Cuidar do motor de caminhão é essencial para quem tem esse veículo como fonte de renda, não é mesmo? Ele, que é tido como o coração do caminhão, precisa de cuidados e muita atenção para que mantenha sua vida útil, diminua o risco de acidentes e você faça uma viagem mais tranquila.

E o melhor: ao cuidar bem do motor do seu caminhão, você ainda reduz os custos! Quem não quer isso? Então, se você quer saber o que pode fazer para manter a saúde do seu veículo em dia e evitar precisar pagar caro na hora que o problema como o motor for irreversível, continue a leitura!

No post de hoje trazemos 7 dicas para você cuidar bem do motor do seu caminhão. Confira!

7 dicas essenciais para cuidar do motor de caminhão

1. Fique atento ao óleo do motor 

Trocar o óleo parece ser algo tão comum, mas exatamente por isso ele é o primeiro item da nossa lista. Na correria do dia a dia e a rotina de viagens pode fazer com que esse simples cuidado passe em branco e você deixe escapar essa manutenção. 

De tempos em tempos confira o nível da vareta do óleo, avalie se ela possui manchas, borras ou resíduos metálicos e sempre siga os prazos do fabricante para a troca.

2. Cheque os filtros de óleo 

Dando continuidade ao primeiro item, a nossa segunda dica é sobre a verificação dos filtros de óleo. No Brasil, o diesel possui uma alta taxa de enxofre que prejudica o motor de caminhão e pode, inclusive, carbonizar os seus anéis. 

Por este motivo, estar atento à manutenção do filtro de óleo é essencial! Esse item segura o enxofre e isso faz com que ele precise ser trocado de tempos em tempos. Fique atento ao manual do seu veículo e aos prazos corretos para realizar a sua troca.

3. Mantenha sempre o tanque cheio 

A falta de combustível pode fazer mais do que somente te deixar na mão na estrada ou atrapalhar o seu desempenho em uma viagem. Como o diesel brasileiro possui alta taxa de enxofre e uma grande concentração de impurezas, deixar o caminhão com pouco combustível significa aumentar a quantidade de sujeira por metro cúbico de litro

Isso faz com que a chance dessas partículas passarem pelo filtro e danificarem o motor seja ainda maior. Então, nunca deixe o tanque chegar quase na reserva e lembre-se sempre de abastecer em postos de confiança.

4. Preste atenção aos sinais 

O seu caminhão te indica quando algo não está certo ou o motor precisa de alguma manutenção. Então, fique atento! Avalie como anda o consumo de óleo e combustível, se há excesso de fumaça saindo do escapamento, perda de potência ou barulhos estranhos. 

5. Fique de olho na temperatura 

É importante que a temperatura do motor de caminhão mantenha sempre um equilíbrio e evite oscilações. Quando ocorrem aumentos ou baixas constantes, isso é sinal de que há algo de errado que pode afetar o seu funcionamento. Então, é necessário identificar a sua causa e realizar a manutenção. Pode ser algum problema com:

  • válvula termostática;
  • bomba de água;
  • radiador;
  • líquido de arrefecimento;
  • óleo lubrificante;
  • sensor de temperatura.

6. Nunca se esqueça do manual 

O fabricante do seu caminhão é quem mais entende do seu veículo, então, na hora do aperto, tenha sempre o manual do seu caminhão por perto para que você possa consultá-lo. Ele também é um grande aliado para o seu mecânico, já que dúvidas podem sempre surgir, não é mesmo?

7. Tenha cuidado com os purificadores de ar 

Durante os longos percursos na estrada o caminhão enfrenta muita sujeira: estradas de terra, engarrafamentos na cidade, buracos etc. E, todas essas partículas são aspiradas pelo motor do caminhão se você não tomar os cuidados corretos. 

Então, ao final de cada viagem, limpe seus purificadores de ar. Retire-os e bata levemente a parte de borracha no chão para que ele solte o barro e outras sujeiras acumuladas.

Além de seguir as nossas dicas, outra importante etapa que todo dono de caminhão deve seguir é realizar a manutenção preventiva do veículo. Segundo estudo do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), elas ajudam a reduzir entre 30% e 40% os custos com reparos. 

Mas, mais do que isso, cuidar da saúde do motor de caminhão ajuda a diminuir acidentes e evitar riscos desnecessários. Isso porque essas pequenas atitudes garantem a qualidade da mecânica do veículo e que seus itens de segurança estejam funcionando perfeitamente.

Se você gostou deste conteúdo, então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! E, se quiser receber mais informações sobre cuidados com seu caminhão, não deixe de assinar a nossa newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *