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Quais são os riscos de rodar com excesso de carga?

AVEP Brasil • 23 de novembro de 2021

É de amplo conhecimento que rodar com excesso de carga é algo completamente prejudicial, seja para os caminhoneiros, para outros motoristas e até mesmo para pedestres. 


No entanto, alguns caminhoneiros ainda insistem em praticar tal ação, seja para ganhar mais dinheiro em uma entrega ou para encurtar o tempo de trabalho. As consequências podem ser bem graves, o que exclui todos os “benefícios” do excesso de carga.


Quer saber quais são os reais riscos de rodar com uma carga acima do peso exigido. Neste artigo, nós apresentamos 7. Lembre-se: a sua vida e a de outros deve estar sempre em primeiro lugar! Vamos lá?

Quais são os reais riscos de rodar com excesso de carga?

Abaixo, nós listamos os 7 principais riscos e também porque devem ser evitados. Continue a leitura até o final e não deixe de conferir cada tópico!

1. Multas e infrações de trânsito

O DETRAN coloca um time especial espalhado pelas estradas do Brasil para averiguar o excesso de carga em cada caminhão. E, claro, se alguma irregularidade for averiguada as multas e infrações serão aplicadas de maneira justa.


De acordo com o artigo 231, inciso V, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é aplicada uma multa de R$ 130,16 caso o excesso seja detectado. Além de apreensão do caminhão. No entanto, o valor da multa pode aumentar de acordo com o peso excedido, ficando em:



  • até 600 kg de excesso — R$ 5,32;
  • a partir de 601 Kg até 800 Kg — R$ 10,64;
  • a partir de 801 Kg até 1.000 Kg — R$ 21,64;
  • a partir de 1001 Kg até 3.000 Kg — R$ 31,92;
  • a partir de 3.001 Kg até 5.000 Kg — R$ 42,56;
  • 5.000 Kg ou mais — R$ 53,20.

2. Deixam as rodovias em situações impróprias

Todo bom caminhoneiro sabe que o veículo pode impactar nas estradas e rodovias do Brasil. Por serem veículo que pesam toneladas, é inegável que, com o tempo, esses espaços sofrerão danos -- por isso precisam ser reformadas continuamente.


Quando um caminhoneiro aceita fazer uma entrega que excede o peso ideal, faz com que as estradas sofram ainda mais danos, resultando em buracos e rachaduras. Consequentemente, prejudica o trânsito de outros veículos, desde o mais leve até o mais pesado.


Para somar, fazem com que o próprio caminhão seja prejudicado, principalmente com um desgaste mais rápido dos pneus -- o que resulta em um maior valor de conserto.

3. Diminui o tempo de resposta do caminhão

Por mais que um bom motorista pesquise antes de pegar estrada as condições da mesma, imprevistos podem acontecer. Desde uma árvore que pode tombar até um animal parado na estrada.


Quando algo dessa natureza ocorre, é preciso frear o veículo no mesmo instante. Quando está com excesso de carga, o tempo de resposta diminui, ou seja, o freamento total que deveria levar um certo tempo, leva ainda mais.


O mesmo ocorre com os motoristas que precisam apenas desviar de um obstáculo. Com o excesso, novamente, esse tempo de resposta pode não ser hábil. As consequências podem ser fatais.

4. Aumenta o valor total do combustível

Nos tempos atuais, com a gasolina tão alta, é importante aplicar as melhores dicas para que o gasto extra com combustível seja o mínimo possível. O exato contrário acontece quando há um excesso de carga.


Com o peso superior, o veículo precisará realizar maiores rotações, ultrapassando a faixa ideal de eficiência energética recomendada. Para forçar a sua locomoção, mais combustível é gasto.


O prejuízo final fica ainda maior, fazendo com que o lucro pela viagem seja baixo.

5. Aumenta o risco de tombamento

Um dos maiores medos dos caminhoneiros é sofrer tombamentos na estrada. Além de prejudicar o veículo, pode causar acidentes fatais e perda total da carga transportada.


Em grande parte dos acidentes dessa natureza os caminhões estão com excesso de carga. Isso ocorre porque o peso superior não é compatível com a potência do veículo, que, ao realizar curvas ou desviar de obstáculos, não consegue suportá-lo.


Também é aconselhável considerar o número de eixos, a distância entre eles e o centro de gravidade do caminhão.

6. Piora a fluidez do trânsito

É fato: todo motorista de veículos menores fazem o máximo para desviar de caminhões, não é mesmo? Isso porque, por já serem pesados, prejudica quem deseja aumentar a velocidade nas estradas que permitem esse tipo de ação.


Quando o veículo excede o peso permitido, esse problema se multiplica. O trânsito pode ficar parado e causar diversas confusões. 

7. Emite mais gases poluentes no ar

Qualquer veículo emite gases poluentes no ar, principalmente por conta da gasolina. Mas, justamente por precisar de mais combustível, um veículo com excesso de peso aumenta ainda mais esse índice.


O que prejudica, diretamente, o nosso meio ambiente. É papel de todos os motoristas observar para que isso não aconteça, seja conferindo a qualidade da gasolina, do óleo, do motor e, claro, da carga permitida de acordo com o veículo.


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