Blog Layout

Molhei a cabine do caminhão: o que fazer?

AVEP Brasil • mar. 08, 2019

umidade pode ser inimiga do interior de uma cabine de caminhão. Caso algum líquido tenha sido derrubado, é preciso secar imediatamente ou contatar o seu seguro de proteção veicular, caso essa situação esteja incluída na cobertura. Mas não se preocupe!



Com essas dicas imperdíveis você saberá exatamente o que fazer para deixar a parte de dentro do seu veículo tinindo de novo!


Continue a leitura para entender as consequências da situação e como resolver.


Bancos Molhados: como resolver?


Com a rotina apertada e a vida dentro da boleia, é normal que diversas refeições sejam feitas dentro da cabine do caminhão. Por isso, é comum que aconteçam acidentes como o derramamento de líquidos – água, suco, café… E por aí vai!


Confira nossas dicas para evitar que essa situação gere ainda mais problemas para o seu estofado!


Tente secar o mais rápido possível


O primeiro passo para resolver o interior molhado da cabine do caminhão é tentar secar o mais rápido possível. Tenha em mãos papel toalha, panos e toalhas para absorver o excesso do líquido em todas as partes afetadas e verifique se não ficou nenhum cheiro.


Se o líquido derramado for apenas água e tiver afetado o estofado, basta que seque o excesso e, se possível, deixe as portas da cabine abertas para ventilar e secar sem maiores problemas.


No entanto, líquidos como óleo ou refrigerantes podem ser mais difíceis de limpar e, assim, deixar cheiro que, ao longo tempo, passa a ficar mais forte e mais evidente.


O que pode ocorrer, caso não seja feita a limpeza/secagem adequada, é a deterioração do tecido, criando até mofo e bolor. Além de essas consequências serem péssimas para a conservação do veículo, podem trazer prejuízos para sua saúde!


A água acumulada pode ser sinônimo de corrosão e deixar algumas partes do caminhão enferrujadas. Você certamente não quer isso para o seu caminhão, não é?


Higienização


Para eliminar todos os problemas com umidade e líquidos derrubados na cabine do caminhão, uma das opções é fazer uma higienização completa na cabine. Seque de forma apropriada, aspirando e eliminando qualquer risco de mofar e resultar em um odor desagradável que possa atrapalhar a viagem.


E se cair água no painel eletrônico?


Caso o painel eletrônico do caminhão tenha molhado, é preciso ter muita atenção. O ideal é que se faça uma análise com um mecânico especializado em eletrônica para verificar se não aconteceram danos no funcionamento dos componentes eletrônicos.

Se tiver, de fato, afetado a parte elétrica o melhor a se fazer, seguindo a recomendação de especialistas, é trocar os componentes eletrônicos do caminhão para não ter risco de mau funcionamento durante as viagens.


É possível afetar o motor?


De acordo com o jornalista especializado em transporte rodoviário, Leonardo Helou Doca de Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil, o caminhoneiro tem de verificar se a cabine molhada não afetou de alguma forma o motor do caminhão.


Em alguns casos de maior proporção envolvendo, de acordo com o especialista, acidentes com água e umidade excessiva, pode acontecer de o motor ingerir água e afetar sua performance, danificando parte do sistema.


Agora que já sabe como resolver o problema de uma cabine molhada, evitar danos, mofos e mau cheiro, você pode perceber como cuidar do seu caminhão é uma tarefa diária e necessária para manter suas viagens tranquilas, com comodidade e sem maiores sustos quanto à parte elétrica!


Compartilhe as dicas com os amigos de estrada!

Share by: