Para quem deseja comprar caminhão, atualmente, não faltam opções no mercado. Surgem, com frequência, modelos específicos para cada utilidade e, no meio de tantas possibilidades, é comum não conhecer todos os tipos de caminhão e suas funcionalidades.

A AVEP preparou, para você, um conteúdo sobre o caminhão munck. Você já o conhece? Se não, é só continuar a leitura!

O que é um caminhão munck?

O Caminhão Munck (ou Guindauto, como ele também é chamado) é montado sobre o chassi de um caminhão convencional (com chassi alongado) ou concebido num conjunto que já compreende caminhão e equipamento num só, o que o torna único em operações que envolvem grandes pesos, distâncias e/ou alturas, podendo trabalhar em locais confinados e com limitação de altura.

Seu nome, “munck”, se dá por sua origem estar relacionada à empresa Munck S.A. Equipamentos Industriais, pioneira na fabricação de guindautos na década de 1950.

Utilizado para erguer, baixar e/ou movimentar cargas de grande peso, o Caminhão Munck é um equipamento de grande porte que possui um braço hidráulico de içamento, tornando possível descarregar, transportar, remover máquinas e peças pesadas em curtas distâncias e alturas.

caminhão-munck

Caminhão Munck.

Fonte: Variemaq

O Caminhão Munck se assemelha ao guindaste, mas tem funções mais específicas, uma vez que este equipamento é um veículo capaz de transportar peças e máquinas pesadas, disponibilizando braços mecânicos para movimentações diversas, além de contar com a vantagem de poder fazer a locomoção para grandes distâncias.

Neste sentido, vale dizer que existem cerca de 10 tipos de Caminhão Munck, a começar pelos de menor capacidade, com aproximadamente 4,5 toneladas, até os maiores, com 25 toneladas. A extensão da lança pode variar de 10 a 30 metros.

Eles são utilizados basicamente no mesmo tipo de serviço, variando conforme o peso da oeração, sendo que, para transportar cargas muito pesadas, os mais usados são aqueles entre 10 a 20 toneladas. Os modelos menores também trabalham no setor de energia, em instalação de postes e rede elétrica.

No fim das contas, o caminhão Munck é uma variação do guindaste, dado que é comandado hidraulicamente.  

Principais usos do caminhão munck

A utilização de caminhões do tipo munck deve ser precedida de uma avaliação técnica, de modo a determinar qual o equipamento mais adequado, com base no peso a ser içado, o qual deve estar entre 70% a 80% da capacidade do equipamento. Normalmente, os equipamentos para cargas entre 10 e 20 toneladas são os mais utilizados.

Muito utilizados para deslocamento de cargas pesadas relacionadas à área de construção civil, usinas, indústrias e em trabalhos de mobilidade e manuseio de cargas pesadas, o Caminhão Munck é amplamente utilizado em situações que envolvam descarga de máquinas e montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricados.

Servem, ainda, para auxiliar na instalação de postes e rede elétrica, o que os faz um equipamento bastante útil ao setor de energia, pois consegue fazer movimentos e manobras em locais onde o guindaste não é capaz, como em espaços com espaço mais limitado.

O principal benefício do Caminhão Munck está no fato de ele oferecer melhor acessibilidade em relação ao guindaste, além de requerer menor investimento. Não possui restrições de tráfego em rodovias, podendo, inclusive, fazer viagens de longas distâncias.

Para que os caminhões munck funcionem com segurança, é necessário seguir algumas recomendações básicas de segurança:

  • O local onde será utilizado o guindauto deve apresentar superfície firme e plana;
  • O Munck foi criado para suspender materiais pesados no sentido vertical, não devendo ser usado para o arraste de cargas;
  • Enquanto a carga estiver suspensa, o caminhão munck deve permanecer parado.

Portanto, o caminhão Munck foi desenvolvido com o propósito de levantar materiais com pesos que a capacidade humana não seja capaz de reproduzir, ou seja, uma máquina efetuando o trabalho que seria necessário diversas pessoas atuando.

Você acha que esse conteúdo pode ser útil para alguém que conhece? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *