Ao sair de casa, nenhum motorista espera que algum tipo de ocorrência atrapalhe a viagem, correto? Infelizmente, caminhoneiros possuem apenas o controle do veículo, não podendo interferir em outros fatores. Por isso, a prevenção de acidentes é tão importante.

Então, para impossibilitar qualquer evento não planejado na rota, fizemos um conteúdo com dicas essenciais para caminhoneiros. Já diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar. Quer proteger você e todos que estão ao seu redor? Leia o artigo até o final!

Prevenção de acidentes: como praticar

Quando mencionamos a prevenção de qualquer tipo de problema tudo parece muito simples, não é verdade? Afinal, não é comum que intencionalmente alguém se coloque em situações perigosas.

A grande questão, porém, é que muitas vezes fazemos isso de forma inconsciente. Por exemplo, se alguém atravessa a rua sem olhar para os lados, ela está confiando nos demais veículos e se arriscando. Mesmo assim, é algo que acontece cotidianamente.

Ao falarmos de estradas, esse fato não é diferente. Pelo contrário, muitas são as ocorrências causadas pela falta de cumprimento de normas. Bons exemplos são a falta do cinto de segurança e a revisão regular do veículo. Então, a prevenção de acidentes para essas situações específicas devem ser amplamente conhecidas.

Então, como prevenir eventos assim, que podem causar até mesmo fatalidades? Separamos uma lista com 6 dicas para garantir que você e sua carga chegarão em segurança a qualquer lugar. Confira!

Não perca o foco

Praticar uma direção preventiva e responsável necessita atenção. Por isso, a primeira dica e mais importante é: não perca o foco. Além de ter clareza sobre suas ações, estar atento permite que o caminhoneiro perceba fatores externos que podem interferir na viagem.

Com o passar dos anos de profissão, acumula-se experiência e confiança – o que é muito bom. No entanto, irmãos de estradas nunca devem abrir mão de manter a atenção ao seu trabalho. Afinal, além de indispensável, ele tem implicações diretas na vida de outras pessoas.

Em resumo: não se distraia com a paisagem, celular ou aparelhos eletrônicos, e qualquer outro fator que possa desviar o seu foco da viagem. 

Trafegue com a carga permitida

Esse conselho parece óbvio demais, porém muitos eventos são decorrentes do excesso de carga na estradas. O mais comum são os tombamentos de caminhões. Para evitá-los, é preciso trafegar com a carga adequada.

Então, observe as normas de transporte de carga, as indicações de pesos e volumes, entre outros. Tenha certeza de que a carga pode ser transportada e de que ela está alocada em segurança no caminhão.

Respeite as leis de trânsito

Se todos soubessem e reconhecessem a importância das regulamentações de trânsito, sem dúvidas os números de acidentes nas estradas estariam menores. Contudo, mesmo conhecendo as leis, muitos optam por não respeitá-las.

Por isso, a dica é clara: deve-se obedecer as leis de tráfego, circulação e quaisquer outras aplicadas às viagens. Isso inclui os ambientes municipais, governamentais e federais. Afinal, cada esfera possui normas diferentes e extremamente necessárias para não prejudicar nenhum indivíduo.

Planeje as rotas

Antes de realizar uma viagem é aconselhável saber exatamente a rota que será realizada. Isso porque é possível conhecer as rodovias, pesquisar se estão em boas condições ou não, se há um alto número de roubos, e informações importantes para o motorista.

Assim, um planejamento previne ocorrências de naturezas diversas. O mais importante, neste caso, é confiar no caminho que será feito para não ter surpresas ruins no meio do trajeto.

Faça revisões regulares

Lembra que falamos no início do artigo que um caminhoneiro tem o controle apenas do veículo a ser conduzido? Pois então, é de responsabilidade do motorista garantir que ele está em plenas condições de funcionamento.

Essa confirmação se dá por meio de revisões regulares do automóvel. As revisões permitem aos mecânicos checarem os sistemas, peças e equipamentos que compõem o caminhão.

Assim, o motorista não irá para as estradas sem saber os riscos que corre em relação ao próprio veículo e permite a manutenção preventiva. Afinal, é recomendado que a prevenção de acidentes seja iniciada antes mesmo da viagem.

Respeite os períodos de descanso

Prestar um bom serviço é o objetivo de todo caminhoneiro, concorda? E, óbvio, que essa meta não inclui apenas agilidade. Ao contrário, a pressa é inimiga da perfeição. Porém, com o dia a dia corrido, muitos se esquecem de descansar.

Respeitar os períodos de descanso impede eventos como dormir ao volante e problemas para enxergar ou até mesmo de atenção. A Lei do Caminhoneiro prevê todos os momentos de repouso garantidos aos motoristas do transporte de cargas, justamente para evitar tais ocorrências.

Prevenção de acidentes: o que fazer se algo acontecer

Proteger-se de acidentes é indispensável, contudo, saber o que fazer se algo acontecer também é essencial. Por isso, confira o passo a passo de ações em caso de problemas nas estradas:

  • se estiver consciente, saia do automóvel e verifique a possibilidade incêndios;
  • verifique se há feridos;
  • não interfira nas vítimas;
  • sinalize o local;
  • entre em contato com organizações de emergência, por exemplo SAMU ou Polícia Rodoviária;
  • entre em contato com a proteção veicular para solicitar auxílio;
  • aguarde os atendimentos necessários, se possível mantenha uma distância segura do veículo.

A AVEP se preocupa com os irmãos de estrada e por isso oferece coberturas para diversos eventos. De toda forma, nosso objetivo é que eles não aconteçam.Sendo assim, se você gostou das dicas sobre prevenção de acidentes, acompanhe o nosso blog para mais informações que envolvem a sua segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *