Blog Layout

Como comprar um caminhão sem erros? Entenda aqui!

AVEP Brasil • jun. 26, 2018

A compra de um caminhão, por ser um investimento muito alto, requer uma avaliação cautelosa de alguns detalhes na hora da procura pelo veículo ideal. Afinal, além do valor, é preciso levar em consideração alguns fatores que vão desde a sua necessidade até a segurança.



Quer aprender como comprar um caminhão de qualidade e ter mais segurança em cada quilômetro rodado no “tapetão”? Então encontrou o artigo certo! Reunimos, a seguir, os pontos principais que demandam atenção ao adquirir o veículo. Acompanhe!


Analise as suas necessidades


O primeiro ponto importante a ser avaliado sobre como comprar um caminhão é as suas necessidades e o que você espera do veículo. Cada modelo é indicado para uma funcionalidade, não é mesmo?


Portanto, antes de olhar e escolher um modelo específico, avalie o tipo de carga que você transporta, os locais que trafega, a frequência e distância em que faz as viagens e, principalmente, o quanto você poderá pagar pelo veículo.

Como dissemos, a compra de um caminhão requer um investimento alto e, sendo assim, você nunca deve comprar o primeiro que achar. Pesquise em diferentes anúncios e concessionárias e sempre pense nas suas necessidades.


Verifique o desempenho e a durabilidade do veículo


Para que você não corra o risco de perder dinheiro, o seu caminhão deve ter uma boa durabilidade, ter bom desempenho e estar sempre trabalhando. Afinal, caminhão parado é dinheiro perdido. Então, antes de comprar o veículo, confira a resistência dele e se apresenta algum “choro” — inclusive, se a sua rota inclui estradas de terra e asfaltos ruins.


Além disso, caso estiver pensando em comprar um caminhão usado, avalie o estado dele, se tem muitas peças trocadas, e a facilidade de manutenção e reposição dos itens. Não adianta adquirir um veículo com bom preço, mas ter dores de cabeça depois.


Veja o tipo de carroceria


Outra dica muito importante na hora de adquirir um caminhão é verificar o tipo de carroceria. São inúmeros modelos que devem ser escolhidos de acordo com a carga e o preço que você está disposto a pagar.


Existem carrocerias que são próprias para o transporte de cargas vivas, modelos exclusivamente projetados para líquidos inflamáveis e até carrocerias específicas para produtos que devem permanecer refrigerados.


Quanto mais sensível for a carga e quanto mais peso a carroceria suportar carregar, mais elevado será o preço de compra e de manutenção, principalmente porque, quanto mais pesados forem os itens que você transporta, mais desgaste terá as peças e mais combustível será necessário.


Certifique-se da necessidade de proteção do veículo


Os gastos que envolvem a compra de um caminhão não são somente as parcelas e manutenções. Um dos medos mais comuns de caminhoneiros é que aconteça alguma coisa com o veículo e eles tenham que desembolsar muito dinheiro.


Portanto, avalie os custos do modelo do veículo para a contratação de proteção veicular. Essa prática não deve ser vista como um gasto, mas, sim, como segurança da sua ferramenta de trabalho, para não ter que arcar com custos maiores no futuro. É melhor prevenir do que remediar!


Aprender como comprar um caminhão também inclui a proteção do seu veículo. Para isso, o indicado é que você contrate associações de proteção veicular para garantir a segurança do seu caminhão e não ter dores de cabeça ou sofrer com problemas que pesem no bolso.


Se você está em busca de uma associação que cuide do seu veículo, mas caiba no seu orçamento, entre em contato conosco e conheça as nossas opções!

Share by: