O caminhão não é somente um instrumento de trabalho, mas também parte da vida dos caminhoneiros. Essa é uma relação tão profunda que muitos motoristas o consideram quase como um integrante da família. Para evitar a perda ou o desgaste desse veículo, a manutenção preventiva em caminhões é, portanto, fundamental.

Quer saber quais são os benefícios da manutenção preventiva? Continue conosco e descubra por que cuidar do caminhão é tão importante!

Importância da manutenção preventiva em caminhões

O caminhoneiro que faz uma manutenção preventiva impede que o caminhão sofra desgastes, o que diminui os prejuízos futuros, reduz os riscos de acidentes e aumenta a vida útil do veículo. Conheça agora outros benefícios de realizar a conservação:

Evita grandes despesas

Realizar a manutenção constante é sempre muito mais barato do que fazer correção dos danos já causados. Isso porque uma peça em mal estado e que passou do tempo de ser trocada pode prejudicar outros itens, deixando o reparo mais caro.

Além disso, rodar com peças desgastadas aumenta o consumo de combustível. Mas o pior mesmo é ficar sem o veículo para realizar serviços durante o tempo de reparo, não é mesmo?

Obedece a legislação

Pela legislação brasileira, um motorista que for pego devido a alguma irregularidade ou por problemas na mecânica ou elétrica comete infração grave. Segundo o código de trânsito, o condutor recebe cinco pontos na carteira, é multado em R$ 195,23, e, dependendo da situação, pode ter o veículo apreendido.

Assim, ao realizar a conservação dos caminhões, os motoristas obedecem a lei e evitam pontos na carteira.

Diminui o tempo de conserto

Como foi dito, ao fazer a manutenção preventiva dos caminhões, os motoristas evitam que as peças já desgastadas atrapalhem o funcionamento de outros itens. Isso diminui os riscos de acidentes nas estradas e de que os veículos passem muito tempo nas oficinas realizando consertos.

Dicas para manter caminhões em um bom estado

Agora que você já sabe a importância de fazer a manutenção preventiva em caminhões, vai conhecer algumas dicas para mantê-los em um bom estado. Veja só:

Evite excesso de carga

Ao fazer isso, você diminui o impacto e o desgaste de algumas peças e itens do seu caminhão, como molas e amortecedores, além de se manter na legalidade, já que rodar com veículos com peso acima do recomendado pode causar multa.

Use o óleo recomendado

Todo veículo vem com recomendação de óleo pelos fabricantes e é aconselhável seguir a indicação, pois pode ser que seu caminhão necessite de determinado tipo de fluido que outra marca pode não oferecer.

Faça troca de óleo e fluido

Outra questão relacionada ao óleo e fluidos é que eles necessitam estar em um nível correto. Por isso, leia o manual do seu veículo para saber qual o limite certo para fazer a sua troca.

Esteja atento à situação dos pneus

Antes de começar a rodar, avalie a situação dos pneus, pois pode ter ocorrido algum problema. Também fique atento para realizar a calibragem correta, faça rodízios sempre que necessário e nunca se esqueça de que andar com pneus carecas é um perigo, tanto para você quanto para os outros condutores.

Como você observou pelo texto, deixar seu caminhão conservado, além de proporcionar maior vida útil para ele, é uma obrigação disposta em lei. Então, com as dicas que fornecemos não tem mais como encontrar desculpas para adiar a manutenção.

Agora que você já conhece os benefícios de fazer a manutenção preventiva em caminhões, entenda a diferença entre peças originais e peças paralelas e descubra qual a mais vantajosa para seu veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *