No Brasil, caminhões passam muito tempo na estrada e percorrem grandes distâncias. Nós sabemos que, com o tempo, peças e equipamentos vão se desgastando. Por isso, a manutenção e os cuidados nos veículos se tornam ainda mais essenciais, principalmente nos mais antigos. 

Afinal, quais são os caminhões antigos? Por aqui, nós já falamos um pouco sobre eles: o Fenemê, alguns que fizeram história no nosso país e uns segredinhos que descobrimos ao longo do caminho.

Mas, não é porque o seu caminhão é antigo que já está no momento de trocá-lo, não é mesmo? Depois de circular anos por estradas e rodovias, chega uma hora que eles precisam de cuidados especiais para que possam continuar a rodar com segurança. É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Então, fique atento!

Principais cuidados com caminhões antigos

Limpeza interna e externa

Uma atitude que ajuda a aumentar – e muito – a vida útil de caminhões, principalmente dos mais antigos, é a limpeza. Por serem veículos utilizados para trabalhos pesados e longos trajetos, eles costumam acumular muita sujeira e ficam sujeitos às intempéries do tempo e as consequências do tráfego pesado das rodovias.

Nesse sentido, é essencial manter o seu caminhão limpo não apenas do lado de fora, mas também na parte interna. Limpe o exterior com mangueira, esponja e escova (não se esqueça dos vidros!). Já do lado de dentro do veículo, lembre-se do volante, de higienizar a cabine – utilize um aspirador de pó ou uma escova macia para limpar bancos e carpetes – e de usar um limpa-vidros.

Manutenção preventiva

Todo proprietário de caminhões antigos deve estar sempre atento à manutenção preventiva do veículo. Mas, mais importante ainda, é realizá-la em um intervalo menor que o habitual. Isso porque são caminhões que já possuem mais anos de estrada e podem causar sérios acidentes no trânsito.

Quando isso não é realizado, um caminhão antigo pode contribuir para diminuir o rendimento da frota, além de gastar mais combustível, apresentar falhas frequentes em equipamentos e outros fatores que podem comprometer a segurança do motorista e do co-piloto.

Utilize novas tecnologias

Todos já sabemos que existem diversas tecnologias disponíveis no mercado, não é mesmo? Acessórios, peças e equipamentos inovadores podem ser empregados por proprietários de veículos para melhorar a segurança, a praticidade e o conforto de quem os utiliza.

Então, para quem é dono de um caminhão antigo, uma boa opção é descobrir quais de suas peças estão ultrapassadas e podem ser trocadas por novas. Isso fará uma enorme diferença no dia a dia e na vida útil do seu veículo.

Verifique as condições do caminhão

Esteja sempre atento se o seu veículo está em condições de trafegar, respeitando a legislação e apresentando perfeitas condições para encarar as estradas. Ou seja, verificar as condições do seu caminhão é algo essencial!

Avalie se os pneus, os para-choques e os para-brisas estão em bom estado de conservação, se as dimensões do veículo estão de acordo com as normas e se o caminhão possui todos os equipamentos de uso obrigatório. 

Lave o tanque de combustível

Um ponto de grande atenção para qualquer proprietário de caminhões antigos é o tanque de combustível. Mantê-lo limpo é importante para que o veículo não perca potência e aumente o consumo de combustível.

Proteção veicular

Um ponto muito importante é sempre estar prevenido. Nesse sentido, contar com o suporte de uma proteção veicular pode evitar riscos, prejuízos e dor de cabeça. Por isso, a AVEP sabe que a realidade nas estradas nem sempre é fácil, principalmente quando o assunto é caminhão antigo.

Muitas empresas não aceitam proteger aqueles veículos que já possuem anos de rodagem ou então cobram altos valores. Com mais de 14 anos de experiência, a AVEP oferece suporte sem burocracia e encontra a solução que se encaixa na sua realidade.

Uma coisa é certa: ao receber todo o cuidado e atenção de que necessita, o seu caminhão antigo apresentará um melhor desempenho e irá circular com mais segurança. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas e mantenha seu veículo sempre nas melhores condições!
Os problemas enfrentados pelos caminhoneiros vão muito além dos cuidados que cada um deve ter com seus veículos. Quer saber mais sobre o tema? Então baixe nosso e-book gratuito sobre os principais problemas que os caminhoneiros enfrentam na estrada e como resolvê-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *