Blog Layout

Caminhão Munck: O Que é e Qual o Uso?

AVEP Brasil • dez. 10, 2018

Para quem deseja comprar caminhão, atualmente, não faltam opções no mercado. Surgem, com frequência, modelos específicos para cada utilidade. No meio de tantas possibilidades, é comum não conhecer todos os tipos de caminhão e as funções desempenhadas por esses veículos.


AVEP preparou, para você, um conteúdo sobre o caminhão munck. Você já o conhece? Sabe para que este equipamento é utilizado? Para conseguir todas as respostas, é só continuar a leitura!



Como surgiu a Munck?


Fundada em 1960 pelo norueguês Tore Albert Munck, a empresa Munck S/A Equipamentos Industriais é detentora das marcas Munck e Guindauto. Geralmente, esses nomes são atribuídos a um tipo de veículo, que se popularizou como caminhão munck. Em breve falaremos mais sobre ele.


Na realidade, o Albert Munck foi responsável por desenvolver guindastes e equipamentos hidráulicos para movimentação, içamento, reboque e remoção de cargas de máquinas pesadas. Assim, as duas expressões tornaram-se formas de identificar os produtos da marca no mercado.


Os equipamentos da Munck merecem destaque por serem transformadores nos segmentos de construção civil e transportes de cargas no Brasil.


Afinal, o que é um caminhão munck?


Como esclarecido, Munck e Guindauto são marcas da empresa fundada na década de 60 e que continua presente no Brasil. 


Porém, popularizou-se entre os irmãos de estrada e no mercado o termo “caminhão munck” (ou guindauto) para definir o veículo junto ao equipamento capaz de carregar e movimentar grandes cargas.


O chamado caminhão munck é montado sobre o chassi de um caminhão convencional (com chassi alongado) ou concebido em um conjunto que já compreende caminhão e o guindaste. 


Isso o torna único em operações que envolvem grandes pesos, distâncias e/ou alturas, podendo trabalhar em locais confinados e com limitação de altura.


Utilizado para erguer, baixar e/ou movimentar cargas de grande peso, o caminhão munck é de grande porte. Ele possui um braço hidráulico de içamento, tornando possível descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas.

Qual a diferença entre o caminhão munck e um guindaste?



O caminhão munck se assemelha ao guindaste, mas tem funções mais específicas, uma vez que é caracterizado como um veículo capaz de transportar peças e máquinas pesadas, disponibilizando braços mecânicos para movimentações diversas. Além de contar com a vantagem de poder fazer a locomoção para grandes distâncias.


Neste sentido, vale dizer que existem cerca de 10 tipos de caminhão munck. Sendo os de menor capacidade, com aproximadamente 4,5 toneladas, até os maiores, com 25 toneladas. A extensão da lança pode variar de 10 a 30 metros. 


Eles são utilizados basicamente no mesmo tipo de serviço, variando conforme o peso da operação. Sendo que, para transportar cargas muito pesadas, os mais usados são aqueles entre 10 a 20 toneladas. 


Os modelos menores também trabalham no setor de energia, em instalação de postes e rede elétrica. No fim das contas, o caminhão munck é quase uma variação do guindaste, dado que é comandado hidraulicamente. A principal diferença é o fato do guindaste possuir computadores de bordo para ser operacionalizado.


Quais os principais usos do caminhão munck?


A utilização de caminhões com equipamentos munck deve ser precedida de uma avaliação técnica. Assim, é possível determinar qual a ferramenta mais adequada, com base no peso a ser içado, que deve estar entre 70% a 80% da capacidade do equipamento. Normalmente, os equipamentos para cargas entre 10 e 20 toneladas são os mais utilizados.


O caminhão munck é amplamente utilizado em situações que envolvam descarga de máquinas e montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricados. Também é muito funcional para deslocamento de cargas pesadas relacionadas à área de construção civil, usinas, indústrias, trabalhos de mobilidade e manuseio de cargas pesadas.


Servem, ainda, para auxiliar na instalação de postes e rede elétrica, o que o faz um equipamento bastante útil ao setor de energia. Afinal, ele consegue fazer movimentos e manobras em locais onde o guindaste não é capaz, como em espaços mais limitados. 


O principal benefício do caminhão munck é sua capacidade de oferecer melhor acessibilidade em relação ao guindaste, além de requerer menor investimento. Não possui restrições de tráfego em rodovias, podendo, inclusive, fazer viagens de longas distâncias.


Recomendações de segurança


Para que os caminhões munck funcionem sem riscos, é necessário seguir algumas recomendações básicas de segurança:


  • o local onde será utilizado o guindauto deve apresentar superfície firme e plana;
  • o munck foi criado para suspender materiais pesados no sentido vertical, portanto não deve ser usado para o arraste de cargas;
  • enquanto a carga estiver suspensa, o caminhão munck deve permanecer parado.


Portanto, o caminhão munck foi desenvolvido com o propósito de levantar materiais com pesos que a capacidade humana não seja capaz de reproduzir. Ou seja, uma máquina efetuando o trabalho que seria necessário diversas pessoas atuando.


É comum que os equipamentos munck sejam alugados, ao invés de comprados, para os usos mencionados acima. Afinal, é possível que as operações sejam pontuais e não constantes, dependendo do segmento para o qual ele é usado.


Quem pode operar o caminhão munck?


Ao longo do artigo, ficou nítido que o caminhão munck não é um simples automóvel ou equipamento, afinal suas funções vão além do transporte de carga. Por isso, alguns detalhes devem ser observados por quem operar este tipo de ferramenta. 


Em primeiro lugar, apenas pessoas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E podem conduzir esse veículo. Porém, apenas isso não é suficiente, pois podem surgir novos modelos de equipamentos munck e guindauto. Assim, o ideal é que os motoristas realizem cursos e capacitações frequentes para se manterem atualizados.


Além disso, para segurança dos operadores, devem ser utilizados os equipamentos de proteção adequados. Por exemplo, capacete, óculos, cinto, proteção auricular e luva.


Você acha que esse conteúdo pode ser útil para alguém que conhece? Compartilhe em suas redes sociais!

Share by: