Ser caminhoneiro é estar diariamente nas estradas por longos anos. E, por mais que a paixão faça a profissão mais leve, é impossível se esquecer dos desafios que surgem junto à ela. Por exemplo, eventos que acontecem no trânsito e precisam de alguém para prestar primeiros socorros.

Você já esteve nesta situação ou parou para pensar que a sua ajuda pode salvar vidas? Infelizmente, milhares de acidentes acontecem a cada ano. E, depois da prevenção para evitá-los, quando o fato está concretizado o melhor caminho é socorrer. Mas, para isso, é preciso saber o que fazer sem piorar a situação.

Por isso, irmão de estrada, a AVEP Brasil preparou um artigo completo sobre primeiros socorros no trânsito e nas rodovias. Acredite, lendo até o final, você será um profissional e pessoa melhor, pronto para agir se necessário.

Atenção no trânsito e boa leitura!

Salvando vidas com primeiros socorros

Quando um acidente ocorre, os primeiros socorros podem salvar vidas. Porém, as ações só devem ser tomadas por quem sabe o que está fazendo e tem segurança. Se você está se perguntando: então devo somente esperar um profissional? A resposta é não. Afinal, você pode e deve ser a pessoa que sabe o que fazer.

Para compartilharmos uma definição, é possível dizer que os primeiros socorros são procedimentos padrões para situações de emergência que podem ser realizados por pessoas com conhecimento das ações, mas sem necessariamente serem formadas em áreas da saúde.

Regra dos 3C

Para qualquer situação de emergência, que exija primeiros socorros de vítimas, é necessário cumprir a chamada regra dos 3C. Isso significa:

  • checar o ambiente: veja se há riscos de explosão ou outros eventos,
  • chamar ajuda: ligue para números oficiais, como 190, ou peça ajuda para outras pessoas na estrada;
  • cuidar da vítima: por fim, analise a situação e veja como você pode ajudar a vítima com base nos procedimentos de primeiros socorros.

Vale lembrar que cada tipo de acidente interfere no atendimento a ser prestado, porém é essencial seguir a seguinte ordem, que obedece a regra dos 3C. Confira:

  • mantenha a calma; 
  • garanta a sua segurança e, em seguida, dos demais; 
  • peça socorro (SAMU, PRF, etc);
  • controle a situação;
  • verifique a situação das vítimas; e
  • realize as ações possíveis com as vítimas.

Bom, além destas orientações, é preciso seguir recomendações prática sobre como agir. Vá para o próximo tópico e descubra!

15 principais regras ao prestar primeiros socorros nas estradas

  1. Respire fundo antes de tomar qualquer decisão e não aja por impulso;
  2. Jamais se coloque em risco em caso de acidentes;
  3. Sinalize o local do acidente com galhos ou o triângulo, de acordo com as normas adequadas para cada via;
  4. Observe as circunstâncias do ambiente ao redor, para saber se é necessário se afastar ou não;
  5. Entre em contato com pelo menos um dos serviços de emergência: ambulância (192), polícia (190), e bombeiros (193);
  6. Se estiverem conscientes, mantenha as vítimas calmas, além de informadas sobre a situação de maneira tranquila e segura;
  7. Se estiverem inconscientes, observe como está a respiração do indivíduo e sua situação;
  8. Se possível, higienize as mãos antes de realizar qualquer ação com a vítima;
  9. Jamais movimente a vítima (exceto se houver risco de explosão);
  10. Se houver risco de explosão, transporte a vítima da seguinte maneira: atrás dela, passe as mãos sob suas axilas e fixe, com uma das mãos, o braço da vítima junto ao tórax; com a outra mão imobilize o pescoço dela, e arraste-a em direção ao seu corpo com as costas dela fixas nas suas coxas.
  11. Jamais retire o capacete da vítima, caso ela esteja usando;
  12. Não dê nenhum líquido, alimento ou remédio para a vítima, em hipótese alguma;
  13. Mantenha o corpo da vítima aquecido;
  14. Observe se há alguma hemorragia externa. Se sim, utilize um pano limpo em cima do ferimento e faça pressão para conter o vazamento até o socorro chegar; e
  15. Veja aqui como agir em caso de hemorragia interna.

Kit de Primeiros Socorros

Assim como nenhum motorista trafega sem seus estepes, é preciso levar sempre consigo um kit de primeiros socorros. Assim, caso precise atender ou ajudar qualquer vítima, você estará ainda mais preparado com determinados recursos.

Seu kit de primeiros socorros deve ser composto, no mínimo, por:

  • compressas esterilizadas de tamanhos variados;
  • curativos esterilizados de tamanhos variados;
  • band-aids;
  • algodão;
  • soro fisiológico a 0.9%;
  • ligaduras;
  • luvas descartáveis;
  • cobertor anti-fogo;
  • pinça;
  • tesoura; e
  • lanterna.

E então, você já sabe como socorrer uma vítima nas estradas? Se quiser se aperfeiçoar ainda mais, busque cursos, vídeos e outros conteúdos. Afinal, ajudar faz bem, mas precisa ser da forma correta.

E por falar no que faz bem, cuidar da saúde do caminhoneiro também é ótimo para você, para os seus irmãos de estrada, e para todos que te amam. Afinal, você sabe quais são os cuidados essenciais que você deve ter com o seu corpo? Clique aqui e descubra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *