Blog Layout

A história secreta dos caminhões antigos no Brasil

AVEP Brasil • set. 15, 2018

Os caminhões são, sem sombras de dúvidas, essenciais para o funcionamento do nosso país. Eles são os responsáveis por movimentar os itens fundamentais para o abastecimento de vários mercados, farmácias, açougues, postos de combustíveis, entre tantos os outros locais. Apesar de tanto renome, você sabe a história dos caminhões antigos no Brasil?



Não? Poxa vida! Mas não se preocupe, pois a AVEP Brasil preparou este post especialmente para que você conheça um pouco mais dessa interessante história.


Vamos embarcar juntos nessa viagem? Descubra agora quando e onde tudo começou e quais são os modelos precursores no país!


História dos caminhões antigos no Brasil


Desde pequenos, ouvimos sobre a importância do transporte rodoviário para o funcionamento do país. Durante viagens nas estradas, admiramos a grandeza e beleza dos vários modelos de caminhão que cruzam os nossos caminhos.


Vamos conhecer os modelos de caminhões antigos que mais fizeram história no Brasil?


1919


Ford Motor Company se instalava no país. Enquanto o mundo comentava sobre o automóvel Ford Modelo T, os caminhões eram produzidos sem chamar tanta atenção. Visando o progresso que haveria de chegar tão logo, a montadora ofereceu – feitos com peças importadas – o modelo TT, também conhecidos como CKD.


Ford: Modelo TT


Com base no carro Modelo T, a empresa lançou o caminhão. Para a época, o veículo chamava a atenção com seu motor 4 cilindros, 20 cv e 2,9 litros. Tinha uma caixa planetária com 2 marchas para a frente e uma ré. A capacidade de carga era o que mais surpreendia: até 1 tonelada!

1925



Enquanto a Ford colheu por vários anos os bons frutos de sua produção, a General Motors surgia para incrementar a invenção.


General Motors: Cabeça de Cavalo


Em 1925, diretamente de São Paulo, o país ganhou o Chevrolet – que seguia o mesmo padrão do carro Modelo T.

E já que a empresa tinha um carro, porque não lançaria o seu caminhão também? O Chevy apelidado, pelos brasileiros, como “Cabeça de Cavalo”, trazia em seu motor válvulas (OHV) que permitia uma performance de 35 cv.

Outra vantagem era a sua transmissão de 3 marchas com engrenagens deslizantes. O estilo rude e potente favorecia o uso para longas jornadas de trabalhos.


Logo, o veículo ganhou fama, assumiu a liderança no mercado de caminhões e se preparava para alcançar novos patamares.

1927

Vendo o sucesso da GM e Ford, logo uma 3ª empresa norte-americana decidiu se arriscar em solo brasileiro.


International Harvester Corporation: Special Delivery


A International Harvester Corporation entrava em cena com o seu Special Delivery, ou melhor, seu Transporte Leve & Rápido, com capacidade para 3 a 4 de toneladas.


A empresa ofereceu modelos mais rápidos, ideais para quem necessitava agilidade na entrega. Com um motor 4 cilindros, um tanque para 2,8 litros de combustível, o caminhão fazia 40 km/ h e contava com uma novidade: eixo traseiro reduzido.


1929


Nesse ano, chegou o primeiro veículo de válvulas no cabeçote, baixo custo, motor 6 cilindros e capacidade para até 7 toneladas. A GM registrava seu nome na história com tanta inovação e peças genuinamente brasileiras.


A evolução da história dos caminhões


Enquanto a história dos caminhões no Brasil ia ganhando força por aqui, lá fora, outros tipos de combustíveis eram testados.


Em 1923, a Mercedes Benz criava seu 1º motor a diesel de alta rotação, dando origem ao 1º caminhão movido a diesel no mundo.


No Brasil, o modelo L-312 chegou em 1956. Somente 2 anos depois a linha à diesel começou a se espalhar e suprir a demanda do mercado. Nessa época, já era possível carregar mais de 5 toneladas de materiais!

Com estradas de difíceis de acesso, em 1960, a Mercedes lançou o LAP-321, 1º caminhão brasileiro com tração total, pronto para ser usado em áreas complicadas. O destino escolhido foi o trecho Belém-Brasília.

E aí, curtiu essa viagem no tempo? Caso queira conhecer um pouco mais sobre os caminhões que fizeram história no nosso país, nesse post aqui, apresentamos 4 modelos bastante conhecidos!



Bom, agora que você conheceu a secreta história dos caminhões antigos no Brasil que tal compartilhá-la em suas redes sociais e contar aos seus colegas de estrada onde tudo começou?


Boa viagem!

Share by: