Conduzir caminhões de dezenas de toneladas pelo Brasil afora, cortando as mais variadas estradas é o sonho de várias pessoas. Seja pelo prazer e liberdade ou, principalmente, por enxergar a atividade na cabine como uma ótima forma de sustento. Há também os que seguem o caminho trilhado pelo pai ou avô.
Mas como que um motorista de primeira viagem pode se tornar habilitado para dirigir um caminhão? No texto de hoje, veja quais são os passos para você que planeja mudar a categorias da sua carteira nacional de habilitação. Boa leitura!
Existem categorias específicas para os mais diversos tipos de veículos motorizados. De pequenos ciclomotores, que não ultrapassam os 50 cm³ e 50 km/h a até veículos enormes com mais de 6 toneladas de unidades acopladas.
Hoje, não falaremos sobre todas essas possibilidade de habilitação, focaremos nas categorias C e E, àquelas que permitem a condução de caminhões.
Como falado acima, se o seu objetivo é dirigir caminhões, as categorias procuradas deve ser a C ou a E, a depender do seu objetivo e tamanho do veículo (peso total, peso de carga transportada etc). Importante dizer que também existe a categoria D, que habilita motoristas para o transporte de mais de 8 pessoas, ou seja, é a categoria voltada para ônibus de vans.
Esta categoria engloba todos os veículos permitidos na categoria B (veículos de 4 rodas, para até 9 pessoas, incluindo o motorista e de até 3,5 tonelada) e também veículos de carga.
A categoria C permite a condução apenas de veículos não articulados e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
O principal exemplo são os caminhões, responsáveis pela maior parte do transporte de cargas nas rodovias brasileiras. Também é possível conduzir veículos com unidades acopladas, considerando o peso máximo de 6 toneladas.
A CNH da categoria E destina-se a veículos com unidades acopladas acima de 6 toneladas.
Como, por exemplo, carretas, caminhões de semirreboque articulados e até trailers. Além disso, é válida para todos os veículos das outras categorias.
Para que qualquer pessoa consiga a primeira CNH, é preciso realizar alguns procedimentos obrigatórios e preencher os requisitos determinados. Os candidatos devem ter CPF, carteira de identidade e serem alfabetizados.
Além disso, para as categorias C, os motoristas devem ter, pelo menos, 1 ano de habilitação na categoria B e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Já os que querem ser habilitados para a categoria E, devem ter pelo menos 21 anos e ser habilitado, há pelo menos 1 ano, nas categorias C ou D.
Com esses pré-requisitos atendidos, o candidato deve comparecer ao DETRAN da localidade em que mora e fazer uma inscrição, apresentando os documentos solicitados. Em seguida, deve ser paga uma taxa para confirmar a inscrição.
Os próximos passos são realizar os exames médicos e psicotécnicos agendados. Após a liberação dos resultados, o aluno estará apto a iniciar as aulas de legislação. Ao todo, são 20 horas-aula. Com a finalização desta etapa, é aplicado um teste de conhecimento.
Se aprovado nos exames e aulas teóricas de legislação, o aluno poderá ir para as aulas práticas. Também ao final das aulas práticas, será realizada a chamada “prova de rua”. É o teste prático de direção. Com a aprovação no teste, a pessoa já estará habilitada para dirigir e basta esperar a CNH provisória ser enviada para o seu endereço.
Lembrando que todo esse processo deve ser realizado em até 12 meses.
A AVEP Brasil é pioneira no segmento de proteção veicular para caminhões e, hoje, oferta diversos benefícios pensados na realidade do caminhoneiro. Se você está entrando para o mundo dos caminhões, saiba que uma boa proteção veicular é indispensável para rodar tranquilo pelas nossas estradas.
Para fazer uma simulação, clique AQUI e entre em contato com a nossa equipe. Até o próximo texto!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131