Mais uma viagem que se inicia. Você sobe no caminhão e põe os olhos na estrada que está por vir. Impossível viver esse momento sem boas músicas de caminhoneiro para ouvir durante o trajeto, não é mesmo?
Existem muitas músicas que tocam direto no coração do caminhoneiro, que podem deixar a viagem mais leve e divertida. Quer sensação maior de liberdade do que sair cantando por aí os versos que falam sobre a vida que você tanto ama?
Preparamos uma lista com 20 músicas para ouvir na estrada e não podem faltar no rádio do seu pesado! Vem ouvir!
Só esses versos já resumem a rotina do caminhoneiro e ficam lindos nas vozes poderosas da dupla mais afinada do Brasil.
Esse refrão já faz lembrar os sorrisos e aventuras de Pedro e Bino no seriado Carga Pesada. É música para ouvir na estrada e sair cantando alto entre uma parada e outra!
Pelos quatro cantos da nossa nação
De leste a oeste e de sul a norte
Com 30 mil quilos no meu caminhão
Um dos ícones do sertanejo nacional, o Trio Parada Dura reconhece nessa canção o trabalho duro de quem vive do transporte.
O caminho é sempre perigoso e ele é cuidadoso não pode arriscar
Suas mãos bem firmes no volante certeza constante de que vai chegar
Na vontade de voltar pra casa quase que põe asas em seu caminhão
A presença da eterna rainha dos caminhoneiros é obrigatória em qualquer lista de músicas para ouvir na estrada. Esse clássico das estradas aborda a insegurança e a ansiedade passadas pela família de quem vive viajando.
Cuida Bem Caminhoneiro, vá cumprir sua jornada, peço a
Deus que te proteja, dos perigos das estradas
Cuida Bem Caminhoneiro, volte logo para o seu lar
Uma das duplas mais amadas e irreverentes do país, Teodoro e Sampaio descrevem com perfeição a vida do viajante. Essa é para aumentar o volume e diminuir um pouquinho a saudade de casa.
Por onde passo, fica a saudade
Não vá pensando que as duplas atuais ficam de fora quando se fala em homenagem aos caminhoneiros. Essa é apenas uma das músicas de Fernando e Sorocaba dedicadas à classe.
A noite chega, a saudade aumenta
Agarrado no asfalto, se possível farol alto
Mais uma música de uma dupla clássica do sertanejo nacional, com suas vozes inconfundíveis que fizeram muito sucesso no passado.
Sempre traçando, seu próprio itinerário,
Que caminhoneiro nunca se sentiu um lobo solitário? Sérgio Reis expressou esse sentimento tão comum nesses belos versos.
Com a saudade de casa rasgando dentro do coração
Os irmãos Camargo eternizaram a rotina de quem vive na estrada, mostrando que caminhão também voa.
Mais um clássico dos anos 1980, mas dessa vez internacional. Muito reconhecida pela guitarra inconfundível no início da música e também por ter sido a trilha sonora do filme “Rocky: Um Lutador”, o hit é ideal para dar aquela animada no dia.
Risin’ up, straight to the top
Went the distance, now I’m not gonna stop
Just a man and his will to survive
Pensa num modão bom de escutar na estrada quando a gente está com saudade de casa e da nossa amada? Mais uma da dupla para completar a lista.
Uma curiosidade legal sobre essa canção é que ela foi um grande sucesso internacional, composta por John Hartford. Quem fez a primeira versão em português foi nada menos que os amigos Roberto e Erasmo Carlos.
Descendo a serra eu vou, eu vou
Com minha prenda eu vou, eu vou
Descendo a serra eu vou, eu vou
Esse modão é para quem gosta e é conhecedor dos clássicos da música caminhoneira. Sucesso no Sul do Brasil, a banda nasceu ainda nos anos 1970 e até hoje vem embalando a viagem de muita gente nas boleias país afora.
Para quem gosta de um xote gostoso para escutar pelas nossas estradas, Os filhos do Rio Grande não vão decepcionar. Esse xote autêntico feito em homenagem aos caminhoneiros do Brasil, além de valorizar a profissão, é capaz de tornar qualquer viagem mais agradável.
Fiz este xote pra você meu companheiro
Meu amigo caminhoneiro você também é um artista
Enquanto eu canto abraçado em meu violão
Você no seu caminhão vai se embalando sobre a pista
Esse hino do Teixeirinha é a melhor companhia para qualquer viagem. Pouca gente sabe, mas o cantor sempre teve muita simpatia com os caminhoneiros desde os tempos em que trabalhava no DAER (Departamento de Estradas de Rodagem), ainda nos anos 1950.
Hoje eu vou rasgar o pano e falar de peito aberto
Eu não sou contra o pedágio mas não acho o preço certo
Está marginalizando caminhoneiro sofrido
Escapa dos radares e cai nas mãos dos bandidos
O trecho acima poderia muito ter saído de um texto crítico sobre a atual situação das estradas brasileiras, mas é dessa grande música de Teodoro & Sampaio. Uma abordagem certeira sobre a vida do caminhoneiro.
Só quem é caminhoneiro pode dizer se é verdade: já ouviu essa música com a morena do lado enquanto a loira o esperava?
O clássico do Cezar e Paulinho não poderia faltar em nossa lista. Uma bela homenagem à vida e à realidade do caminhoneiro.
Mais um hino dessa profissão. Milionário e Zé Rico contam a história de dois amigos caminhoneiros e de uma realidade triste com a qual os profissionais do ramo têm que lidar diariamente.
Eram dois amigos inseparáveis lutando pela vida e o pão
Levando um sonho de cidade em cidade
De serem donos de seu caminhão
Na madrugada todos pedem que eu buzine
Meu caminhão virava agora limusine
O riso dela e dele agora até cintila
É que no escuro o amor da gente
A canção de Moacyr Franco traz uma história de um “frete” inusitado a bordo do seu Ford 36. Vale a pena conhecer o clássico do ator e cantor.
Fechando com chave de ouro, o rei da música brasileira presta sua homenagem aos reis da estrada.
Gostou da nossa lista de músicas de caminhoneiro para ouvir pela estrada? Então é só dar play! Aproveite também e cadastre-se em nossa newsletter para não perder mais nenhuma novidade por aqui.
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131