Já sabemos que os caminhoneiros são peças fundamentais no funcionamento do Brasil. Sendo assim, é preciso que a saúde do caminhoneiro esteja em uma boa situação, correto? Infelizmente, nem sempre as condições de trabalho permitem que isso aconteça.
A rotina de trabalho, muitas vezes, envolve má alimentação, sono desregulado e longos períodos na mesma posição. Esses fatores podem ser prejudiciais à saúde dos profissionais que transportam cargas pelas estradas.
A boa notícia é que existem cuidados simples para melhorar a situação. O autocuidado e a prevenção são os melhores caminhos nessa estrada. Quer descobrir como chegar até eles? Leia até o final!
Em 2019, a Confederação Nacional do Transporte divulgou a 7ª Edição da Pesquisa Perfil dos Caminhoneiros. No levantamento, são apresentados dados sobre saúde, alimentação, rotina de trabalho e exercícios físicos. Está curioso para saber o que o estudo mostrou? Então, leia abaixo.
Cerca de 43% dos caminhoneiros procuram auxílio médico para prevenção de problemas de saúde. Aproximadamente 20% vão ao médico apenas quando os sintomas agravam e 18,7% quando os sintomas aparecem.
Os principais problemas de saúde da categoria são:
Já os principais problemas psicológicos são:
A pesquisa também mostrou que 42,9% dos motoristas de caminhão estão acima do peso. Praticamente o mesmo número não realiza atividades físicas, são 43%. Além disso, em média, estes profissionais trabalham 11,5 horas por dia.
Diante deste cenário; o que deve ser feito? A resposta está no próximo tópico.
Como apontamos acima, a saúde do caminhoneiro é comprometida por vários fatores e problemas. Para tornar a vida nas estradas mais agradável, é preciso se comprometer com o próprio bem-estar.
Por isso, vamos dar dicas essenciais para reverter o diagnóstico atual. Todas as recomendações influenciam, direta ou indiretamente, no sono, no corpo e no psicológico. Preparados?
Quase metade dos caminhoneiros que responderam a pesquisa não realizam atividades físicas. O resultado é triste, já que os benefícios dos exercícios se estendem por todo o corpo e também para mente.
Praticar atividade física reduz, comprovadamente, doenças como obesidade, depressão, problemas na coluna e outros males. Basicamente, exercícios podem resolver boa parte dos problemas que afetam a saúde do caminhoneiro. Veja algumas dicas para começar a praticá-los:
As refeições dos caminhoneiros são outro fator importante na saúde. É comum que motoristas passem muito tempo ao volante sem se alimentar. Pior ainda, com uma alimentaçãopobre em nutrientes.
O ideal é seguir as orientações de nutricionistas. Comer de três em três horas. Balancear a alimentação com frutas, legumes e verduras. Se hidratar bastante. Fazer lanches leves e saudáveis.
Se antes de ir para as estradas não dá tempo de pensar nestas questões, dê uma olhada nessas dicas para lanches:
Já ouviu falar que mente sã, corpo são? Pois é, não basta atentar-se apenas para as necessidades físicas. Dirigir é uma atividade que exige concentração, atenção e foco. Por isso, praticar exercícios mentais pode auxiliar na saúde do caminhoneiro. Quais os melhores exercícios?
Já deu para entender que a saúde do caminhoneiro importa, não é mesmo? Aproveitando o assunto, descubra tudo que você precisa saber em relação a Lei do Descanso.
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131