Quem trabalha com transporte de carga não pode abrir mão da eficiência, segurança e o respeito às lei de trânsito. E isso passa também pela escolha do veículo para o transporte. Afinal, cada caminhão tem suas particularidades adequadas a determinados produtos.

Uma das principais regras — definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) — estabelece o limite que pode ser carregado por eixo. Quanto maior a força que os pneus colocam sobre o asfalto, maior é a degradação das rodovias. Portanto, os caminhões podem trafegar com mais carga, desde estejam distribuído por vários eixos (mais rodas).

Um dos principais modelos com esse perfil é o Caminhão Truck. Quer saber mais a respeito? Neste post, vamos abordar as suas principais características. Boa leitura!

O que é o caminhão truck?

Ele é composto por eixos mistos. Nesse caso, temos um simples, com uma roda de cada lado na parte dianteira, e outro duplo atrás, com duas rodas de cada lado. O resultado dessa montagem é um veículo que pesa 19,5 toneladas e que, em função da sua formatação, possui um motor forte, viabilizando um bom desempenho nas estradas.

Além desse modelo, o caminhão truck possui outra variação: o Bitruck. Sua principal característica são os eixos duplos nas partes dianteira e traseira, fazendo-o pesar cerca de 23 toneladas.

Quais são os principais modelos de caminhão truck?

Cada perfil é adequado para determinado tipo de transporte, possuindo particularidades distintas. Veja alguns exemplos:

1. Carroceria aberta

Os caminhões desse tipo podem ter a grade aberta ou alta. Os primeiros são direcionados para o transporte de cargas secas, mercadoria encaixotada, engradados e barras e chapas de aço.

Já os veículos com a grade alta são ideais para levar produtos a granel, como cereais, milho, soja e feijão. Eles também podem carregar adubos, produtos em caixa e engradados.

2. Carroceria aberta plataforma e porta container

Formato ideal para levar carros e motos com segurança. Ele também é conhecido como plataforma de socorro ou reboque. Já os veículos com estruturas em container são ideais para carregar estruturas desse tipo.

Por que a escolha do caminhão é tão importante?

Trabalhar com um meio de transporte adequado às suas necessidades é essencial, não só para executar o serviço com eficiência e agilidade, mas para trafegar pelas rodovias com segurança e dentro das normas.

Além disso, uma escolha de um modelo com condições inferiores ao que sua demanda exige pode acarretar prejuízos para seu negócio, como gastos desnecessários com manutenções imprevistas.

Por outro lado, adquirir um veículo muito superior ao que você realmente necessita pode impactar negativamente na sua renda, uma vez que os serviços executados não serão suficientes para cobrir as despesas operacionais, comprometendo a margem de lucro.

Você gosta de conteúdos sobre modelos de caminhões? Confira nosso e-book sobre os famosos Caminhões Fenemê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *