Junto ao caminhão, a principal ferramenta de trabalho do caminhoneiro é seu próprio corpo, boa vontade e disposição. Dessa forma, é fundamental que você saiba como prevenir e cuidar dos principais problemas de saúde dos caminhoneiros!

O dia a dia de quem é caminhoneiro é sempre intenso e, muitas vezes, a saúde não recebe a devida atenção. Para prevenção de doenças tanto no âmbito da saúde física quanto da saúde mental e psicológica, é importante que quem trabalha nas estradas tenha alguns cuidados.

Descubra, neste post, quais são os principais problemas de saúde dos caminhoneiros. No final, te daremos dicas de como prevenir essas adversidades. Confira:

Os principais problemas de saúde dos caminhoneiros

Ao passar longas horas sentado atrás do volante, enfrentando estresse do trânsito das estradas e das cidades brasileiras, e mesmo a solidão, acabam cobrando seu preço na saúde do caminhoneiro.

Separamos aqui alguns dos principais problemas de saúde enfrentados pelos caminhoneiros:

#1: Depressão

O trabalho do caminhoneiro é, muitas vezes, solitário. Com longas jornadas, longe de amigos e família, alguns sintomas de depressão podem surgir e trazer consigo diversos efeitos negativos para a saúde.

Alguns dos sintomas possíveis são a ansiedade, mudanças frequentes de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, irritabilidade, isolamento social, insônia, falta de concentração, abuso de substâncias, falta de apetite, entre outros.

É importante lembrar que não é por que você sente um ou outro sintoma, que você se encontra com depressão. Apenas um profissional da área de saúde mental é capaz de fornecer o diagnóstico correto.

#2: Sobrepeso ou obesidade

Como a rotina e a qualidade da alimentação muitas vezes fica em segundo plano, o excesso de peso passa a ser também um dos principais problemas de saúde dos caminhoneiros.

Muito além da questão estética, o sobrepeso pode trazer várias complicações, especialmente quando associado a uma rotina sedentária e alimentação inadequada.

Alguns efeitos decorrentes do excesso de peso são o favorecimento da elevação das taxas de glicose, pressão arterial e colesterol, falta de disposição física, distúrbios do sono, entre outros.

#3: Hipertensão

Também relacionada a hábitos nocivos à saúde como o sedentarismo, a má alimentação e uso de substâncias tóxicas – como aquelas do cigarro, a hipertensão ou pressão alta representa um grande risco à saúde pois está relacionada a diversas outras enfermidades do sistema cardiovascular.

Em alguns casos, a hipertensão pode não apresentar nenhum sintoma, apesar de ser bastante perigosa. Por isso, é preciso ficar atento aos hábitos e passar por exames médicos regulares para conhecer bem suas condições de saúde e poder diagnosticar esse tipo de doença a tempo.

Como evitar esses problemas de saúde?

Assim como é recomendado para a maioria das pessoas, é possível evitar a ocorrência de doenças através da prática regular de exercícios e alimentação adequada. Na teoria parece simples, mas sabemos que, na prática, outras demandas de maior urgência acabam sendo prioridade.

Por isso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a ser mais saudável e evitar os problemas de saúde dos caminhoneiros que citamos:

  • Beba bastante água: tenha sempre com você uma garrafinha de água. A ingestão adequada de água melhora o funcionamento do cérebro e dos outros órgãos, mantém a temperatura do corpo regulada, ajuda na limpeza do organismo e auxilia na cura de infecções e outros desconfortos.

 

  • Faça alongamentos periodicamente: o alongamento, além de proporcionar mais flexibilidade e bem estar, auxilia a prevenir lesões de ordem muscular por esforços repetitivos como passar a marcha, por exemplo. Além disso, alongar-se pode ajudar na correção da postura, aumento da sensação de relaxamento e estimula a circulação sanguínea pelo corpo.

 

  • Tente manter uma rotina de alimentação: por mais que seja difícil, não podemos deixar de citar a importância da alimentação adequada para a manutenção da saúde do caminhoneiro, pois esse é, provavelmente, o ponto chave. Esforçando-se para manter uma regularidade mínima nas refeições, buscando alimentos ricos para a nutrição, é possível evitar uma série de doenças!

A AVEP fez esse conteúdo aqui especialmente pra você, caminhoneiro, com 5 exercícios ideais para manter sua saúde.

nesse conteúdo aqui, a AVEP reuniu algumas dicas para que você mantenha sua saúde em dia!

Lembre-se que a sua saúde, caminhoneiro, está em suas mãos! A criação de novos hábitos e rotinas para evitar os principais problemas de saúde dos caminhoneiros depende de você. As mudanças são difíceis no início, mas trazem inúmeros benefícios no curto, médio e longo prazo!

Faça um teste e conte pra gente sobre os seus avanços! Vamos bater um papo nos comentários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *