As fake news são descritas como um mal na sociedade atual. Apenas com um compartilhamento simples de mensagens, inverdades são espalhadas ao redor do Brasil, de Norte a Sul. Neste artigo, caminhoneiro, saiba como evitá-la.
As fake news ganharam bastante destaque durante as eleições presidenciais desde 2018, mas o fato é que elas estão entre nós antes mesmo do surgimento da internet. Apesar de parecer uma ação simples, pode causar efeitos enormes não somente na política, mas na sociedade como um todo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky,
62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news. Ou seja, mais da metade da população. Esse número é assustador e precisa mudar.
Quer entender um pouco mais sobre o que é fake news e o que fazer antes de compartilhar qualquer mensagem, caminhoneiro? Então você está lendo o artigo correto! Continue até o final para saber mais.
Em português literal o termo significa “notícias falsas”. E esse é o principal objetivo das fake news: espalhar a desinformação. E ela pode ocorrer de diversas formas: a manipulação de um áudio e/ou vídeo; invenção de frases que nunca foram faladas por uma determinada pessoa; e muito mais.
De maneira geral, são utilizadas para desmoralizar uma pessoa e aumentar a popularidade de outra. Utilizando de artifícios que enganam os leitores, as fake news são compartilhadas sem grandes problemas, seja pelo
WhatsApp ou Facebook — onde ocorrem com maior frequência.
Ao entrar no debate público, podem causar um verdadeiro alvoroço e mudar a percepção sobre um determinado indivíduo. Por isso é tão importante ficar atento, afinal, ninguém quer ser enganado, não é mesmo?
Nós sabemos que os caminhoneiros servem como o esqueleto do nosso país. Com essa profissão, milhares de varejos — de segmentos distintos — são abastecidos diariamente. Dessa forma, qualquer impacto na rotina de trabalho impacta, diretamente, o Brasil inteiro.
Nós estamos vivendo um período econômico muito instável, o que faz com que o preço da gasolina ou até mesmo dos automóveis em si tenham um aumento não vivenciado na última década.
Com isso, um verdadeiro clima tenso toma todo o país. Os caminhoneiros costumam se comunicar pelo WhatsApp ou grupos no Facebook, nesses espaços diversas informações são compartilhadas. Umas verdadeiras, outras falsas.
Recentemente, houveram pedidos de protestos mobilizados por “personalidades da mídia” que nunca foram oficializados ou apoiados pelos próprios caminhoneiros, por exemplo.
A fake news, então, atua como um meio de deslegitimar ou até mesmo causar confusão. Você, caminhoneiro, precisa fazer a sua parte para não compartilhar informações falsas e alergar os outros colegas sobre a atividade ilegal.
Existem algumas dicas práticas para quem deseja abolir as fake news da rotina. O mais importante é checar as informações, se preciso mais de uma vez. Com isso conseguimos ter um país embasado na verdade.
Veja abaixo quais são as 5 principais dicas para escapar da fake news:
Ao se deparar ou receber uma notícia, verifique sempre o local onde ela foi publicada. Confira a URL e veja se é um veículo já conhecido. Nos últimos anos uma série de sites foram criados exclusivamente para a propagação de fake news.
Um erro muito comum que cometemos ao receber notícias nas redes sociais é ler apenas os títulos, sem nos aprofundarmos no conteúdo que aquela notícia tenta passar. Se a matéria ou notícia conter informações incompletas ou tendenciosas, desconfie.
Podemos e devemos usar a internet a nosso favor. Uma dica para saber se uma notícia é falsa ou não é pesquisar a informação em ferramentas de buscas. Se a notícia for verdadeira, uma série de notícias iguais de outros veículos vão aparecer nos resultados, se não for, você logo irá descobrir e pode até encontrar alguma agência de checagem que já conferiu aquela informação por você.
Quem assina a matéria? É um jornalista ou personalidade conhecida? Veja se essa pessoa realmente existe e se tem um histórico idôneo. Criar usuários falsos para pessoas que não existem na vida real é outra estratégia dos propagadores de fake news.
Fazer a divulgação de matérias antigas ou desatualizadas é também uma estratégia muito utilizada por quem quer causar desinformação. Verifique sempre a data de publicação e veja se não há desdobramentos ou atualização da notícia.
Com isso, cada caminhoneiro faz a sua parte e faz com que as fake news não sejam levadas junto com a carga do caminhão. Espalhar a verdade é um dever de todo cidadão brasileiro.
Gostou de descobrir como evitar as fake news? Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131