Blog Layout

Pneu de caminhão: qual é a melhor marca?

AVEP Brasil • nov. 19, 2019

Um caminhão precisa de muitas coisas para funcionar e, talvez, a principal delas seja o pneu. Então, para ter certeza que você rodará bem, é necessário conhecer a melhor marca de pneu de caminhão. Mas só isso não basta!

Qual a função do pneu? Quais os tipos existentes? Como escolher o melhor para o meu veículo? Neste conteúdo, iremos te dar os direcionamentos necessário para tomar uma boa decisão. Está na hora de deslizar na pista com os melhores pneus!



Quais os tipos existentes de pneu de caminhão


Cada caminhão é único e tem uma finalidade. Da mesma forma, os pneus que contribuirão para que o veículo realize sua principal função: transportar. Isso significa que é indispensável alinhar o tipo de caminhão ao tipo de pneu ideal.


O primeiro passo, então, antes da avaliação das marcas, é avaliar qual pneu você precisa. E, para não restar dúvidas, vamos apontar os principais abaixo. Neste caso, a classificação é feita com base no percurso. Continue a leitura!


Pneu de caminhão para trajeto urbano


São os chamados pneus para alta severidade. É utilizado para o trânsito comum em cidades. Este pneu é ideal para trajetos com alterações de velocidade e frenagens frequentes, além de muitas manobras. O uso é comum em caminhões de entrega e ônibus que circulam dentro de municípios.


Pneu de caminhão para trajeto rodoviário


Estes são os pneus de baixa severidade. Destinado para os longos trajetos, que são planos, asfaltados e com velocidade constante. Usado em geral por caminhões com percursos sempre bem definidos.


Pneu de caminhão para trajeto regional


Os pneus para trajetos regionais são considerados de média severidade. Este tipo é o meio termo. Ou seja, serve para percursos retos e também para morros e trajetos mais difíceis. 


É o tipo mais recomendado para as estradas brasileiras, por se adaptar bem a todos os caminhos. Ideal para transportes de carga rodoviária.


Pneu de caminhão para trajeto misto


Ao contrário do tipo explicado anteriormente, os pneus de trajeto misto são destinados a percursos que envolvem estradas de terra e asfaltos. Sua presença é mais notada em áreas com atividades agrícolas e de construções.


Pneu de caminhão para trajeto Off-road


Off-road, em tradução livre, significa fora da estrada. Então, este tipo de pneu é indicado para trajetos muito difíceis que causam bastante desgaste e precisam de mais resistência. É usado, por exemplo, em veículos de mineradoras.

Qual a melhor marca de pneu de caminhão


Bom, se você já sabe qual tipo de trajeto realiza, é mais fácil encontrar o pneu certo, concorda? Por isso, abordaremos as melhores marcas no mercado. Assim é possível unir as duas características (trajeto e marca) para uma condução mais confortável, segura e eficaz.


Em 2018, a J.D Power, empresa especializada em pesquisas de satisfação, publicou um levantamento com as melhores marcas de pneus. Confira o ranking abaixo!


1 - Michelin


Está entre as principais fabricantes de pneus em todo o mundo. Fundada em 1889, a empresa é conhecida pela longa duração dos pneus, apesar do valor, e pela economia de combustível devido a qualidade do produto.


2 - Goodyear


A marca estadunidense foi fundada em 1898, em Ohio, onde está localizada sua sede. É conhecida por permitir altas velocidades e suportar maiores temperaturas, sendo uma referência de pneus para caminhões que transportam cargas pesadas. 


3 - Pirelli


Mais antiga que a Michelin, a Pirelli foi fundada em 1872, em Milão. Atualmente, a marca produz pneus para todas as categorias. Uma característica de destaque da Pirelli é o conforto na condução proporcionado por seus pneus.


4 - Bridgestone


Considerada a maior fabricante de pneus atualmente, a Bridgestone surgiu em 1931 na cidade de Tóquio. A marca é especializada em pneus off-road e tem um forte apelo ecológico.


5 - Continental


O foco da Continental são pneus para carros de passeio. Fundada em 1871, a marca é alemã. Além de pneus, o grupo produz peças eletrônicas para carros.


6 - Nexen


Fundada em 1942, a Nexen Tire é uma marca sul-coreana e está entre as líderes do mercado no país. É conhecida por patrocinar disputas automobilísticas e esportes.


Como escolher o melhor pneu


Agora está mais fácil encontrar o melhor pneu para o seu veículo, basta cruzar as informações sobre os tipos existentes e as marcas mais bem posicionadas. Além disso, alguns outros detalhes merecem ser observados para não adquirir o produto afinal.


São características necessárias para qualquer pneu, que garantirão melhor performance e um caminho mais tranquilo. Confira:


  • Alta estabilidade para trajetos com curvas;
  • Boa capacidade para aquaplanagem;
  • Velocidade para frenagem;
  • Durabilidade;
  • Economia de combustível.


Não há dúvidas que escolher o melhor pneu de caminhão faz toda diferença para as viagens, correto? Então, conheça cinco acessórios incríveis para tornar o tempo na estrada ainda melhor. AVEP garante que você vai gostar bastante de cada um. Descubra agora quais são!

Share by: