelas estradas do Brasil, sem contrair a COVID-19, é indispensável cuidar da imunidade. Para isso, as principais dicas são: coma bem e durma regularmente.


Evite contato físico próximo ao longo da viagem


Sabemos que é bom encontrar amigos ao longo da viagem, para diminuir o sentimento de solidão. Porém, no momento pelo qual passamos, não devemos ter contato físico com outras pessoas. Por isso, é hora de evitar apertos de mãos ou abraços. A medida de prevenção também vale na hora da entrega, ao descarregar os materiais transportados. 


Use máscara de proteção


Ao dirigir, não é necessário trafegar com máscaras de proteção, mas ao conversar com outros caminhoneiros ou ir até estabelecimentos comerciais o item precisa estar no rosto. Isso porque a máscara diminui os riscos de contaminação de todas as pessoas, uma vez que as gotículas expelidas pela fala ou tosse não conseguirão ir muito longe com esta barreira de tecido.


Para utilizar a máscara, desinfete as mãos e coloque-a pelas alças. Ajuste no rosto por meio das partes superiores e evite tocar o rosto. Retire também pelas alças e guarde numa sacola plástica. Tenha mais de uma para a viagem!


Isole-se caso apresente sintomas


Caso apresente sintomas do novo coronavírus, o caminhoneiro deve comunicar à transportadora, se houver, e fazer o isolamento social. Trabalhar nestas condições pode colocar a vida de mais pessoas em risco. Caso apresente febre acima de 37º e falta de ar, procure auxílio médico.


Baixe o aplicativo InfraBR


Ministério da Infraestrutura adicionou algumas funções para o aplicativo InfraBR durante a pandemia. Por isso, os caminhoneiros que estiverem viajando pelas estradas do Brasil neste período devem contar com esse recurso na palma da mão.


Com o aplicativo, é possível encontrar postos de entrega de kits de higiene e alimentação, ter acesso aos serviços essenciais próximos que estão em funcionamento, e repassar informações sobre suas condições de saúde.


Tome cuidados de higiene ao retornar para casa


Voltar para casa é um momento mágico para os motoristas que passam dias ou até mesmo meses viajando pelas estradas do Brasil, não é mesmo? Por isso, para que nada dê errado, é imprescindível tomar cuidados básicos ao retornar para o lar, confira abaixo:


  • deixe itens como carteira, óculos e chaves em um recipiente separado, para serem higienizados;
  • retire os sapatos e os deixe num local separado;
  • vá para o banho e coloque as roupas numa sacola plástica para serem lavadas posteriormente;
  • não encoste em nenhum familiar ou superfície antes de se higienizar.



Viajando pelas estradas do Brasil com cuidado


Nós passaremos por esse momento difícil juntos. Mas, para isso, é necessário lembrar do velho ditado que diz: todo cuidado é pouco. Ao fazer sua parte nas estradas, além de levar as principais cargas para os nossos cidadãos nas rodovias, você também estará cuidando do nosso país.Sendo assim, não abra mão da saúde coletiva! 


Se quiser saber mais sobre o coronavírus nas estradas, leia nossa publicação sobre as últimas notícias dos caminhoneiros.

Share by: