Blog Layout

Entenda porque a direção defensiva é tão importante para o caminhoneiro

AVEP Brasil • out. 17, 2017

Estar atento no trânsito é um requisito essencial para qualquer motorista, mas é especialmente importante para o caminhoneiro. Afinal, guiar esse tipo de veículo exige um cuidado muito maior e é por isso que a direção defensiva para caminhoneiros é tão importante.



Segundo a Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Trânsito, as principais causas de acidentes com caminhões são a velocidade incompatível com a via e a fadiga. A boa notícia é que isso pode ser evitado com a direção defensiva. E é por isso que o caminhoneiro deve optar por ela.


O que é a direção defensiva para caminhoneiros?


A direção defensiva nada mais é do que uma postura de conduzir qualquer veículo de forma consciente e responsável, dirigindo para garantir a própria segurança e também a segurança das outras pessoas ao redor, sejam elas passageiros, pedestres ou outros motoristas.


Praticar a direção defensiva não é nada difícil e, por isso, separamos 4 dicas para mostrar como você pode começar a praticá-la imediatamente. Vamos lá?


1. Antecipe o perigo


O motorista não precisa ser vidente para antecipar uma situação de risco a sua frente, basta ter atenção. Se houver carros trafegando em zigue-zague na pista, motoristas com comportamentos agressivos e até veículos com uma pane visível iminente, mantenha a distância.


Também evite brigas e confusões nas vias, especialmente dentro das cidades. Além de não valer a pena perder tempo com isso, nunca se sabe com que tipo de pessoa estamos lidando e, se for num bairro, se existem grupos que possam agir com violência adicional nestas situações.


2. Utilize todos os equipamentos de segurança


Os equipamentos de segurança devem ser utilizados sempre, pois prezam pela vida do motorista e também por todos ao seu redor. O cinto de segurança, por exemplo, não é útil apenas no caso de uma batida.


Se houver mudança de direção brusca e o condutor estiver sem o cinto, ele pode ser arremessado para o outro lado da cabine, o que dificulta manobrar o veículo e evitar um possível acidente.


3. Obedeça às leis de trânsito


As leis de trânsito foram criadas para proteger motoristas e passageiros, portanto, é preciso respeitá-las. Obedecer aos limites de velocidade, respeitar as placas e sinalizações e também as especificidades da via fazem parte da direção defensiva.


Essas regras podem ser usadas como o limite mínimo para garantir que você está fazendo a coisa certa, mesmo quando não há ninguém fiscalizando.


4. Respeite os limites do seu corpo


Como dissemos no começo do texto, a fadiga ainda continua sendo uma das principais causas de acidentes com caminhoneiros. Isso porque os limites do corpo, que deveriam ser postos em primeiro lugar, são os mais desrespeitados pela maioria.


Dirigir com sono, cansado ou tomar remédios e até drogas para poder continuar dirigindo é uma atitude perigosíssima tanto para o caminhoneiro, quanto para todas as outras pessoas nos veículos ao redor.


Portanto, uma das medidas fundamentais relacionadas à direção defensiva para caminhoneiros é respeitar os limites do seu corpo e garantir que você chegará bem ao seu destino, assim como todos com quem cruzar pelo caminho.


E, então? Você pratica a direção defensiva para caminhoneiros? Conte pra gente nos comentários!

Share by: