Blog Layout

O Que Preciso Saber Antes De Contratar Uma Proteção Veicular?

AVEP Brasil • dez. 17, 2018

Uma das grandes preocupações de quem tem um caminhão é, sem dúvidas, a segurança própria e do veículo, além da assistência em casos de emergência nas estradas.



Diante disso, torna-se quase obrigatório possuir algum tipo de recurso que proteja seu patrimônio e te dê algum tipo de auxílio frente às possibilidades de acidentes, roubos ou furtos. Não é uma boa ideia sair com seu caminhão por aí contando unicamente com a sorte, afinal, este é um erro que pode custar muito caro.


Dentro das opções disponíveis, uma que vem se destacando a cada ano, ganhando força, credibilidade e visibilidade é a Proteção Veicular. Conheça um pouco mais sobre o que é a Proteção Veicular!


O que é uma Associação de Proteção Veicular?


Formada por meio de associações em prol do benefício de todos, a proteção veicular estipula uma taxa mensal de acordo com as demandas de todos os integrantes.


Os associados são os responsáveis pela divisão dos gastos referentes aos sinistros, ou seja, algum tipo de problema com os veículos. Trata-se de um fundo financeiro com menos burocracias, quando comparado ao seguro convencional.


No caso de uma Associação de Proteção Veicular, o tamanho da estrutura, o porte da Associação, o número de Associados e a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados para administrar as ocorrências mensais, garante que o custo mensal seja inferior ao cenário apresentado no caso dos seguros automotivos.


O que você precisa saber antes de contratar a proteção veicular?


Para que não seja “pego de surpresa”, antes da contratação de uma proteção veicular, devem ser analisados alguns itens, como por exemplo, uma pesquisa e avaliação não somente de valores, mas também quais são as benefícios e serviços inclusos. E, principalmente, a idoneidade da associação. Consulte o CNPJ, verifique se possui sede própria e se os benefícios ofertados são realmente prestados.


Outro fator importante antes da contratação é buscar informações sobre a qualidade dos serviços, pagamentos e referências da Associação no mercado.


Verificar a quantidade e a qualidade das oficinas que são parceiras da associação é outra dica interessante. Pois na prestação de serviços são elas que irão realizar o conserto do veículo quando necessário. Para caminhoneiros, é importante conferir se esses serviços são oferecidos nas regiões em que você costuma fazer rotas!


Busque se informar também se há parcerias com concessionárias, em caso de veículos zero km ou que estejam com a garantia ativa das concessionárias que irão prestar o serviço de venda.


É importante ter atenção a todos os benefícios e condições previstas no contrato, para se certificar de que elas são adequadas às suas necessidades e, principalmente, se o que está sendo oferecido será realmente executado.


Não adianta contratar uma proteção veicular para te dar segurança se, no fim das contas, ela te deixa na mão nos momentos em que você precisa!


Para os caminhoneiros, a proteção veicular traz benefícios, tais como serviços de socorro em caso de problemas mecânicos e elétricos, chaveiro, reboque, substituição de pneu furado, entre outros.


Os caminhões associados usufruem de reparos e assistência técnica 24 horas. Todos os estabelecimentos associados, responsáveis por esses serviços, devem ser apresentados ao associado em uma lista, no momento da contratação.


A assistência 24 horas é, indiscutivelmente, benéfica para o motorista de caminhão, que pode rodar a qualquer hora do dia e enfrentar problemas em qualquer horário.


Outro benefício para os motoristas é que, em alguns tipos de proteção veicular, o seu veículo e as suas cargas contam com rastreamento contínuo, por meio de tecnologia de ponta, o que garante ainda mais a proteção do caminhão.


Os consumidores são atraídos pelo baixo custo e pelo fato de a proteção veicular não possuir tanta burocracia. A idade, o sexo e o tempo de habilitação não influenciam no valor a ser pago, como no caso do seguro automotivo.

Assim, a proteção veicular é uma opção para quem deseja ter o veículo protegido, mas não quer gastar tanto com isso, o que ocorre nos seguros tradicionais. Por fim, se bem gerenciado, este modelo de contratação de proteção veicular é uma solução eficiente e mais em conta do que a maioria dos seguros tradicionais.


Você acha que este post pode ser útil para seus amigos de estrada? Compartilhe em suas redes sociais!

Share by: