Blog Layout

Conheça os melhores cursos para quem é caminhoneiro profissional

AVEP Brasil • dez. 07, 2017

profissão de caminhoneiro está cada dia mais moderna e passando por mudanças constantes. Por isso, para acompanhar o progresso e garantir sempre as melhores oportunidades na área, é importante investir em cursos para caminhoneiro profissional.



Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o número de caminhoneiros autônomos no Brasil passa dos 550 mil, sem contar aqueles que trabalham para transportadoras. Com tantos profissionais no mercado, para se destacar é preciso ter as capacitações certas.


Cursos para caminhoneiro profissional


Selecionamos os cinco principais cursos em que um caminhoneiro deve investir para sair na frente, seja na hora de conseguir um frete, seja para conquistar aquela vaga promissora na empresa.

Os cursos atendem a áreas amplas do transporte e podem ajudar a impulsionar a carreira do caminhoneiro. Vamos lá?


1. Transporte de cargas perigosas


Os cursos para transporte de produtos perigosos (MOPP) representam um grande diferencial na carreira do caminhoneiro. Além de fornecerem todo o treinamento necessário para lidar com esse tipo de carga, o transporte desses produtos costuma pagar mais justamente pela necessidade de cuidados e treinamentos especiais.

Para realizá-lo é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre B e E.


2. Direção defensiva


direção defensiva está em alta e pode ser o diferencial que fará você ser contratado por uma empresa. Esse curso visa diminuir os riscos do dia a dia na estrada por meio de técnicas de direção que diminuem o perigo em incidentes e situações de risco.


Além disso, esse curso costuma ser bastante procurado pelas empresas, pois acaba acarretando diminuição significativa nos custos operacionais, como o gasto com combustíveis.


3. Manutenção e segurança


O curso de manutenção e segurança também é importante, mesmo para aqueles caminhoneiros que já têm bastante domínio sobre a mecânica do caminhão. Além de ensinar mais sobre a manutenção, o curso também ensina técnicas de segurança.


Em outras palavras, o motorista estará muito mais preparado para avaliar se vale o risco de uma manutenção provisória ou se é preciso chamar a ajuda de um profissional.


4. Transporte coletivo


Para quem pretende contar com diversas habilidades no currículo, o curso de transporte coletivo de passageiros pode ser uma boa opção. Atualmente, no Brasil, para realizar qualquer atividade remunerada de transporte de passageiros é preciso ter a certificação.


Assim, se você quiser investir em uma formação complementar que pode trazer novas oportunidades de trabalho, esse é um bom curso.


5. Gerenciamento de riscos


Os cursos de gerenciamento de riscos para caminhoneiros estão sendo muito procurados pelas transportadoras. A ideia é que o motorista seja capaz de identificar riscos no transporte de cargas e/ou passageiros que possam estar sendo negligenciados pela gestão da frota.


Dessa forma, o motorista vira também mais um “fiscal” que pode evitar riscos e incidentes desnecessários com os veículos da frota.


Onde fazer os cursos


A boa notícia é que grande parte desses cursos é oferecida gratuitamente ou a preços populares pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Basta conferir a página do serviço e se inscrever.


E aí, já escolheu os seus cursos para caminhoneiro profissional? Aproveite e conheça mais sobre os principais cuidados e certificados necessários para o transporte de cargas perigosas.

Share by: