Blog Layout

Como fazer um planejamento de rotas eficiente?

AVEP Brasil • abr. 19, 2018

Eficiência, gasto adequado, diminuição das chances de erro e melhor aproveitamento do tempo estão ligados ao planejamento de rotas. Quem executa essa ação consegue muito mais sucesso no seu trabalho de transporte.

Descubra agora dicas infalíveis para realizar seu planejamento e otimize todos os processos logísticos da sua empresa.



Rastreamento do veículo em tempo real


A tecnologia sempre pode trabalhar a favor e contribui para melhorar o período da finalização da remessa, indicar a velocidade ideal e ainda permitir escolher rotas mais eficazes. Realizar o rastreamento do veículo em tempo real permite que o planejamento de rotas seja executado dentro do esperado. Isso se faz com o auxílio de sistemas específicos, que vão auxiliar o motorista na logística e roteirização.


Esse tipo de medida ainda pode permitir ao cliente ter a possibilidade de visualizar o estágio de entrega da mercadoria e atende a uma exigência comum, que é o cumprimento de prazo.


Além de saber como está o processo de entrega, com o rastreamento é possível prever riscos de tráfego mais intenso, identificar diferentes situações da viagem que precisem de decisão rápida, como alteração de rota para ganhar mais tempo, por exemplo.


Agendamento prévio das rotas diárias


Para reduzir custos da frota e estresse com imprevistos, o agendamento é uma forma de calcular quais os melhores caminhos, duração de paradas que podem ser feitas e outras situações. Em casos que há o envolvimento de diferentes entregas e várias pausas é muito importante ter uma roteirização antecipada para conseguir calcular o tempo gasto e saber horários mais adequados para retornar à rotina.


É possível relacionar também o agendamento das remessas para aproveitar melhor as janelas entre uma entrega e outra e identificar a capacidade de transporte do veículo.


Verificar restrições do cliente


Percorrer diferentes trajetos e não conseguir fazer a entrega representa em perda de tempo e dinheiro. Nem sempre o cliente está disponível o dia todo para receber a mercadoria ou o endereço dele não permite o acesso em determinados horários.


Identificar previamente detalhes como esse garante um planejamento de rotas que vai otimizar o trabalho e permitir que seja efetivada a entrega dentro do prazo. Afinal, os custos com devolução e re-entregas significam prejuízos que podem ser evitados.


Escolher o transporte mais adequado


Definir o modelo mais adequado para encaminhar a mercadoria tem relação direta com a quantidade que deve ser transportada, o prazo de entrega e também com a frequência dessas ações. A infraestrutura fornecida também tem papel relevante — afinal, nem todas as rodovias estão em ótimas condições de tráfego. E onde há buracos e outras situações ligadas à manutenção da via resultam em tempo maior para realizar o percurso definido.


As restrições do cliente, mencionadas acima, têm também influenciam na tomada de decisão sobre o tipo de transporte que será utilizado. Nessa etapa é possível economizar tempo e outros recursos fazendo a escolha certa.


Planejamento de rotas com meios alternativos


Serviços que envolvem uma grande quantidade de mercadorias, mas que têm menor volume, podem exigir que veículos menores façam o serviço dentro da cidade, por exemplo. O caminhão pode ser usado para transportes de rodovias, onde as distâncias são maiores.


O uso de empresas terceirizadas para auxiliar na logística é uma outra opção que precisa ser levada em consideração quando o tempo é muito curto para a demanda que precisa ser atendida.


Antecipar-se para problemas é a principal função do planejamento de rotas. Conseguir lidar com essas condições adversas sem tanta surpresa ainda permite que o motorista ou a empresa tome atitudes de forma mais racional.


Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso também que o planejamento envolve ter proteção veicular, proteção da mercadoria, pacote de segurança para terceiros. O seguro é bem mais um investimento, do que um gasto.

Se você gostou deste texto, veja também como economizar e rodar mais tranquilamente por estradas e ruas.


Conheça como a Avep Brasil, uma associação de proteção veicular que trabalha e garante preços altamente competitivos para pacotes de serviços.

Share by: