Blog Layout

Você conhece o caminhão mais rápido do mundo?

AVEP Brasil • dez. 20, 2019

Já imaginou um caminhão mais rápido que um helicóptero? Ele existe! O caminhão mais rápido do mundo tem dados surpreendentes de desempenho. Por isso, fizemos esse artigo para apresentá-lo a você. Quer descobrir todas as curiosidades? Leia até o final!



Caminhão mais rápido do mundo: qual é


Sem mais delongas, o caminhão mais rápido do mundo é o The Iron Knight, modelo da Volvo. Com tradução livre de Cavaleiro de Ferro, o automóvel foi desenvolvido especialmente para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade para caminhões. E conseguiu!


A prova para dar o título ao caminhão aconteceu na Suécia, em 2016, com condução do piloto Boije Ovebrink. Anteriormente, o recorde também era da Volvo, com o modelo The Mean Green. O piloto Overbrink define o caminhão com a palavra “perfeição”. 


Durante o evento, fiscalizado pela Federação de Internacional de Automobilismo (FIA), o caminhão atingiu a marca de 500 metros em 13,71 segundos. O resultado é a média de 131,29km/h. E também o recorde de 1000 metros em 21,14 segundos, com média de cerca de 170km/h. A velocidade máxima é de 276km/h. 


Os dados são ainda mais impressionantes quando tratamos dos números do caminhão, que está na categoria peso-pesado. São 4,5 toneladas, 2.433 cavalos de potência e 611 kgfm, que é a métrica para dimensionar o torque ou a força.


Passagem pelo Brasil


Em outubro de 2019, o chamado Cavaleiro de Ferro esteve no Brasil, participando da Fenatran (Feira de Transporte Rodoviário de Carga). A máquina ficou exposta no stand da Volvo.


Os participantes puderam admirar de perto o automóvel e ainda tiveram uma sessão de autógrafos com o piloto responsável pelo recorde. 


Ficou impressionado com o alcance do The Iron Knight? Confira, então, no próximo tópico as características deste modelo.


Caminhão mais rápido do mundo: características


Nesta altura do artigo, você já deve estar curioso para saber quais os diferenciais do caminhão mais rápido do mundo, certo? Então, saiba que existe uma série de características que o fazem merecedor dessa definição.

O caminhão tem sua base mecânica nos modelos FH Volvo, principalmente o motor. De resto, todo o desenvolvimento e construção do veículo foi exclusivo.


De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo, em entrevista ao Portal Auto Esporte, “o caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”.


Para entender melhor o funcionamento do caminhão mais rápido do mundo, listamos as principais especificidades do modelo. Confira:


  • Motor D13 com alterações, como por exemplo, mais quatro turbinas e três radiadores;
  • Câmbio I-Shift de dupla embreagem;
  • Pneus Goodyear;
  • Reprogramação da gestão eletrônica para maior rendimento;
  • Chassi em posição central para redistribuição do peso;
  • Cabine aerodinâmica construída a partir de fibras de vidro;
  • Entradas de ar próximo ao para-choque;
  • Lanternas de led; e
  • Suspensão rebaixada.


Com os dados apontados ao longo do artigo, já foi possível entender quão rápido esse veículo é. Além disso, algumas comparações apontaram que o The Iron Knight é três vezes mais potente do que um modelo de Lamborghini e mais veloz do que um helicóptero (com base no vídeo divulgado pela Volvo).


Muito impressionante, não é mesmo? Se ficou alguma dúvida ou você quer dar sua opinião sobre o caminhão mais rápido do mundo, deixe um comentário abaixo!

Share by: