Você já ouviu falar no conceito de personas? Ele é costumeiro no mundo do marketing digital e também no UX Design – um design que foca na experiência do usuário ao utilizar um aplicativo, por exemplo.
Mas a verdade é que esse conceito pode ser utilizado em diversas áreas,
inclusive para os consultores que desejam agregar ainda mais associados. Com uma boa persona definida, é possível definir as dores, necessidades e até mesmo qual a melhor maneira de abordagem.
Quer descobrir um pouco mais sobre o assunto e como definir a sua? Basta seguir a leitura até o final!
A definição de Persona é aquele um ou vários personagens fictícios que podem representar a maioria dos potenciais usuários de produtos com demandas convencionais de usuários e são criados por meio de uma grande quantidade de pesquisas quantitativas e qualitativas.
Persona responde à pergunta “Para quem criamos?” É uma ferramenta poderosa baseada em resultados de pesquisas para ajudar na criação de função de produto.
Assim, otimiza a pesquisa de UX e não apenas representa um usuário específico, mas todos eles, pode ser entendido como um caráter típico do comportamento, atitude, habilidades e contextos de todos os usuários potenciais.
Numerosos dados de pesquisa para design de produto são bastante difíceis de manusear, especialmente quando precisamos prestar atenção aos dados ao longo de todo o processo.
Portanto, Persona será um objeto relativamente mais realista e concreto, embora não seja uma pessoa real, é a imagem mais típica de muitos Personas reais.
E pode nos lembrar das necessidades dos usuários e nos ajudar a fazer um modelo de experiência do usuário melhor, por meio do qual usuários reais se sentirão mais confortáveis ao usar o produto. É por isso que pode facilitar o desenvolvimento.
Personas podem ser classificadas em 2 tipos em geral:
Persona de marketing e Persona Design.
São personagens típicos dos clientes de um produto ou de uma empresa, possuem semelhanças na preferência de compra, relações sociais, modo de consumo e idades. Personas ajudam a empresa a determinar como seus clientes serão.
Persona Design (por exemplo, User Personas e UX Personas) referem-se aos representantes dos usuários de um produto ou serviço que têm pontos semelhantes nos costumes de uso, requisitos do produto, preferências e objetivos.
Eles podem descrever as necessidades de usuários em potencial e ajudar os desenvolvedores a colocar seu foco novamente nos usuários durante o design da função e fazer os produtos estarem em conformidade com os requisitos do usuário.
Confira um passo a passo logo abaixo:
O primeiro passo é descobrir quem são potenciais clientes ou usuários, o que devemos fazer agora não é imaginar do nada, mas fazer pesquisas com pessoas de diferentes áreas, idades, níveis de escolaridade, gêneros, etc. Os métodos normais de pesquisa são um questionário, on-line ou off-line e entrevistas presenciais. O questionário é mais rápido e pode coletar mais dados, mas abstrato.
O grupo de design ou o grupo de produtos pode fazer perguntas ou oferecer o tópico de que precisam sobre as informações para determinar quem é seu usuário nas entrevistas. E com todo o trabalho feito na parte anterior, eles deveriam analisar os dados obtidos para saber quem são os usuários e quantos são.
Nesta parte, o trabalho principal é encontrar a diferença entre todos os usuários potenciais com base nas conclusões da pesquisa. Depois de anotar qual é a diferença, é necessário fazer hipóteses de por que existem essas desigualdades entre esses usuários potenciais. Depois disso, faça uma imagem abstrata de um certo tipo de usuários em potencial.
Os trabalhos exigidos são: descobrir o que a Persona gosta e não gosta e suas demandas interiores, como seria a situação em que a Persona utilizará o produto, etc.
Com a classificação das informações obtidas por meio das partes anteriores, o grupo agora pode verificar se os membros encontraram a etiqueta do usuário correta. E com o menor banco de dados para determinar se existe algum outro tipo de usuário potencial e suas demandas. Pergunta: A parte menor tem a mesma importância?
Para, então, construir o perfil da sua persona, procure preencher os seguintes itens:
Ao responder todas as questões acima, a persona do seu negócio estará criada e totalmente condizente com o propósito de vendas – ou até mesmo de novos associados.
Gostou de conferir o que são personas? Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131