Blog Layout

Como renovar CNH: o processo para caminhoneiros

AVEP Brasil • abr. 20, 2020

Quem é motorista, independente do veículo, sabe que a documentação regularizada é indispensável para trafegar. Os caminhoneiros, que circulam pelas rodovias todos os dias, entendem ainda mais a importância desse fator. Por isso, a dúvida de como renovar CNH é frequente.


Afinal, você sabe tudo sobre o processo? Quando ele ocorre, como, quais os prazos e quem procurar? Se essas dúvidas estão rondando a sua cabeça durante as viagens nas estradas ou os períodos de descanso, viemos poupar você dessa preocupação.


Leia o artigo até o final e saiba como renovar CNH, entendendo todo o processo para caminhoneiros!


Como renovar CNH: quando


A primeira dúvida a ser esclarecida é quando a CNH deve ser renovada. A validade da Carteira Nacional de Habilitação é o mesmo período da validade dos exames médicos para motoristas, ou seja, cinco anos.

No caso de condutores com 65 anos ou mais, o prazo é menor: três anos. Em situações específicas, o médico pode solicitar renovação em períodos mais curtos.


Em resumo, deve-se considerar a renovação de cinco em cinco anos, ou a cada três anos. Ou seja, se o exame médico já venceu, está na hora de renovar a CNH.


Vale destacar que a renovação pode ser solicitada em até 30 dias antes do vencimento da documentação. Caso o pedido não seja feito, o motorista poderá dirigir por apenas 30 dias com o documento vencido. Ultrapassando a data limite, caso seja abordado por blitz, o condutor poderá sofrer as penalizações aplicáveis de acordo com a legislação.


Como renovar CNH: passo a passo


Primeiramente, acesse o site do Detran do seu estado e busque por “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação”. Em seguida, preencha os dados solicitados. Neste momento, será emitida a taxa de renovação, que deve ser paga pelo condutor.


Agende data e local para realizar o exame médico em um estabelecimento credenciado pelo Detran. Compareça ao local do exame, conforme agendado. Além disso, quite a taxa de renovação, antes de comparecer à unidade para renovação.


Após realizar as etapas anteriores, compareça à unidade do Detran responsável pela renovação e apresente os seguintes documentos:


  • comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH;
  • resultado do exame médico;
  • original e cópia da CNH, ou RG e CPF;
  • original e cópia de comprovante de endereço em nome do motorista, emitido até três meses antes da apresentação.


Vale lembrar que os procedimentos para renovação da CNH não são gratuitos, sendo necessário quitar além da taxa de renovação, o exame médico e o envio da CNH, caso seja feito por meio dos Correios.

E, afinal, como renovar CNH para caminhoneiros? Há alguma diferença?


Renovação da CNH para caminhoneiros


O processo de renovação da CNH para caminhoneiros é praticamente igual ao dos motoristas das demais categorias. Sendo assim, todas as etapas serão realizadas conforme descrito acima, sob a supervisão do Detran referente ao estado do motorista.


Mesmo assim, há ainda uma diferença na realização dos exames médicos. Em geral, os motoristas realizam apenas o exame físico.


Já para motoristas que trabalham com o transporte de bens ou pessoas, como é o caso dos caminhoneiros, é necessário a realização do psicotécnico. O objetivo é atestar a sanidade mental e condições psicológicas favoráveis ao exercício da função.


Outro exame específico para os caminhoneiros é o toxicológico de larga janela de detecção. O teste serve para apontar se o condutor fez ou não uso de drogas nos últimos 90 dias, afinal, o consumo é expressamente proibido pela legislação.


Renovação da CNH durante a pandemia


Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) realizou algumas alterações referentes aos processos e prazos dos serviços prestados por órgãos de trânsito.

Por esse motivo, em todos os estados estão suspensos os prazos para renovação da CNH. Também foram interrompidos prazos para transferência de veículos, registro e licenciamento de veículos novos, entre outros.


Conclusão



Não há grandes segredos sobre como renovar CNH, mesmo para os caminhoneiros. A única diferença está nos exames solicitados, para garantir mais segurança à todos os envolvidos: motoristas, transportadoras e demais pessoas que trafegam nas rodovias, além dos clientes que esperam receber suas cargas sem problemas.

O conteúdo acima foi útil para entender como renovar CNH? Aproveite e conheça toda as categorias da Carteira Nacional de Habilitação detalhadamente. Leia agora no blog da AVEP!

Share by: