Os caminhões são, sem sombras de dúvidas, essenciais para o funcionamento do nosso país. Eles são os responsáveis por movimentar os itens fundamentais para o abastecimento de vários mercados, farmácias, açougues, postos de combustíveis, entre tantos os outros locais. Apesar de tanto renome, você sabe a história dos caminhões antigos no Brasil?

Não? Poxa vida! Mas não se preocupe, pois a AVEP Brasil preparou este post especialmente para que você conheça um pouco mais dessa interessante história.

Vamos embarcar juntos nessa viagem? Descubra agora quando e onde tudo começou e quais são os modelos precursores no país!

História dos caminhões antigos no Brasil

Desde pequenos, ouvimos sobre a importância do transporte rodoviário para o funcionamento do país. Durante viagens nas estradas, admiramos a grandeza e beleza dos vários modelos de caminhão que cruzam os nossos caminhos.

Vamos conhecer os modelos de caminhões antigos que mais fizeram história no Brasil?

1919

A Ford Motor Company se instalava no país. Enquanto o mundo comentava sobre o automóvel Ford Modelo T, os caminhões eram produzidos sem chamar tanta atenção. Visando o progresso que haveria de chegar tão logo, a montadora ofereceu – feitos com peças importadas – o modelo TT, também conhecidos como CKD.

Ford: Modelo TT

Com base no carro Modelo T, a empresa lançou o caminhão. Para a época, o veículo chamava a atenção com seu motor 4 cilindros, 20 cv e 2,9 litros. Tinha uma caixa planetária com 2 marchas para a frente e uma ré. A capacidade de carga era o que mais surpreendia: até 1 tonelada!

Ford Modelo TT

1925

Enquanto a Ford colheu por vários anos os bons frutos de sua produção, a General Motors surgia para incrementar a invenção.

General Motors:  Cabeça de Cavalo

Em 1925, diretamente de São Paulo, o país ganhou o Chevrolet – que seguia o mesmo padrão do carro Modelo T.

E já que a empresa tinha um carro, porque não lançaria o seu caminhão também? O Chevy apelidado, pelos brasileiros, como “Cabeça de Cavalo”, trazia em seu motor válvulas (OHV) que permitia uma performance de 35 cv.

Outra vantagem era a sua transmissão de 3 marchas com engrenagens deslizantes. O estilo rude e potente favorecia o uso para longas jornadas de trabalhos.

Logo, o veículo ganhou fama, assumiu a liderança no mercado de caminhões e se preparava para alcançar novos patamares.

General Motors: Cabeça de Cavalo à esquerda

1927

Vendo o sucesso da GM e Ford, logo uma 3ª empresa norte-americana decidiu se arriscar em solo brasileiro.

International Harvester Corporation: Special Delivery

A International Harvester Corporation entrava em cena com o seu Special Delivery, ou melhor, seu Transporte Leve & Rápido, com capacidade para 3 a 4 de toneladas.

A empresa ofereceu modelos mais rápidos, ideais para quem necessitava agilidade na entrega. Com um motor 4 cilindros, um tanque para 2,8 litros de combustível, o caminhão fazia 40 km/ h e contava com uma novidade: eixo traseiro reduzido.

1929

Nesse ano, chegou o primeiro veículo de válvulas no cabeçote, baixo custo, motor 6 cilindros e capacidade para até 7 toneladas. A GM registrava seu nome na história com tanta inovação e peças genuinamente brasileiras.

A evolução da história dos caminhões

Enquanto a história dos caminhões no Brasil ia ganhando força por aqui, lá fora, outros tipos de combustíveis eram testados.

Em 1923, a Mercedes Benz criava seu 1º motor a diesel de alta rotação, dando origem ao 1º caminhão movido a diesel no mundo.

No Brasil, o modelo L-312 chegou em 1956. Somente 2 anos depois a linha à diesel começou a se espalhar e suprir a demanda do mercado. Nessa época, já era possível carregar mais de 5 toneladas de materiais!

L-312

Com estradas de difíceis de acesso, em 1960, a Mercedes lançou o LAP-321, 1º caminhão brasileiro com tração total, pronto para ser usado em áreas complicadas. O destino escolhido foi o trecho Belém-Brasília.

L-321

E aí, curtiu essa viagem no tempo? Caso queira conhecer um pouco mais sobre os caminhões que fizeram história no nosso país, nesse post aqui, apresentamos 4 modelos bastante conhecidos!

Bom, agora que você conheceu a secreta história dos caminhões antigos no Brasil que tal compartilhá-la em suas redes sociais e contar aos seus colegas de estrada onde tudo começou?

Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *