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Como ser um bom consultor diante da mudança no comportamento do consumidor?

AVEP Brasil • 7 de abril de 2021

As coisas mudam com o passar dos anos e isso todos sabem. Entretanto, nos últimos tempos, tudo mudou mais rápido do que o normal, e existe um motivo muito claro para isso: a internet e a chegada da era digital. 


Depois da internet muitas novidades surgiram, modelos antigos de produtos e serviços foram adaptados ou morreram, e vimos o avanço surgir diante de nossos olhos. 


Quem viveu a década de 70, 80 ou 90, com certeza sabe notar muito bem as diferenças em tudo o que nos cerca: os produtos eletrônicos, a facilidade de comunicação e até mesmo o comportamento das pessoas. 


Sim, o comportamento das pessoas mudou com a chegada da internet. Afinal, muitas coisas foram facilitadas, o acesso à informação aumentou e a forma como nos relacionamos também foi afetada. 


Se tudo isso teve impacto, é evidente que a forma como o consumo é feito também foi incluído nas mudanças. Não se consome mais como nos anos 90 e talvez isso assuste muitas empresas, empresários e principalmente consultores. 


Na verdade, não há motivos para ter medo. Afinal, todos nós fazemos parte dessa mudança. De qualquer forma, preparamos esse texto para falar sobre como ser um bom consultor diante da mudança no comportamento do consumidor. 


Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto. 

O que mudou na relação com o consumo?

A forma como as pessoas se relacionam com o consumo também mudou depois da internet e da era digital. Fazer compras não é mais algo tão simples em que somente o produto é levado em consideração. 


A relação com a marca é algo que está em alta hoje em dia. Não basta comprar um produto que satisfaça as necessidades, é preciso concordar com os princípios da marca. 


Com a internet e a vastidão de produtos disponíveis nela, é muito fácil escolher outra loja ou outro prestador de serviço. 


Não é mais necessário viajar ou ficar caminhando no centro da cidade para escolher o produto ideal. Tudo está à distância de um clique. 


Além disso, principalmente na atualidade, muitos debates que surgem na internet migram para outros formatos de mídia, chegam nos debates pessoais e acabam ditando tendências de comportamento. 

O veganismo é um bom exemplo disso. Apesar de não ser um movimento recente, é cada vez mais comum encontrar produtos veganos no mercado, seja comésticos ou até mesmo comidas. 

Como essa mudança aconteceu?

O deliberado acesso à informação transformou muita coisa no mundo. É possível saber muito rapidamente o que está acontecendo no outro lado do planeta e como isso influenciará a vida de todos. 


É importante perceber que a mudança no comportamento de consumo passa muito por questões éticas e de identificação com a marca. 


Como falamos, é muito fácil trocar um produto por outro. Para que uma marca conquiste a lealdade de seu consumidor, é preciso que ele se identifique com ela e com seus princípios.

Como ser um bom consultor?

Diante disso tudo, como ser um bom consultor e que usa a internet a seu favor? Para facilitar o entendimento sobre o assunto, elencamos algumas qualidades indispensáveis:

Não deixe de ser próximo

Muitas pessoas acreditam que a internet, no fim das contas, acabou afastando as pessoas. Isso porque é comum que as conversas aconteçam mais por mensagens do que pessoalmente. 


Ainda que isso seja verdade, estar próximo de seu cliente sempre será algo muito importante. Isso não quer dizer que exista a necessidade de estar fisicamente presente, mas sim próximo e disponível, ainda que via internet. 


Aliás, nesse quesito a internet pode ajudar muito. É possível estar muito próximo e ajudar verdadeiramente clientes que moram muito longe. 


Estar atento ao cliente demonstra interesse em solucionar o problema que ele tem, mais do que simplesmente prestar a consultoria.

Seja transparente

Todas as mudanças que a internet provoca obviamente refletem no comportamento geral da sociedade.


Por isso, o consumidor acaba tendo um envolvimento mais emocional com a marca e, neste caso, com a consultoria prestada. 


Ser transparente nada mais é do que jogar limpo e não omitir informações. É importante também valorizar os pontos positivos do seu serviço e exibi-los sem vergonha. 


Por isso a transparência é tão importante. Esse é um valor que pode atrair muito o consumidor que de fato se interessar pelos princípios da marca. Mais do que isso: esse será um cliente fiel ao seu serviço.

Mantenha-se informado

Nunca foi tão importante saber sobre os assuntos do momento. O lado bom é que ter acesso a isso também nunca foi tão fácil. 


Estar atento aos debates sociais é importante, mas saber em quais sua consultoria deve ou não se envolver é tão importante quanto. 


E não apenas sobre debates sociais é preciso estar atento: o mercado é muito volátil e precisa de atenção contínua. O que hoje faz sucesso, amanhã não faz mais. 


Saber das tendências de consumo é fundamental para manter o negócio vivo, em pleno funcionamento e de forma saudável. 


Seguindo todas essas orientações fica mais fácil de se manter atualizado e continuar sendo um bom consultor diante da mudança de comportamento do consumidor. 


Leia mais sobre o assunto em: "Consultor de vendas: como usar a internet a seu favor”.

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