Blog Layout

Proteção Veicular: Vale a Pena?

AVEP Brasil • nov. 02, 2018

Quando você compra um caminhão, ou mesmo um carro, logo vem à mente a lembrança de que será necessário contratar um serviço que dê suporte e assessoria em caso de roubos, furtos e eventos diversos. Por exemplo, uma proteção veicular.



É neste momento que muitos caminhoneiros buscam alternativas mais acessíveis no mercado e esta é uma das opções possíveis. Mas como funciona isso? A AVEP Brasil mostrará em seguida. Boa leitura!


O que é proteção veicular?


A proteção veicular consiste em uma associação, formada por um grupo de pessoas, que tem o objetivo de garantir a proteção dos automóveis contra roubos, acidentes e/ou outros eventos indesejáveis. Os representantes do segmento são chamados de cooperativas de proteção veicular ou associações. 


O formato de adesão é menos burocrático, porém, é fundamental que exista transparência entre os integrantes. O serviço funciona como um fundo administrado pela empresa/associação, em que os associados realizam um pagamento mensal e dividem entre si as despesas. 


Em outras palavras, acontece um rateio dos custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente, etc) entre os associados. É como se um amigo seu sofresse um acidente e os colegas contribuíssem com uma quantia para pagar o conserto.


Essa diferença de abordagem pode trazer muitos benefícios aos associados, tais como: resolução mais ágil dos problemas, menor custo, menor burocracia, entre outros.


Legislação


A modalidade está dentro dos parâmetros da lei, pois está amparada pelo art. 5º da Constituição Federal de 1988, parágrafos XVII e XVIII, que prevê a liberdade de criação de associações que atuem licitamente, exceto aquelas que tiverem caráter paramilitar.


Porém, na hora de fechar o negócio sempre procure referências sobre a associação, consultando o CNPJ e outros usuários do serviço.


O que esperar da proteção veicular?


Antes de se associar a algum tipo de instituição de proteção veicular é preciso saber o que se espera. Afinal, a associação só valerá a pena se atender às expectativas dos caminhoneiros que a procuram, correto?

Por isso, listamos alguns tópicos que devem ser levados em consideração antes de fechar qualquer negócio. Confira:


  • quais coberturas são necessárias e quais são fornecidas;
  • quanto eu posso investir;
  • qual tipo de atendimento irei receber e quando.


Todas essas perguntas abrangem os beneficiados por uma proteção veicular. Isso porque a segurança não é apenas para o motorista, mas também para o caminhão, para a carga e para os demais presentes em estradas ou ligados à elas.


Agora que já falamos sobre a avaliação que deve ser feita, vamos conhecer as vantagens desse tipo de serviço.


Quais as vantagens da proteção veicular?


A proteção veicular oferece inúmeros benefícios aos associados, pois possibilita segurança de forma justa. As coberturas podem variar de acordo com cada associação, mas em geral algumas características se aplicam a todas.

Então, descubra agora as principais vantagens:


Valores


As associações de proteção veicular trabalham com valores mais acessíveis para motoristas de caminhão. Afinal, como explicamos, o sistema funciona por meio do rateio colaborativo.


Geralmente, ao se associar é levado em consideração apenas o modelo do veículo. Os valores podem variar de acordo com as ocorrências do mês, fazendo com que não seja “jogado dinheiro fora”. No caso, será quitado apenas o necessário para solucionar as situações de associados. 


Menos burocracia


Uma importante vantagem é que as situações de sinistros e roubos podem ser resolvidas diretamente com um responsável, evitando que o cliente se desgaste com inúmeras ligações, as quais atrasam a resolução do problema.


Algumas proteções veiculares, como a da AVEP, possuem atendimento 24 horas. Afinal, todos sabemos que os problemas não tem hora para acontecerem. Portanto, há sempre um consultor disponível para atender os associados.


Assistência diferenciada para vítimas e terceiros


Nos casos de ocorrências que resultem em morte ou invalidez permanente, as associações de proteção veicular têm coberturas mais acessíveis no mercado, pois realizam parcerias com instituições especialistas nesse tipo de situação.


Também por meio de acordos estratégicos, elas conseguem atender com eficiência ocorrências envolvendo terceiros, viabilizando uma ampla cobertura e mantendo o preço acessível.

Descontos em estabelecimentos parceiros


O contrato prevê, em muitos casos, a aquisição de itens com valores mais baixos em locais conveniados como, por exemplo, farmácias ou estabelecimentos encontrados nas rodovias.


Essa e outras vantagens são oferecidas para os associados como forma de fidelização e são comuns em diversas associações de proteção veicular.


O que a AVEP oferece?


Citamos anteriormente as vantagens mais comuns de associações ou cooperativas de proteção veicular, em geral, e também alguns diferenciais. Mas e a AVEP, o que tem para oferecer?


  • Proteção veicular: em caso de eventos como roubos, furtos, colisões, incêndios e outros, a AVEP estará pronta para realizar o atendimento necessário;
  • Assistência 24 horas: a qualquer momento do dia é possível solicitar o auxílio da AVEP, por exemplo, em caso de problemas mecânicos ou elétricos, perda de chaves e troca de pneus;
  • Destombamento de veículo: o tombamento, infelizmente, pode acontecer por causas diversas e precisa ser resolvido corretamente para evitar maiores danos;
  • Rastreamento e monitoramento do veículo: com esse tipo de ferramenta, é possível saber informações tais como onde está um automóvel em tempo real e qual a sua média da velocidade;
  • Proteção APP: cobertura exclusiva de veículos pesados para eventos pessoais que resultem em morte ou invalidez com indenização;
  • Preço justo: o valor a ser pago mensalmente é baseado no rateio colaborativo;
  • Transparência: a AVEP compartilha relatório mensais com os associados com informações sobre seus custos.


Conclusão


Neste caso, a resposta já está óbvia: sim, a proteção veicular vale a pena. Ao longo do texto, reunimos as principais características que tornam essa opção a melhor para irmãos de estradas.


Com a proteção, as garantias vão além da segurança de chegar ao destino. Afinal, mesmo no meio do caminho, a associação acompanha com diversos benefícios, facilidades e suporte. 


Por meio desta modalidade, é possível proteger seu caminhão sem as inúmeras burocracias que tanto trazem dor de cabeça.Ainda tem dúvidas sobre os benefícios que a associação de proteção veicular pode proporcionar para você? Entre no site da AVEP e esclareça todos os seus questionamentos!

Share by: