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Consultor empreendedor: como usar a internet a seu favor

AVEP Brasil • 14 de abril de 2021

O desenvolvimento da tecnologia permitiu que a digitalização do mercado fosse aplicada de forma eficiente para a maioria dos setores, inclusive no comércio. Isto é, se você é um consultor de vendas entenda que é possível utilizar a internet a seu favor mesmo que você realize transações fora dela. 


Queremos dizer que
a internet está cheia de possibilidades, as quais explicaremos mais a fundo no artigo a seguir. E não pense que consultores experientes não precisam da ajuda da internet, pois essa é mais uma ferramenta que pode ser aproveitada por quem está começando e por quem já tem autoridade e boa reputação no assunto. 


Quer entender mais? Confira a seguir o conteúdo que a AVEP Brasil preparou para você, profissional.

O consultor de vendas no transporte

O consultor de vendas que atua no setor de logística e transporte sabe o quão desafiador essa profissão pode ser. Isso porque além de enfrentar estradas perigosas, o profissional precisa sempre estar atualizado para realizar uma boa prospecção de caminhoneiros.


Como se sabe, o transporte é
uma das atividades econômicas mais lucrativas e essenciais para o Brasil, e estar sempre atualizado com notícias ajudará qualquer consultor a fechar bons negócios. Ou seja, deve-se ficar atento ao preço dos combustíveis, às ações da Petrobras, às possíveis greves e conversas entre os irmãos de estrada, bloqueios e acidentes nas estradas e muito mais. 


Mas como se manter informado? Bom, é aí que a internet entra em cena. Ela ajudará muito
no seu trabalho, e não é só para lhe manter informado. Veja só.

A diferença de consultoria online

Então quer dizer que se eu utilizasse a internet eu me tornaria um consultor de vendas online? Certamente não, porque o propósito de usar a tecnologia para o trabalho não significa ser um vendedor no digital. Significa aproveitar as inúmeras informações que a internet oferece para ser um bom consultor de vendas no presencial.

Por que devo usar a internet a meu favor

É possível vender mais no presencial usando a internet, sabia? Primeiramente, a partir das vantagens de ser um consultor de vendas no setor dos caminhoneiros, é possível utilizar a tecnologia para potencializá-las cada vez mais, veja só:


  • a flexibilidade para escolher os clientes ideias ao procurar pelo público-alvo em grupos de Facebook e WhatsApp e entender quais são as paradas mais frequentadas por ele;
  • administração de tempo para saber o horário ideal para realizar um approach no cliente em potencial;
  • procurar por outros profissionais nas redes sociais para trabalhar em equipe;
  • atender às convenções e feiras online ou saber onde as presenciais acontecerão para abranger o conhecimento e realizar networking com outros profissionais;
  • caso queira trabalhar sozinho, saiba o que o consultor concorrente está fazendo online para que você se inspire e ganhe vantagem competitiva;
  • muitas viagens com a ajuda do GPS para saber a melhor rota e evitar trechos congestionados por acidentes ou greves. 

Cursos online

Outro ponto em que a internet é extremamente útil para um consultor de vendas é a possibilidade de fazer cursos para aumentar o expertise. Isto é, devemos sempre almejar ser o melhor da área e com a internet é possível chegar lá. 


Fazer cursos relacionados a área de atuação é um dos meios possíveis de usar a internet a seu favor. Cursos profissionalizantes permitem ganhar expertise, aumentar a autoridade no assunto e quem sabe fazer networking, não é mesmo?

Marketing pessoal

Mais uma dica importante é a realização do marketing pessoal, mas dessa vez com a ajuda da internet. Há anos, muito antes da digitalização do mercado, o marketing pessoal de consultores de venda era feito de boca a boca. Hoje, já é possível alcançar pessoas de todas as partes e alcançar a tão desejada fidelização de clientes por meio da tecnologia. 


Você sabe o que
o marketing pessoal tem a ver com a consultoria de vendas? Bom, antes de mais nada saiba que todo profissional, de qualquer setor, precisa de um bom marketing pessoal. Nesse sentido, tenha em mente que esse tipo de marketing surgiu com a intenção de criar uma boa imagem do profissional que você é, de forma que enalteça o seu conhecimento, habilidades, valores, personalidade, experiência e resultados alcançados. 


Para atrair atenção para o seu trabalho, utilize a internet. Sabe como? 



  • Crie perfis profissionais nas redes sociais em que o seu público-alvo está para que eles possam te encontrar;
  • defina um objetivo: fazer networking, fechar vendas, encontrar eventos, e outros;
  • melhore a sua escrita, porque de nada adianta ter uma boa comunicação oral se a escrita deixa a desejar; isso pode afetar a sua autoridade no assunto;
  • mostre para o seu público que é qualificado por meio de cursos;
  • faça uma boa apresentação pessoal e para isso cuide do seu visual: poste fotos com roupas de trabalho com boas câmeras, pois isso imprime um ar de autoridade e experiência;
  • além de cuidar do visual, cuide da imagem virtual, isto é: não se envolva em discussões na internet e tenha cuidado com os tipos de postagens feitas; o ideal é compartilhar artigos referentes a sua área de atuação.


Viu como
a internet está cheia de possibilidades para um consultor de vendas no setor dos caminhoneiros? Você já utilizava a internet para alguma das dicas citadas ao longo do artigo? 


Aumente o seu expertise em consultoria de vendas e
conheça a AVEP Brasil para consultores já!

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