Blog Layout

4 tendências em tecnologia para caminhão que você precisa conhecer

AVEP Brasil • abr. 22, 2018

Vivemos em constantes mudanças e evoluções no mundo tecnológico, que transformam a forma como conhecemos e vivenciamos o mercado consumidor e, consequentemente, de transportes. Nesse aspecto, a tecnologia para caminhão não poderia ficar em segundo plano, não é mesmo?



É o que mais recebe investimentos pesados, principalmente por ser um serviço essencial em escala global. Já é normal nos depararmos com recursos avançados dentro dos caminhões, mostrando nitidamente um grande impulso tecnológico. A área logística é uma que se beneficia com isso, por exemplo, pois garante mais segurança, qualidade e eficiência na entrega dos produtos.


Achou interessante o que leu até aqui? Continue com a gente porque listamos abaixo uma série de tendências tecnológicas que você vai se surpreender quando conhecer. Confira!


1. Direção Autônoma


É isso mesmo que está pensando. Assim como os automóveis estão evoluindo para a pilotagem por meio de inteligência artificial, os caminhões também serão. Essa promessa que ainda está sendo desenvolvida, busca a diminuição de custos para as corporações e transportadoras, além de especializar os tipos de funções executadas pelos caminhoneiros.


Será claramente perceptível a redução de custos que trará para o caminhão, pelo fato da condução se dar na maioria do tempo de maneira computadorizada e, por isso, altamente precisa. Essa programação na máquina consegue, de forma impressionante, calcular e otimizar dados relacionados ao desgaste de pneus e peças, consumo de combustível, entre outros detalhes.


Uma das ideias principais desse invento é o de evitar acidentes constantes nas estradas, pelo fato do motorista se desgastar periodicamente passando noites acordado ao volante. Isso pode e tem levado a uma queda de desempenho por parte deles.


2. Caminhão inteligente


Outra grande novidade será a ideia de que eles estejam conectados, comunicando em tempo real com as empresas e outros companheiros de estrada também, 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto estiverem rodando.

As informações serão sobre o próprio transporte, sistemas acoplados de câmera e monitoramento de acordo com as prioridades que a frota determinar.


3. Software de gerenciamento de frota


A maioria das companhias já utilizam essa tecnologia para caminhões, justamente como um facilitador da gestão, extinguindo o trabalho manual e facilitando o controle dos veículos. Isso se deve a todos os dados serem guardados no próprio software.


Possibilitando a manutenção preventiva, os gastos dos automóveis são diminuídos e a quantidade de veículos disponíveis para executar as operações cotidianas são sempre certos. Além de todos esses fatores e características, ainda produz relatórios pautados nas estatísticas reais recebidas, auxiliando em tomadas de decisões estratégicas, influenciando diretamente na produtividade.


4. Sustentabilidade


Uma das grandes discussões contemporâneas é justamente sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera, que tem causado o tão temido efeito estufa no nosso planeta. Acontece que os caminhões e veículos menores são um dos principais influenciadores desse problema grave que afeta a todos.


Pensando na redução dos danos ao meio ambiente, é forte tendência o investimento em formas de diminuir os poluentes liberados, criar combustíveis biodegradáveis e ainda manter ou aprimorar a eficiência dos motores. Nesse sentido, já estão sendo projetados os caminhões elétricos, causando grande impacto nas corporações que querem implementar essa tecnologia.


E aí, leitor? Gostou de conhecer as maiores inovações em tecnologia para caminhão que o mercado tem oferecido? Então, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de ajudar seus amigos e conhecidos a saberem mais sobre isso!

Share by: