Blog Layout

Quais marcas de caminhão geram mais satisfação para os caminhoneiros?

AVEP Brasil • out. 05, 2019

Um bom profissional sabe exatamente como avaliar seu instrumento de trabalho — e com os motoristas não é diferente. Antes de decidir qual comprar, eles analisam a sua estrutura, o motor, complementos e sempre escolhem as marcas de caminhão que vão proporcionar o maior custo-benefício.


Mas você sabe quais são as marcas que geram mais satisfação para os caminhoneiros? O famoso T 133, por exemplo, foi lançado em 1991 pela Scania e chegou a vender 26.398 unidades até 1998. Tinha um motor com capacidade de 11 litros e 360 cv, e era de fácil mão de obra, com peças de reposição fáceis de serem encontradas.

Considerado o modelo mais comercializado da história da Scania, o veículo tornou-se o favorito dos motoristas por causa da sua força e conforto.


Quer conhecer outras marcas de caminhão que estão entre as preferidas pelos caminhoneiros e foram líderes de venda em 2019? Então continue lendo este post!



Principais marcas de caminhão



Abaixo, detalharemos os modelos mais de veículos pesados mais vendidos em 2019. Porém, antes é necessário falar sobre as marcas de caminhão que mais aparecem na lista. Afinal, tanto sucesso deve ter algum motivo específico.


Três nomes se destacam, além de sempre aparecerem quando o assunto é caminhão: Volvo, Scania e Mercedes.



Volvo



A Volvo é uma organização fabricante de veículos, entre eles, caminhões pesados. Surgiu em 1927 e teve seu primeiro caminhão fabricado logo em 1928.



Com o passar dos anos, conquistou o título de maior produtora de caminhões de carga pesada na Europa. A empresa é sueca.



Scania



Também da Suécia, a Scania está entre as principais fabricantes de caminhões, ônibus e motores a diesel em todo o mundo. Foi fundada em 1891 e, atualmente, atua na Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania. Seu principal objetivo com caminhões é a otimização de negócios.



Mercedes-Benz



Velha conhecida da Fórmula 1, a Mercedes já atua há mais de 60 anos no mercado brasileiro de caminhões, tornando-se referência no segmento. Criada em 924, por meio de uma fusão entre duas organizações, sua origem é alemã.



De acordo com a Agência Transporta Brasil, até 31 de agosto de 2019, foram emplacados aproximadamente 65 mil caminhões em todo o país. Bastante coisa, não é mesmo? Então, está na hora de saber quais se tornaram os queridinhos nas rodovias brasileiras e estão circulando por aí em 2020.


Principais modelos vendidos em 2019



1 - Volvo FH 540



Outro campeão de vendas foi o FH 540, com 2.008 unidades comercializadas no ano passado. Segundo a representante, o veículo proporciona segurança, conforto e economia. Seu motor tem capacidade para 13 litros, que gera 540 cv e torque de 265 kgfm de 1.050 a 1.450 rpm. Além disso, vem com câmbio I-Shift.



2 - Scania R450



Faz parte da nova linha de caminhões da Scania e já aparece entre os modelos mais vendidos. Tudo isso devido às várias adaptações e tecnologias inseridas no veículo, tais como: cabines novas, soluções de design para mais conforto e visibilidade, motor econômico com tecnologia XPI. 



Além dos seguintes dados que atraem qualquer caminhoneiro: motor DC13, de 13 litros de 450 cv a 1.900 rpm e torque de 240 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm.



3 - Volvo FH 460



Recomendado para longas distâncias, conta com motor de 460 cv e torque de 235 kgfm de 1.000 a 1.400 rpm. Tem capacidade para cem toneladas e configuração de 4×2 até 8×4. Sua suspensão é metálica ou pneumática. 



4 - Mercedes-Benz Actros 2651



Equipado com cabine MegaSpace Segurança, o modelo permite acompanhar a performance na direção e melhor a média de consumo de combustível, tudo isso por meio de um painel de instrumentos. 



O veículo conta com motor Mercedes OM-460 LA de 13 litros, sendo potência de 510 cv a 1.800 rpm e torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm. Além da transmissão automatizada de 12 marchas, nomeada PowerShift.



5 - DAF XF 105



Neste veículo, o motor mais comum é o PaccarMX 13, de 13 litros e 6 cilindros em linha, de 510 cv de 1.500 a 1.900 rpm de potência e 255 mkgf de 1.050 a 1.410 rpm de torque.

O caminhão conta ainda com suspensão automática, ar-condicionado, controle automático de temperatura e outras novidades de estrutura.



6 - Scania R500



Também faz parte da nova geração de produtos da Scania, compartilhando o mesmo motor e configurações de cabine da linha. Neste caso, ele é ainda mais potente e adaptável que o modelo R450. Tem sido destaque para transportes de cargas do setor de agronegócio.


7 - Mercedes-Benz Axor 2544



Desde o lançamento deste modelo em 2005, várias alterações foram realizadas para melhorar o desempenho do veículo. As mudanças fazem com que ele esteja entre os mais vendidos, representando a marca de caminhão Mercedes-Benz.



Seus dados mais importantes são o motor OM-457 LA de 6 cilindros, com desenvolvimento de 439 cv a 1.900 rpm, sendo o torque de 224 mkgf a 1.110 rpm. Em 2018, o espaço a bordo da cabine foi aumentado devido à mudança do túnel do motor rebaixado.



  1. Mercedes-Benz Axor 2546



Mais um Mercedes-Benz para a lista! Apesar de estar abaixo do modelo mencionado anteriormente, entre janeiro e agosto de 2019 o Axor 2546 teve mais de mil unidades emplacadas. Isso se deve ao fato de que o caminhão tem sido bastante utilizado para indústria e agronegócio.



Como descobrir as marcas de caminhão que geram mais satisfação



Cada irmão de estrada pode ter sua marca de caminhão favorita ou até mesmo seu modelo dos sonhos. Portanto, as marcas de caminhão que geram mais satisfação podem ser descobertas por meio das preferências individuais ou de dados e análises profissionais do segmento de veículos. Na maioria das vezes, os rankings são divulgados anualmente.



O mais importante para os caminhoneiros é que o caminhão esteja em boas condições para executar suas funções, sem ficar na mão durante uma viagem. 


Além disso, o reconhecimento das marcas de caminhão no mercado são um ótimo guia na hora de trocar o veículo ou entrar para o ramo com uma nova aquisição. Pesquisar e conversar com os colegas de profissão também podem ajudar você a chegar ao veículo ideal.


Quer saber mais sobre os modelos favoritos dos caminhoneiros? Então siga-nos nas redes sociais e conheça tudo sobre as marcas de caminhão líderes do mercado! Estamos no Facebook e Instagram!

Share by: