Blog Layout

Incêndio: Tudo o Que Você Precisa Saber Em Caso de Fogo no Caminhão

AVEP Brasil • ago. 12, 2019

Existem muitos fatores que podem causar um incêndio em um veículo. Nesse sentido, uma boa manutenção é essencial para evitar acidentes mais graves, transtornos e, principalmente, diminuir os riscos de fogo no caminhão.



Quando falamos sobre incêndio veicular, todo cuidado é pouco! Por isso, no post de hoje, vamos destacar tudo o que você precisa saber em caso de fogo no caminhão: quais as principais causas, como evitar e o que fazer quando isso acontecer. Confira!


Fogo no caminhão: principais causas 


Na grande maioria das vezes, os principais causadores de incêndios veiculares são as panes elétricas e os curtos-circuitos. As faíscas geradas por esses problemas quando entram em contato com fluídos inflamáveis, podem gerar chamas, iniciando o incêndio.


Por este motivo, uma das regiões mais comuns a pegar fogo em um veículo é a parte interna do capô. Isso ocorre, pois este é o local mais quente e em que fica toda a tubulação por onde passam os fluídos e o combustível, além outros diversos componentes elétricos do caminhão.


Outra causa dos incêndios são cabos e mangueiras que estão gastos ou perfurados. Isso pode causar vazamentos que, quando entram em contato com o motor, podem acabar gerando incêndios ou danos mais graves, como explosões.


Além disso, a idade do veículo é outro fator extremamente importante. Caminhões com mais de 15 anos possuem uma maior probabilidade de incêndio. Isso ocorre porque quando não passam pelas manutenções periódicas, podem ter peças em que o combustível passa ressecadas. Logo, a vibração do veículo, nesses casos, provoca vazamento nas mangueiras, no tanque, em bocais ou conectores.


Outro dos grandes causadores de fogo no caminhão é o combustível adulterado. Principalmente em veículos antigos. Eles não possuem peças e componentes preparados para receber uma gasolina com solventes de borracha, o que diminui a vida útil das peças.


E, finalmente, um fator crítico para o surgimento de incêndios veiculares é a falta de manutenção. Quando ela não é realizada de forma adequada e nos períodos certos, pode provocar todos os outros fatores citados anteriormente. Aqui, não será possível identificar peças ressecadas, componentes eletrônicos que possam causar curtos, cabos ou mangueiras rachadas etc.


Como prevenir


A principal forma de prevenir incêndios veiculares você já deve saber: realizar sempre a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo. Mas, além disso, existem algumas outras atitudes que podem ajudar a evitar fogo no caminhão. Confira!


  • Saiba onde está o extintor de incêndio do seu veículo e aprenda a manuseá-lo. Não se esqueça de sempre verificar a data de validade.
  • Tome cuidado quando for instalar acessórios, principalmente os que precisam de mais corrente da bateria, como som, farol de milha e ar condicionado.
  • Sempre verifique todo e qualquer cheiro de combustível que vier do seu veículo, pois isso pode indicar vazamentos.
  • Faça a revisão e a substituição de cabos danificados, conexões elétricas soltas, condutores gastos ou qualquer outro componente que possa prejudicar o seu veículo assim que identificar o problema.
  • Proíba cigarros ou qualquer outro produto inflamável dentro do seu caminhão!
  • Fique atento à qualidade do combustível utilizado e sempre abasteça em postos de confiança.
  • Faça um seguro ou participe de associações que ofereçam suporte em caso de fogo no caminhão.


O que fazer em caso de incêndio


O primeiro e mais importante é manter a calma. Ao primeiro sinal de fogo, pare o caminhão em local seguro, desligue o veículo, retire todas as pessoas que estão dentro dele e ligue para o Corpo de Bombeiros.

Em seguida, caso o incêndio seja no motor, pegue o extintor, rompa o lacre e abra uma pequena fresta do capô para abafar o fogo. Nunca abra o capô por inteiro, pois, em contato com o ar, o fogo pode aumentar fazendo com que as chamas causem ferimentos graves. Após controlado, abra o capô por inteiro e tente desligar os pólos da bateria para evitar um novo incêndio.


Caso o incêndio persista, afaste-se do local e aguarde a chegada dos bombeiros. Lembre-se de nunca jogar nenhum líquido no carro ou tentar apagar o fogo com alguma técnica nova ou mirabolante que você ouviu falar.

Agora que você já sabe o que precisa fazer em caso de fogo no caminhão, suas principais causas e como evitar incêndios, lembre-se que prevenir é melhor do que remediar. Então, conte com o apoio de alguém que entende do assunto e conheça mais os serviços da AVEP.


E, se você curtiu o nosso post, as dicas de como prevenir fogo no caminhão e o que fazer no caso de incêndios veiculares, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Share by: