Dificilmente um caminhoneiro permanecerá com o mesmo automóvel durante sua jornada nas estradas. Já quem está começando a trabalhar com o transporte de cargas também precisa fazer escolhas sobre o caminhão. Nos dois casos, uma dúvida é recorrente: compensa comprar um caminhão usado?

Para responder a esta dúvida e auxiliar os irmãos de estrada, sejam veteranos ou novatos, trouxemos este artigo. Aqui, apresentaremos as vantagens e desvantagens do veículo usado. Além disso, daremos dicas para você não cair numa cilada.

Preparado? Então, siga em frente caminhoneiro!

Caminhão usado: vale a pena

Vamos direto ao ponto: compensa comprar um caminhão usado? A resposta é depende. Na realidade, não há problemas em adquirir um veículo que já rodou nas estradas se uma avaliação correta do seu estado for realizada.

Em resumo, vários fatores devem ser analisados no momento de fechar o negócio. Assim, os riscos do comprador sair no prejuízo serão baixíssimos. É necessário também fazer comparações com caminhões novos e ter clareza das atividades que serão desempenhadas com o veículo.

Caminhão usado: vantagens e desvantagens

Como a resposta não é óbvia, deve-se levar em conta as vantagens e desvantagens de adquirir um caminhão usado. Por isso, listamos os prós e contras que influenciarão na decisão. Confira agora!

Vantagens

Toda história tem dois lados, correto? Neste caso, falaremos primeiro sobre os benefícios de comprar um caminhão usado. Descubra quais são as vantagens:

  • Os preços de veículos usados, em geral, estão abaixo do mercado;
  • São encontradas formas de pagamento mais flexíveis e taxas de juros reduzidas em comparação aos caminhões novos;
  • A desvalorização é menor do que quando o veículo é zero quilômetro;
  • No momento em que empresas de grande ou médio porte renovam suas frotas de caminhão, há ótimas oportunidades para comprar veículos em boas condições e acessíveis.

Desvantagens

Obviamente, existem também desvantagens de comprar um caminhão usado. Por isso, é preciso ter consciência do que pode ser ruim na hora de fechar esse tipo de negócio. Confira agora:

  • O risco de se frustrar com o caminhão é maior, caso não seja feita uma avaliação adequada na hora da compra;
  • A garantia do caminhão usado é, geralmente, menor do que as condições oferecidas para veículos novos;
  • Pode ser necessário arcar com reformas e manutenções para que o veículo fique no estado ideal.

Caminhão usado: 7 dicas para comprar corretamente

Então, se a decisão for comprar um caminhão usado, é indispensável estar atento à negociação e ao automóvel como um todo. Para isso, siga as dicas que separamos para evitar problemas futuros com a aquisição do veículo.

Saiba o que você procura

As opções de caminhões usados no mercado são inúmeras, por isso é indispensável ter em mente o que você procura. Assim, seu tempo será poupado. Comece refletindo sobre o modelo, ano, marca e qual o tipo de carga será transportada.

Pesquise com calma

Conhece aquele ditado que diz: a pressa é inimiga da perfeição? Pois é, isso é uma verdade quando falamos de fechar negócios. Não compre por impulso, não se deixe levar por preços muito baixos e não leve em conta apenas a aparência.

Certifique-se da origem

Nem sempre um caminhão usado será revendido por concessionárias, muitas vezes a negociação pode acontecer apenas com o proprietário ou outro caminhoneiro autônomo. Portanto, para não cair em armadilhas ou ilegalidades, deve-se saber qual a origem do caminhão e por que ele está sendo vendido.

Verifique a documentação

O pior pesadelo para um motorista é ter um veículo com a documentação irregular, afinal, isso o impedirá de trabalhar. Sendo assim, é fundamental certificar-se de que os documentos estão em dia antes de finalizar a compra.

Avalie o caminhão usado

Ao encontrar caminhões que despertem seu interesse, não hesite em pedir para avaliar pessoalmente o veículo. Use o momento para verificar a situação do automóvel: observe as condições físicas, confira componentes como faróis, portas e janelas.

Uma outra opção é solicitar ao vendedor permissão para que um mecânico de sua confiança cheque o caminhão usado. Além disso, faça um test drive.

Esse é um ponto que precisa de bastante cuidado e atenção. Indicamos algumas análises que devem ser feitas:

  • Observe a lataria;
  • Faça o teste do imã para identificar se há furos cobertos com massa plástica;
  • Confira os locais mais comuns para aparecer ferrugem;
  • Teste a suspensão balançando o veículo usado;
  • Verifique se os componentes dos pneus estão em bom estado.

Se você está pensando em comprar um caminhão, certamente também está considerando adquirir uma proteção veicular, não é mesmo? Confira aqui se vale a pena contratar uma proteção veicular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *