Blog Layout

6 dicas importantes para evitar roubos nas estradas

AVEP Brasil • nov. 11, 2019

Todos sabem que segurança é uma grande questão na sociedade atualmente. Afinal, cada vez mais a população está suscetível a ser vítima de crimes. Como não poderia ser diferente, esta realidade chega também aos caminhoneiros, por meio do roubo nas estradas.



Para proteger os irmãos de estrada, a AVEP investe continuamente em tecnologia, ferramentas e informações para combater estes eventos. E, por falar em informação, é isso que queremos oferecer com este conteúdo. 

Afinal, o que fazer para evitar roubos nas estradas? Leia com atenção (é para o seu próprio bem)!


Realidade de roubos nas estradas


Ao citarmos números, a realidade dos roubos nas estradas é alarmante. Em 2018, foram registrados 22 mil roubos de cargas nas rodovias brasileiras. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), o prejuízo, considerando cargas e veículos, chegou a dois bilhões de reais.


Por causa dessas estatísticas, precisamos conhecer meios de evitar estas situações nas estradas, correto? Então, separamos 6 dicas, simples de serem praticadas, para transitar com mais tranquilidade nas rodovias. Confira!


Como evitar roubos nas estradas


Sabemos que caminhoneiros conscientes já praticam algumas das orientações que vamos citar, mas todo cuidado é pouco. A AVEP está sempre disposta a auxiliar com ferramentas próprias da proteção veicular, porém é preciso também que cada motorista faça sua parte.


Programar a rota


Quem está na estrada há muito tempo pode achar que programar a rota não é mais necessário. Mesmo que você já conheça todos os caminhos, essa tarefa é mais vantajosa do que trabalhosa, evitando roubos nas estradas.

Isso porque, ao programar a rota de cada viagem, é possível avisar a todos os envolvidos onde você estará a cada momento. Além disso, as paradas e locais de descanso, serão mais seguras. Afinal, você teve tempo para checá-las.


Quanto mais pessoas cientes de seu trajeto, mais fácil será identificar se houve algum problema. Assim, tanto a transportadora quanto os destinatários devem saber qual rota será realizada.


Evitar parar o veículo na estrada


Aqui na AVEP, conhecemos nossos associados e sabemos que são pessoas de bom coração. Porém, não recomendamos que parem o veículo na estrada em pontos não planejados. 


A orientação é válida mesmo ao se deparar com outros veículos ou pessoas nas estradas sinalizando algum problema e pedindo ajuda. Nestes casos, o ideal é que, se for impossível não parar, seja em locais conhecidos. 

Se houver movimentações estranhas de outras pessoas, as autoridades competentes devem ser acionadas. Essa é uma atitude extremamente necessária para evitar roubos nas estradas, seja você ou algum colega em risco.


Observar perseguição


Uma das maneiras de criminosos agirem ao planejar roubos nas estradas é passar um período seguindo o veículo de transporte. Assim, é preciso praticar a direção atenta durante toda a viagem. 


Caso haja suspeita de perseguição ao veículo, a Central de Rastreamento do caminhão deve ser acionada imediatamente. Desta forma, será possível acompanhar e manter a segurança do caminhoneiro e da carga.


Fazer paradas de descanso seguras


É preciso chamar, mais uma vez, a atenção para locais de parada. Para os veteranos de estradas, o ideal são lugares conhecidos e seguros. A dica para os novatos é pedir referências aos companheiros de estradas sobre as melhores paradas de descanso.


No caso de paradas em pátios, eles devem ser sinalizados e iluminados. Ainda dentro destes espaços, deve-se evitar parar muito distante dos demais veículos.


Retornar ao veículo


Os roubos nas estradas acontecem, muitas vezes, quando motoristas se afastam dos caminhões. Por isso, ao retornar o veículo, é ideal que o caminhoneiro esteja acompanhado.


Para diminuir riscos, é recomendado que, nestes momentos, o motorista comunique às pessoas próximas que está retornando ao veículo. Preste também atenção no movimento ao redor do local.


Descansar no caminhão


É comum caminhoneiros descansarem dentro do próprio veículo de carga. Neste caso, é preciso que o descanso seja feito com bastante atenção, mesmo sendo a hora de relaxar.


Ao descansar no caminhão, deve-se evitar entrar e sair no período da noite e madrugada. Para que seu sono não se transforme em um pesadelo, outras dicas para evitar assaltos nas estradas são: não fazer movimentos bruscos, som alto e iluminação chamativa.


Caso seja vítima de roubos nas estradas


Já diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar. Ou seja, a melhor opção é evitar que estas situações aconteçam, do que ter que lidar com elas. No entanto, sabemos que nem sempre é possível. Então, caso algo aconteça, o que fazer?


Ao ser vítima de um roubo, assalto ou furto nas rodovias, a primeira medida é atentar-se para a necessidade de socorro, em caso de violência. Em seguida, entrar em contato com a Polícia Federal e registrar o Boletim de Ocorrência (BO).


Após estes procedimentos, acione a AVEP Brasil, para prestação dos serviços de proteção veicular, por meio do telefone: 0800 887 1131.


Agora que você já conhece algumas maneiras de se evitar roubos nas estradas, que tal saber como a AVEP pode te ajudar? Descubra agora as  vantagens que só a AVEP tem.

Share by: