Se já faz algum tempo que você é proprietário de um veículo, sabe que todo ano é necessário pagar o IPVA. A pergunta, no entanto, é como pagar o IPVA? Para que você não fique perdido, fizemos um passo a passo.
Quer conferir? Então leia o artigo até o final!
Apesar da sigla ser muito falada e todo início de ano estar presente nos jornais, nem todo mundo sabe o que é o IPVA. Então, para esclarecer, IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Ou seja, se você tem um caminhão, é necessário quitar o imposto para manter a situação do veículo regular. Sendo assim, o pagamento é obrigatório, mas o valor varia de acordo com a idade do veículo e o com o estado (Unidade Federativa) do proprietário.
Vale lembrar que o IPVA é um imposto estadual, portanto só é instituído por estados. Por esse motivo, a consulta de como pagar IPVA é feita em sites e endereços estaduais.
A cada ano, são divulgados pelos governos o calendário de pagamento e as instruções para pagar. Em 2020, as datas foram divulgadas em janeiro. O vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo e o estado.
Em geral, é possível quitar a dívida em até três vezes ou numa parcela única com desconto. Além disso, outros descontos podem ser fornecidos pelos governos estaduais.
Algumas condições podem isentar proprietários de pagar o imposto, são elas:
Infelizmente, não conseguir pagar o IPVA é uma situação comum para muitos brasileiros — e os motivos são diversos. No entanto, isso gera implicações na vida do motorista, sendo necessário resolver logo o problema.
Com o IPVA atrasado, pode ser que o proprietário não consiga emitir o Licenciamento Anual para conduzir o automóvel. Além disso, caso seja parado em uma blitz sem o imposto regularizado, será atribuída uma multa ao motorista e haverá perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Então, como resolver a situação? Se o pagamento não for realizado dentro do prazo, os governos estaduais definirão uma nova data para quitar o imposto. Caso a quitação não aconteça, será enviado um comunicado por meio dos Correios com uma nova data.
No entanto, se mesmo dentro destas possibilidades, o contribuinte não conseguir arcar com o pagamento, seu nome pode ser inscrito no SPC ou Serasa.
É possível acessar o débito também pela internet, no site da Secretaria Estadual da Fazenda, ou comparecendo ao órgão pessoalmente. Além disso, existem alternativas para renegociar a dívida junto ao órgão.
A resposta para como pagar IPVA do seu caminhão é mais simples do que parece, concorda? Com o nosso passo a passo, você fica em dia com suas obrigações, evita dores de cabeça e pode circular tranquilamente.
Caso não tenha sido possível, por algum motivo, quitar o IPVA de anos anteriores, compareça à Secretaria da Fazenda para encontrar a melhor solução. Assim, a sua vida pessoal e a sua profissão não ficarão prejudicadas.Você aprendeu como pagar IPVA? Então, siga o Instagram da AVEP para ter ainda mais dicas na palma da mão!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131