O que é uma pandemia? Entenda quais cuidados o caminhoneiro deve tomar
Irmão de estrada, muito se fala sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus. E, alguns termos tornaram-se tão presentes em nossa rotina que apesar de entender o que significam, não sabemos exatamente a explicação por trás do conceito.
Por esse motivo, hoje queremos falar sobre a pandemia. O que ela é, como surge, quando acontece e quais os impactos. Afinal, claro que este momento afeta a vida dos caminhoneiros, mas também é importante visualizar o quadro geral.
Assim como ao dirigir pelas estradas do Brasil devemos ficar atentos ao nosso painel de direção, com uma crise também é importante enxergar o cenário completo. Só assim conseguiremos entender e resolver os desafios.
Vamos lá?
Definição de pandemia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia é caracterizada pelo espalhamento de uma doença infecciosa, geralmente causada por um micro-organismo como os vírus, em grande escala geográfica.
Como surge
As pandemias podem surgir de formas variadas, mas tomam proporções gigantescas quando atravessam fronteiras e praticamente o mundo inteiro sofre com elas. Para exemplificar melhor, temos o termo epidemia, que diz respeito à presença de uma doença em uma região restrita. Por exemplo, a dengue no Brasil.
Para um surto ou uma epidemia tornar-se uma pandemia, é preciso que afete diversos lugares do globo. E isso acontece por meio da transmissão entre pessoas. Pois, inicialmente, um micro-organismo infeccioso contamina um indivíduo que se torna capaz de transmitir a doença para uma ou mais pessoas.
A partir deste movimento, inúmeras pessoas ficam infectadas. Se essas pessoas não sabem da doença, como acontece no primeiro momento, e continuam a manter contato (transitar, viajar, etc), a doença se espalha até entre os continentes.
Quanto tempo dura
É difícil prever quanto tempo irá durar uma pandemia por causa dos fatores externos que podem influenciar a doença. Por exemplo:
- se o micro-organismo muta ou se enfraquece com o tempo;
- quantidade de pessoas que podem transmitir a doença e carga viral;
- se há ou é possível desenvolver uma vacina para impedir a transmissão;
- velocidade do contágio;
- se todas as pessoas contaminadas apresentam sintomas;
- entre outros.
Outras pandemias históricas
A sociedade possui um longo histórico de pandemias e cada uma se comportou de maneira diferente. A boa notícia é que sobrevivemos a todas elas! Vamos relembrar algumas?
- Peste bubônica: causadora da Peste Negra, a doença foi extremamente forte no continente europeu e estima-se que a população mundial foi reduzida em 100 milhões de pessoas na época. E, somente na Europa, a doença teve um pico de aproximadamente três anos;
- Gripe espanhola: estima-se que entre 40 e 50 milhões de pessoas morreram pela doença que surgiu em 1918 e durou até 1920. Esta pandemia é considerada a mãe das pandemias, por causa da duração e todo o conhecimento adquirido pela sociedade para lidar com a situação. Apesar do nome, ela surgiu nos Estados Unidos;
- H1N1 (Gripe Suína): sem dúvidas você se lembra de 2009, mesmo que sem clareza. A Gripe Suína, surgiu no México, e ao todo matou 16 mil pessoas.
Pandemia da Covid-19
Covid-19 é o nome que foi dado à doença causada pelo novo coronavírus. O primeiro registro de um surto conhecido da infecção aconteceu em Wuhan, na China, no final de 2019. E, em março de 2020, a OMS declarou a situação de pandemia por causa do rápido espalhamento.
Trata-se de uma síndrome respiratória grave (SRAG) e apesar de existirem outros vírus da família corona, o micro-organismo é novo e ainda não há muitas informações sobre ele que ajudem a estimar o fim da pandemia ou encontrar soluções mais rápidas para tratar e evitar a doença.
Enquanto isso, a principal medida é o distanciamento social, como acontece no Brasil. Além disso, cientistas e pesquisadores de todo o mundo tentam desenvolver a vacina para impedir a doença.
Cuidados para você e sua família
Já deu para perceber que uma pandemia é assunto sério, correto? E os caminhoneiros estão sendo incrivelmente importantes para o nosso país neste momento, fazendo com que todos os produtos necessários cheguem até nós.
Sendo assim, também é necessário que os irmãos de estradas cuidem de si e dos seus. Por isso, aqui vão algumas dicas de amigo que nunca são demais para se relembrar:
- use máscara sempre que estiver fora de casa e, principalmente, em contato com outras pessoas;
- higienize frequentemente as mãos com água e sabão, e as superfícies com álcool gel 70%;
- ao voltar de viagem, tente não encostar em nada e ninguém antes de retirar as roupas, sapatos e tomar banho;
- se possível, mantenha-se afastado da família usando quarto e banheiro separados por um período entre 7 e 14 dias para garantir que não está contaminado.
Conseguiu aprender mais sobre o que é uma pandemia? Então, não deixe de compartilhar o artigo com outros motoristas. Afinal, manter-se informado também é uma forma de proteção.
Quer mais dicas sobre como se prevenir viajando pelas estradas do Brasil? Clique aqui e leia agora um conteúdo completo com recomendações de saúde!