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Conceitos básicos de marketing digital que todo consultor de vendas deve conhecer

AVEP Brasil • 29 de novembro de 2021

Neste artigo, confira quais são os conceitos básicos de marketing digital que todo consultor de vendas deve conhecer!


Você já parou para pensar no poder do
marketing digital para vender ainda mais como consultor? Com a transformação digital batendo na porta de qualquer negócio — independente do seu segmento — utilizar os canais sociais online virou uma obrigação. Isso mesmo!


As empresas que não aproveitam as oportunidades oriundas principalmente das redes sociais, estão perdendo vendas e a possibilidade de atrair novos clientes. 


Todo o conjunto de práticas e estratégias digitais podem ser definidas como o marketing digital para negócios — mas falaremos melhor sobre mais à frente.


Por mais que a ideia de levar os empreendimentos para o digital esteja bem difundida aqui no Brasil, é fato que alguns ainda possuem dúvidas e dificuldades — o que é extremamente normal.


Para auxiliar você nessa jornada, preparamos um artigo exclusivo explicando um pouco mais sobre marketing digital para vender ainda mais como consultor e também demonstrando as vantagens. Para descobrir, basta continuar a leitura!

Primeiro de tudo: o que é Marketing Digital?

O Marketing tradicional — que utiliza de ferramentas não digitais — está difundindo na nossa sociedade há séculos. Por mais que o termo não existisse em tempos remotos, quando negócios anunciavam seus serviços em folhetos ou até mesmo em praça pública, estavam fazendo marketing.


Tudo mudou com a chegada da internet. Essa nova ferramenta diminuiu, de forma não literal, a distância entre as pessoas, o que aumentou, consequentemente, a possibilidade de escalar a divulgação dos produtos e serviços.


É aqui que entra o Marketing Digital para negócios, que pode ser definido como:
um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.


Nos dias atuais, as principais formas de um negócio realizar marketing digital é por meio de:



  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.


O conjunto dessas estratégias podem ser difundidas no Inbound Marketing. Sua definição é: uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.


A sua diferença para o Outbound Marketing é que esse utiliza de estratégias offline para trazer consumidores, como outdoors, publicidade em meios físicos, eventos presenciais e prospecção direta pelo time de vendas.

Quais são as vantagens do Marketing Digital para os consultores?

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital na essência, confira quais são as suas vantagens para os consultores que desejam utilizar dessas ferramentas para atrair ainda mais associados:

É muito mais fácil atingir novos públicos

As possibilidades proporcionadas pela web são inúmeras, assim como o novo número de clientes que podem ser alcançados com as estratégias de marketing digital para negócios. Utilizando de ferramentas essenciais e uma boa construção de conteúdos, novos potenciais leads podem engajar com seus serviços. O que também proporciona maiores vendas.

É descomplicado

Essa dica é bastante valiosa para os empreendimentos que estão iniciando. Com poucas ferramentas, acesso à internet e bastante criatividade, o marketing pode ser efetivado. Um bom passo inicial é criar perfis nas principais redes sociais e usá-las como vitrine.


Se você tiver a oportunidade de contratar novos colaboradores, faça questão de ter um tom de voz único para todas as abordagens. Isso fará com que o público tenha um reconhecimento ainda maior com a marca.

Maior possibilidade de segmentar o público

O bom de utilizar de marketing de conteúdos (que permite a inserção de formulários) é que você consegue segmentar o público que está chegando. As possibilidades são infinitas: nesses formulários, podem estar inseridas informações de contato, da empresa, qual a posição de cargo e também a possibilidade de continuar engajamento pelo e-mail.


Tudo isso, obviamente, precisa passar uma concessão do usuário, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD.

Como aplicar o Marketing Digital hoje?

Confira as 3 principais dicas:

Estudo bastante o seu mercado e concorrentes

Veja o que eles estão falando e também quais são as suas estratégias no mundo online. A intenção não é copiar, mas, sim, estar à frente.

Conheça o seu público-alvo

Toda a comunicação do marketing digital para negócios precisa estar difundida naquilo que o seu público-alvo deseja consumir. Não adianta criar conteúdos para “A” se o público consome “B”. Uma boa estratégia é montar uma persona, que dá conta de informações físicas e ideológicas do seu público.

Aposte nas redes sociais e também em um bom conteúdo

O lado positivo das redes sociais é que elas são fáceis de serem manuseadas e possuem um enorme alcance. O marketing de conteúdo pode servir como um aliado. Ao apostar na estratégia, você consegue dizer ao público que você é especialista em um determinado segmento.


Gostou de conferir os principais conceitos básicos de marketing digital que todo consultor de vendas deve conhecer? Que tal transformar a vida de novos colegas de estrada sendo um consultor?
Saiba como ser um consultor empreendedor AVEP. Esteja sempre à frente!

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