Pneus: entenda o que significam as letras e palavras escritas nele

AVEP Brasil • 7 de junho de 2021

Além da sua função básica de fazer com que os veículos percorram estrada afora, os pneus podem ser um verdadeiro mundo de conhecimentos. Assim, se você possui um carro ou até trabalha utilizando um caminhão, é preciso entender o que significa as letras e palavras escritas nele.


Você já parou para notar esse detalhe? É padrão que os pneus venham com seis terminologias, que são representadas por números e letras distintas. Elas são, respectivamente:


  1. largura do pneu (em milímetros);
  2. altura do pneu;
  3. construção radial;
  4. diâmetro do aro (em polegadas);
  5. índice de carga;
  6. índice de velocidade.


Nesse texto nós falaremos um pouco sobre cada uma, demonstrando exemplos. Mas já é preciso adiantar que, ao escolher um determinado pneu, você pode estar economizando com futuros ajustes do seu carro.


Se você quer saber ainda mais sobre os aspectos citados e porque é tão importante estar ligado às informações, está no lugar correto! Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que significa cada letra do pneu?

Essas letras descritas acima descrevem quais são as as medidas mínimas e máximas recomendadas pela montadora. Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Esse peso é descrito em quilogramas.


Vamos trazer como exemplo o pneu da
Yokohama BLUEARTH AE-01 – 195/55R15 85H. Veja na prática o que cada denominação significa:


  • 195: indica a largura da banda de rodagem (em milímetros), ou seja, à parte do pneu que toca o chão;
  • 55: chamado de perfil, significa a altura do pneu.  A altura representa 70% da largura de 195mm;
  • R: indica o tipo de construção do pneu. Neste caso, como a letra R está escrita, o pneu é de construção radial;
  • 15: indica o aro do pneu, em polegadas;
  • 85: é o índice de carga. O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg;
  • H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.

Como saber qual a velocidade máxima que o pneu suporta?

Para saber de fato qual o Índice de velocidade do pneu é preciso saber qual letra aparece ao final. No caso do pneu de exemplo do artigo, aparece a letra H. Dessa forma, o índice máximo de velocidade do BLUEARTH AE-01 é 210 km/h.


Confira abaixo uma tabela que descreve as letras mais comuns de aparecerem nos pneus que rodam Brasil afora:

Fonte: Uniroyal

Índice de carga máxima suportada pelo pneu do carro

O código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas por seu fabricante. Essa carga é medida em quilogramas. No nosso exemplo, seria 85= 515 kg.

Os índices de velocidade estão relacionados apenas com a velocidade?

Na verdade, não. Está mais relacionado com o conforto em viagem, tração, desgaste de relevo e desempenho em curva


Uma classificação de velocidade superior geralmente oferece melhor aderência e capacidade de travagem, mas poderá significar uma vida de relevo inferior ou reduzido desempenho em climas mais frios. 


É por essa causa que os pneus classificados de V, Z, W e Y são normalmente mais adequados para veículos de alto desempenho em climas mais amenos. 


Se esse for o seu caso, você pode optar por um índice de velocidade superior, resultando em um desempenho melhor. No entanto, você não pode diminuir sem reduzir a velocidade máxima do veículo para a velocidade do índice inferior escolhido.

É recomendado misturar índices de velocidade nos pneus dos meus veículos?

Caso você precise, por algum motivo, misturar classificações de velocidade, algo que não recomendamos, certifique-se de que os pneus com classificação mais baixa estão à frente, independentemente do seu veículo ser de tração dianteira, traseira, ou às 4 rodas. 


Isso serve, principalmente, para evitar potenciais cenários de sobreviragem. Tenha em mente que todos os pneus deverão ser adequados para o veículo, e que não deve conduzir a uma velocidade superior à da classificação mais baixa de todos os pneus equipados.


O recomendado é que você utilize sempre o mesmo tamanho e tipo de pneu, com as mesmas classificações de velocidade, para todos os pneus equipados.

E a etiqueta do Inmetro no pneu? Qual a sua utilidade?

Você já deve ter percebido a etiqueta do Inmetro em eletrodomésticos (como nas geladeiras), correto? Ela serve para medir a quantidade de energia necessária para o aparelho funcionar. Quanto mais próximo do A, maior a sua economia.


O caso dos pneus é bem semelhante. No caso,
quanto mais próximo do A maior é a aderência do pneu ao solo. Ou seja, nos dias chuvosos o pneu terá menor chance de escorregar e causar acidentes.


Se por um acaso você encontrar um pneu bem barato, com a letra E ou F do Inmetro, desconfie. Esses pneus possuem pouquíssimo atrito com o chão, o que traz maior probabilidade de escorregamentos. Esse tipo de pneu é recomendado apenas para carros de corrida.


A tabela segue de A até G. No uso comum de caminhoneiros,
o recomendado são aqueles pneus classificados com os níveis A, B e C. Eles possuem um bom atrito ao entrar em contato com o solo e também auxiliam na economia do combustível.


Gostou de conferir um pouco mais sobre as letras e palavras escritas nos pneus? As suas dúvidas foram sanadas? Não deixe de comentar abaixo caso tenha ficado qualquer indagação.


Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!