2021 já está no fim. O que significa capturar as melhores retrospectivas de diversos segmentos. A AVEP, claro, não iria perder a oportunidade de apresentar quais foram os carros mais vendidos no Brasil esse ano.
A lista é baseada no número de emplacamentos. Ou seja, a soma é realizada não apenas no número de carros produzidos, mas quantos foram de fato comercializados. Quer saber quais são? Basta seguir a lista até o final!
Quando foi lançada, no final de 2019, como modelo 2020, a nova geração do Onix – então tratado como Novo Onix – chegou com a missão nada fácil de substituir o modelo que, há tempos, ocupava a posição de mais vendido do país, em seu segmento, o dos hatches compactos, e em termos totais.
Para isso, a General Motors apresentou um carro inteiramente novo – em termos de design, mecânica e recursos tecnológicos, utilizando uma plataforma chamada GEM (Global Emerging Markets), criada especificamente para os chamados mercados emergentes.
A receita deu certo e, hoje, o modelo segue como um dos mais vendidos no Brasil – chegando a ocupar a liderança do mercado até o momento em que sua produção precisou ser suspensa, durante alguns meses de 2021, por falta de componentes eletrônicos, em parte em decorrência dos efeitos da Covid-19 na produção industrial.
Lançada no mercado automotivo brasileiro em 1998, a picape Fiat Strada já é bem conhecida no País, mas suas principais novidades são mais recentes.
No lançamento de sua segunda geração, em abril de 2020, a picape incorporou versões com cabine dupla, quatro portas, cinco lugares e bastante tecnologia que a colocou rapidamente entre as líderes de venda.
Para 2022, a Strada é oferecida em cinco versões: Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2022, Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2022, Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2022, Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022 e Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022.
Todas essas variantes da picape foram produzidas a partir da nova plataforma MPP e são equipadas com controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
O Onix Plus 2022 faz parte da família Onix, que é dona de um grande sucesso no mercado brasileiro.
Eles são os mais vendidos em suas respectivas categorias e o Onix é um dos mais emplacado do país. Agora, para vender ainda mais e seduzir consumidores de carros mais caros, a marca lança o novo Chevrolet Onix Plus 2022.
Ao contrário do que você possa imaginar, o Onix Plus não é qualquer versão superior do Onix hatch. Este modelo agora é o sucessor do Prisma, que segue sendo vendido com sua antiga geração na versão de entrada Joy.
Além do novo nome, ele é um carro totalmente novo e não compartilha quase nada com sua antiga geração. Recebeu um visual mais agressivo, ficou bem maior, recebeu equipamentos inéditos e tem até um motor turbo de três cilindros.
Lançado em 1980, como herdeiro do icônico Fusca, a partir de 1990 o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil durante 25 anos, perdendo o posto de preferido nacional para o Chevrolet Onix.
Ao longo desse tempo, o carro colecionou recordes: foi o primeiro modelo nacional a ultrapassar as 6 milhões de unidades produzidas e, também, o primeiro a ter mais de 1 milhão de exemplares exportados.
Desde seu nascimento, o Gol passou por três gerações mais distintas – começando na “quadrada”,passando pela “bolinha” e chegando à base atual, baseada na estrutura do irmão Polo, do início do século XXI.
A geração atual, lançada em 2008, já foi reestilizada três vezes, em 2012, 2016 e 2018 e, hoje, o carro é o modelo de entrada da linha VW no Brasil, abaixo do irmão Fox e, até o início de 2021, do up! – que saiu de linha.
O Fiat Argo 2022 liderou em alguns meses de 2021 o ranking de emplacamentos no Brasil. Mesmo sem nenhuma grande novidade – ainda não foi nessa safra que o Argo recebeu o aclamado motor turbo 1.0 de 130 cavalos da Stellantis que estreou no Pulse –, o hatch compacto lançado em 2017 caiu de vez na graça do público consumidor.
E de um espectro grande desse público, já que o Argo tem sete versões e três opções de motorização: Argo 1.0; Drive 1.0 Flex; S-Design 1.0; S-Design 1.3; Trekking 1.3; Trekking 1.8; e HGT 1.8.
Com isso, seus preços começam em R$ 62,7 mil na versão mais básica e podem passar dos R$ 100 mil na mais equipada com motor 1.8.
O Hyundai Creta estreou no Brasil em novembro de 2016 no Salão do Automóvel de São Paulo, com início das vendas em janeiro do ano seguinte. É um dos principais e mais vendidos SUVs compactos no mercado nacional.
O Creta foi o primeiro modelo da categoria a trazer bancos dianteiros com ventilação.
Com um design renovado e uma grade frontal exclusiva para o Brasil, o Creta 2022 chegou com um visual polêmico que tem agradado uns e outros nem tanto. O que certamente deve satisfazer os novos compradores é a chegada do novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que traz mais economia e eficiência para o Creta.
O SUV compacto ganhou quatro versões em sua segunda geração: Comfort 1.0 T, Limited 1.0 T, Platinum 1.0 T e Ultimate 2.0, enquanto a anterior permanece no mercado apenas com a variante Action 1.6 AT.
Os faróis chamam muito atenção: eles são duplos, sendo que as luzes diurnas de LED foram aproximadas do capô. O farol principal está abaixo dessa primeira linha e ele fica acoplado próximo das luzes DRL (em formato de bumerangue).
Gostou de conferir quais foram os 6 carros mais vendidos no Brasil em 2021? Que tal transformar a vida de novos colegas de estrada sendo um consultor?
Saiba como ser um consultor empreendedor AVEP. Esteja sempre à frente!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131