Dependendo do uso que se faz do caminhão, muda o tipo de desgaste ao qual o veículo estará submetido. Por exemplo: se você trafega em estradas mal conservadas, provavelmente terá mais problemas nos amortecedores e suspensão.

Há itens que se desgastam em quaisquer condições, mas podem ter sua vida útil reduzida devido às más condições das estradas e também por mau uso, como é o caso dos componentes de vidro.

O choque de pedras e outros pequenos detritos no para-brisa acabam prejudicar esta parte fundamental do seu veículo, influenciando sua visibilidade.

Os vidros de caminhão que se localizam nas portas também sofrem bastante desgaste, seja pela ação dos mesmos objetos que danificam o para-brisa ou pela trepidação.

Quer saber como aumentar a vida útil do para-brisa e qual o momento certo para trocá-lo? É só continuar a leitura!

O que estraga o para-brisa?

Antes de falarmos sobre como conservar melhor e quando trocar o para-brisa, é importante relembrar alguns dos fatores que podem reduzir a sua durabilidade. Conheça alguns deles:

  • Torções: A torção é uma das causas mais comuns de trincas no para-brisa.
  • Trincas por choque térmico: Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol e à chuva ou frio, caso aconteça choque térmico, ele pode trincar.
  • Granizo: a ocorrência de granizo é sempre um infortúnio na vida dos motoristas. Esse evento natural pode causar trincamentos nos vidros.
  • Palhetas: A falta de manutenção e/ou troca das palhetas também pode ser uma das causas de riscos no vidro devido ao seu ressecamento.
  • Pequenas pedras: em muitos casos, o desgaste do asfalto e mesmo do ambiente ao lado da estrada resulta em pequenas pedras e poeira que, em contato com o vidro do carro em movimento, podem danificar o para brisa.

O que fazer para conservar o para-brisa?

Para prolongar a vida útil dessa importante parte do caminhão, o cuidado mais importante é dirigir de forma cautelosa – a famosa direção defensiva. Evitar dirigir em alta velocidade e fazer movimentos bruscos pode ajudar muito.

Ser mais moderado no ar condicionado também é uma boa estratégia. Mude a temperatura de forma gradativa para evitar o choque térmico. Existem adesivos que auxiliam no controle térmico dentro do veículo.

Fazer a troca periódica das palhetas é, também, uma questão importante. Por ficarem expostos ao sol e chuva, podem sofrer ressecamento e riscar o vidro.

Recomenda-se, ainda, não acionar o limpador caso o vidro esteja seco. Renove, sempre que possível, o reservatório do limpador!

Quando trocar o para-brisa?

Quando alguma avaria ocorrer no para-brisa, mesmo as mais simples, a recomendação é de trocá-lo ou repará-lo, pois a tendência é piorar com o passar do tempo.

Vale lembrar que os motoristas que não mantém o para-brisa conservado e circulam com o item em condições precárias estão sujeitos à receber multas dos órgãos autuadores.

No caso de trincas, por exemplo, a multa é de R$ 127,69. Além disso, o motorista pode ter o veículo retido para a regularização e receber cinco pontos na carteira.

Por isso, para não ter que arcar com o conserto e com as punições legais ao mesmo tempo, é bom fazer a troca ou reparação assim que o problema aparece.

Qual a diferença entre troca e reparo do para-brisa?

Dependendo do tipo de trinca, não é necessário trocar todo o equipamento.

Assim que o vidro risca ou trinca, é importante protegê-lo contra umidade, oleosidade e poeira — existem películas auto-adesivas específicas para isso.

Um técnico especializado será capaz de te dizer se é possível apenas reparar ou se é necessário fazer a troca completa. Em geral, o reparo pode ser feito quando a trinca é pequena — menor que 10mm — e recente. A região do para-brisa onde ocorreu a avaria também é relevante.

Caso o conserto não seja uma opção, você precisará fazer a troca completa. É importante ter cuidado na compra: sempre busque itens originais. Caso contrário, você poderá ter ainda mais dor de cabeça.

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