Muitos caminhoneiros não se dão conta, mas saber o que levar em viagens de caminhão é essencial. Desde documentos básicos até itens que podem ajudar o motorista, como remédios e alimentos, é preciso saber o que carregar na boleia para não passar sufoco.

Pensando em ajudá-lo nesse caso, elencamos uma série de itens para você ter no caminhão e evitar dores de cabeça. Acompanhe!

O que levar em viagens de caminhão: os melhores itens para te ajudar no trajeto

Você não pega a estrada com o tanque vazio, não é mesmo? Então por que, muitas vezes, decide seguir viagem sem conferir se está levando tudo o que precisa para garantir a sua tranquilidade? Por isso, separamos itens essenciais para levar na boleia:

Para o caminhão

Pode parecer bobagem, mas o simples ato de esquecer de levar os documentos do caminhão quando sair de viagem pode virar uma bola de neve. Além de render multa, o motorista poderá ficar impedido de seguir viagem e completar a entrega.

Além de perder o frete, corre-se o risco de ter de ressarcir o contratante (especialmente com cargas perecíveis). Esse pequeno descuido pode sair bem caro. Por isso, sempre verifique se está levando:

  • ao menos o CRLV atualizado, nunca trafegar com comprovantes de renovação/pagamento, pois não são documentos válidos;
  • tacógrafo regularizado: para quem trafega com peso bruto superior a 4.536 quilos ele é obrigatório e precisa estar em dia – você pode conferir isso aqui.

Para a carga

Aqui a coisa começa a ficar mais burocrática. Aliás, se engana quem pensa que basta trafegar apenas com a Nota Fiscal da carga. Na verdade, a lista do que levar em viagens de caminhão nesse caso é longa. Vamos lá:

  • DAMDFe: o Documento Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, quando fornecido pelo contratante, contém todas as informações da sua carga assinadas digitalmente e válidas em todo o território nacional. Se o contratante oferecer, aceite.
  • DACTe: já o Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico tem função parecida, mudando apenas a modalidade das empresas que podem emiti-lo. Mais uma vez, se oferecido pelo contratante do frete, aceite.
  • Contrato de Transporte: o contrato de transporte é o modelo mais simples e depende da autenticação por assinatura, por isso começa a ser substituído pelo DAMDFe e DACTe. Além disso, ele não vale nada se não acompanhada da NF.

Mais do que meras formalidades, esses documentos vão te deixar tranquilo em qualquer fiscalização. Além disso, caso haja alguma irregularidade com a carga que você não esteja ciente, eles te livrarão de qualquer problema.

Para o motorista

O caminhoneiro também entra nessa conta. Afinal, além dos documentos obrigatórios como a CNH em dia e na modalidade de veículo/carga, outros documentos como a carteira de trabalho (caso seja empregado) ou o contrato de trabalho são bem-vindos na boleia.

Porém, há mais o que levar em viagens de caminhão do que documentos:

  • kit de primeiros-socorros e remédios: a gente nunca sabe o que pode acontecer na estrada. Portanto, leve sempre esses itens na cabine e cuide da sua saúde;
  • água: sim, água é essencial. Leve sempre uma boa quantidade pois, caso haja alguma emergência, você estará preparado;
  • itens de higiene pessoal: sempre bons para qualquer ocasião, esses itens não são diferentes aqui. Tenha sempre por perto.
  • kit de ferramentas: pode ser que não dê para consertar muita coisa, mas garantir que você pode rodar alguns quilômetros a mais até encontrar ajuda pode fazer a diferença em muitos casos.

E aí, gostou das nossas dicas sobre o que levar em viagens de caminhão? Então curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica para facilitar a sua vida na estrada. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *