Blog Layout

Quais as vantagens de rastrear sua carga de caminhão?

AVEP Brasil • ago. 08, 2017

Quem tem uma frota já deve ter ouvido falar que rastrear a carga de caminhão é um bom negócio, mas talvez não saiba o quão vantajoso isso realmente é.


Além de trazer mais segurança, o rastreamento também ajuda na logística e pode elevar o serviço da sua transportadora a outros patamares.


Para ajudá-lo a conhecer melhor todos os benefícios que esse tipo de rastreamento pode trazer, separamos alguns pontos que podem surpreender. Acompanhe!


Rastrear a carga do caminhão em tempo real para evitar transtornos


Esse talvez seja o benefício mais conhecido desse tipo de ferramenta. Afinal, rastrear a carga de caminhão ajuda a prevenir roubos, furtos, sequestros e até desvios de conduta por parte dos seus funcionários. Com esse tipo de rastreamento você consegue:


  • monitorar sua frota em tempo real;
  • receber alertas quando o veículo sai do caminho planejado;
  • monitorar a velocidade do veículo para evitar infrações;
  • acompanhar todas as paradas.


Porém, além de rastrear para trazer segurança, o que muita gente não sabe é que os dispositivos de rastreamento podem ser integrado com sistemas que vão muito além da proteção da carga e da frota.


Acompanhamento de entregas


Hoje em dia, principalmente por conta da internet, está cada vez mais difícil não oferecer um serviço de entrega sem rastreamento de cargas. Isso traz mais comodidade ao seu cliente, mas também a certeza de saber que seu produto está chegando.



O ponto positivo de rastrear a carga de caminhão é poder integrar o rastreador a ferramentas que permitem ao cliente acompanhar a entrega da mercadoria a seu destino final. O resultado é um diferencial que pode trazer muito mais negócios para sua empresa.


Melhoria operacional e logística


Rastrear a carga de caminhão, além de proteger e oferecer comodidade ao consumidor final, também ajuda na organização interna do seu negócio.


Sabendo em tempo real, por exemplo, em quais pontos de descarga seus veículos se encontram num determinado momento, ajuda a deslocar times de carga e descarga, repositores e representantes na hora certa.


Tudo isso sem precisar que eles fiquem esperando por horas até serem recebidos, sendo que poderiam estar sendo úteis em outras tarefas.


Quem ganha com isso também é o motorista, que passará a contar com um itinerário cada vez mais preciso. Assim, o gestor pode se adiantar e perceber que uma carga irá atrasar, enviando outro caminhão para baldear o carregamento e fazer a entrega a tempo.


Economia de tempo e dinheiro


Esses são apenas alguns benefícios do rastreamento de cargas que podem fazer seu negócio economizar tempo e dinheiro. Porém, as vantagens ainda se estendem, como:


  • manutenção preventiva: acompanhando em tempo real, você terá sempre as informações corretas sobre o veículo, evitando problemas com desgaste excessivo e adulterações como a de tacômetro e hodômetro, por má fé de colaboradores;
  • economia de combustível: unindo as informações em tempo real do veículo com as informações sobre trânsito, o gestor consegue indicar sempre a melhor rota, evitando congestionamentos, acidentes e economizando muito combustível.


Portanto, rastrear a carga de caminhão é essencial para quem quer sua frota sempre à frente no mercado. Gostou do nosso conteúdo? Então siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a muitas outras novidades como essa!


Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Share by: