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Entenda o conceito de Personas e o porquê ele é importante

AVEP Brasil • 17 de dezembro de 2021

Você já ouviu falar no conceito de personas? Ele é costumeiro no mundo do marketing digital e também no UX Design – um design que foca na experiência do usuário ao utilizar um aplicativo, por exemplo.


Mas a verdade é que esse conceito pode ser utilizado em diversas áreas,
inclusive para os consultores que desejam agregar ainda mais associados. Com uma boa persona definida, é possível definir as dores, necessidades e até mesmo qual a melhor maneira de abordagem.


Quer descobrir um pouco mais sobre o assunto e como definir a sua? Basta seguir a leitura até o final!

O que é uma persona?

A definição de Persona é aquele um ou vários personagens fictícios que podem representar a maioria dos potenciais usuários de produtos com demandas convencionais de usuários e são criados por meio de uma grande quantidade de pesquisas quantitativas e qualitativas. 


Persona responde à pergunta “Para quem criamos?” É uma ferramenta poderosa baseada em resultados de pesquisas para ajudar na criação de função de produto.


Assim, otimiza a pesquisa de UX e não apenas representa um usuário específico, mas todos eles, pode ser entendido como um caráter típico do comportamento, atitude, habilidades e contextos de todos os usuários potenciais.

Por que usamos personas?

Numerosos dados de pesquisa para design de produto são bastante difíceis de manusear, especialmente quando precisamos prestar atenção aos dados ao longo de todo o processo. 


Portanto, Persona será um objeto relativamente mais realista e concreto, embora não seja uma pessoa real, é a imagem mais típica de muitos Personas reais. 


E pode nos lembrar das necessidades dos usuários e nos ajudar a fazer um modelo de experiência do usuário melhor, por meio do qual usuários reais se sentirão mais confortáveis ​​ao usar o produto. É por isso que pode facilitar o desenvolvimento.

Quais são as classificações de personas?

Personas podem ser classificadas em 2 tipos em geral: Persona de marketing e Persona Design.

1. As personas de marketing

São personagens típicos dos clientes de um produto ou de uma empresa, possuem semelhanças na preferência de compra, relações sociais, modo de consumo e idades. Personas ajudam a empresa a determinar como seus clientes serão.

2. Personas design

Persona Design (por exemplo, User Personas e UX Personas) referem-se aos representantes dos usuários de um produto ou serviço que têm pontos semelhantes nos costumes de uso, requisitos do produto, preferências e objetivos. 


Eles podem descrever as necessidades de usuários em potencial e ajudar os desenvolvedores a colocar seu foco novamente nos usuários durante o design da função e fazer os produtos estarem em conformidade com os requisitos do usuário.

Como criar personas?

Confira um passo a passo logo abaixo:

1. Determine o método de pesquisa

O primeiro passo é descobrir quem são potenciais clientes ou usuários, o que devemos fazer agora não é imaginar do nada, mas fazer pesquisas com pessoas de diferentes áreas, idades, níveis de escolaridade, gêneros, etc. Os métodos normais de pesquisa são um questionário, on-line ou off-line e entrevistas presenciais. O questionário é mais rápido e pode coletar mais dados, mas abstrato.

2. Encontre usuários

O grupo de design ou o grupo de produtos pode fazer perguntas ou oferecer o tópico de que precisam sobre as informações para determinar quem é seu usuário nas entrevistas. E com todo o trabalho feito na parte anterior, eles deveriam analisar os dados obtidos para saber quem são os usuários e quantos são.

3. Construção de hipóteses

Nesta parte, o trabalho principal é encontrar a diferença entre todos os usuários potenciais com base nas conclusões da pesquisa. Depois de anotar qual é a diferença, é necessário fazer hipóteses de por que existem essas desigualdades entre esses usuários potenciais. Depois disso, faça uma imagem abstrata de um certo tipo de usuários em potencial.

4. Verificações

Os trabalhos exigidos são: descobrir o que a Persona gosta e não gosta e suas demandas interiores, como seria a situação em que a Persona utilizará o produto, etc.

5. Padrões de usuários

Com a classificação das informações obtidas por meio das partes anteriores, o grupo agora pode verificar se os membros encontraram a etiqueta do usuário correta. E com o menor banco de dados para determinar se existe algum outro tipo de usuário potencial e suas demandas. Pergunta: A parte menor tem a mesma importância?


Para, então, construir o perfil da sua persona, procure preencher os seguintes itens:


  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade
  • Profissão
  • Renda média
  • Família (possui filhos? é casado, divorciado, viúvo ou solteiro? mora com os pais ou sozinho?)
  • Principais objetivos, desejos, medos e desafios
  • Por que tipo de assunto mais se interessa?
  • Onde costuma buscar informações sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa?
  • Redes sociais favoritas
  • Hobbies
  • Quem costuma influenciar suas decisões de compra?


Ao responder todas as questões acima, a persona do seu negócio estará criada e totalmente condizente com o propósito de vendas – ou até mesmo de novos associados.


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