Comprar um caminhão não é tarefa fácil, já que exige um alto valor de investimento e muito planejamento. Depois de adquirido, outro ponto conta muito: a durabilidade dele. Quem é antenado e preocupado em manter o valor das coisas, certamente se interessará por essa questão.

Para saber que tipos de medidas você pode adotar para aumentar a vida útil do caminhão, não deixe de ler a postagem de hoje. Elencamos as melhores dicas aqui. Vamos lá?

1. Faça manutenções periodicamente

As manutenções periódicas ainda representam as maneiras mais eficientes de cuidar do seu veículo. Portanto, se você quer aumentar a vida útil do seu caminhão, deve investir nesse ponto.

Pense que essa é uma maneira de ter profissionais capacitados olhando cada detalhe e inconsistência, resolvendo todos os problemas assim que aparecem. Essa medida pode até simbolizar um gasto um pouco maior, mas também representa uma economia em um futuro próximo.

2. Calibre os pneus

Os pneus representam um gasto um tanto considerável. Além de serem muito caros, o transporte de carga desgasta muito esse item, pois o caminhão está sempre pesado.

Para evitar que ele acabe antes da hora, é fundamental que ele esteja devidamente calibrado. Adote essa medida com frequência e tenha em mente que ela faz com que você tenha menores gastos no futuro.

3. Siga o manual do proprietário

O manual do veículo existe por razões óbvias e deve ser seguido. Ele traz todas as recomendações de fábrica a outros detalhes que fazem com que o uso aconteça da forma correta.

Esteja atento ao tipo de óleo lubrificante que deve adotar, tipo de combustível e tempo de revisão. Assim você faz tudo certinho e se surpreende com os resultados!

4. Tenha uma direção defensiva

A direção prudente e defensiva é uma ótima maneira de manter seu caminhão em dia e evitar desgastes necessários também. Isso acontece porque você não acelera sem necessidade ou faz fradas bruscas.

Esse ponto pode parecer bobagem, mas no final das contas faz com que vários dos componentes fiquem intactos e preservados.

5. Evite sobrecarregar o caminhão

Na maioria das vezes um caminhão serve para o transporte de carga, mas isso não significa que você possa carregar o quanto quiser. Existe um limite para cada tipo de veículo e é fundamental respeitá-lo para não ter problemas maiores.

O excesso de carga pode trazer danos para a parte mecânica, desgaste nas peças, desequilíbrio nos eixos e até comprometer a estabilidade nas curvas. Como você pode ver, motivos de sobra para tomar cuidado! Portanto, trafegue com segurança e mantenha seus motoristas protegidos.

6. Faça um carregamento correto

Se você quiser aumentar a vida útil do seu caminhão, então a carga deve ser colocada da maneira correta. Para isso, faça o carregamento sempre de trás para frente, evitando o desequilíbrio e distribua os pesos de forma igualitária entre os lados.

Para saber outros detalhes, não deixe de ler as instruções no manual do veículo e garantir um trajeto seguro.

Depois de conhecer algumas medidas que você pode adotar para aumentar a vida útil do seu caminhão, não deixe de colocar cada uma delas em prática. Você vai perceber que os resultados são ótimos e assim fica bem mais fácil manter ele circulando por mais tempo.

E você, conhece outra medida interessante e eficiente para preservar o caminhão? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas também! 

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

One thought on “As 6 melhores dicas para aumentar a vida útil do seu caminhão

  1. Pingback: Problemas no caminhão causados por buracos nas estradas | AVEP Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *