Blog Layout

5 Cuidados Fundamentais Para Proteger Bem o Seu Caminhão

AVEP Brasil • mar. 01, 2019

Trafegar pelas estradas brasileiras e conhecer cada canto do país é um privilégio dos caminhoneiros. Mas, como todos sabemos, as condições das estradas nem sempre são as mais adequadas.


Além das complicações nas estradas, tem-se uma série de dificuldades enfrentadas em relação à segurança do caminhão e da carga, documentações obrigatórias e manutenção do caminhão.


Cuidados fundamentais com o caminhão


São muitos fatores aos quais os caminhoneiros devem ter cuidado redobrado quando o assunto é o seu fiel companheiro de estrada.


Quer saber mais sobre os principais cuidados que você deve ter com seu caminhão? Então continue a leitura para descobrir as principais dicas!


Documentação


Os caminhoneiros lidam com variadas instâncias e autoridades, diariamente, desde funcionários de uma transportadora até uma inspeção veicular da Polícia Rodoviária.


Os serviços prestados sempre exigirão um cuidado muito especial com a documentação do profissional, da carga e do caminhão.


É obrigatório apresentar, minimamente, os seguintes documentos atualizados em qualquer situação:


  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a categoria compatível ao veículo;

  • Regularização no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), disponibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);

  • Documento do veículo com os dados do IPVA, licenciamento e seguro do caminhão;

  • Documento que comprove a Nota Fiscal da carga;

  • Permissões especiais em casos extraordinários e solicitados, dependendo da carga e da função do caminhoneiro.


Leitura Recomendada: Documentos e Impostos Do Caminhão: Fique Em Dia!


Manutenção Preventiva


É quase impossível assegurar o bom estado de seu caminhão se não for feita manutenção preventiva regular. Passando por horas e horas em estradas esburacadas, climas diferentes e o desgaste natural das peças ao longo do tempo, é imprescindível que o caminhoneiro se atente às condições do veículo.


Uma dica básica e que vem antes de qualquer tópico sobre manutenção é não arrancar com o motor do caminhão frio. É recomendável esquentar antes, esperando alguns minutos, segundo o jornalista especializado Leonardo Helou de Doca Andrade, editor-chefe de publicações como Transporta Brasil e Rodovia Brasil.


Veja outras dicas:


  • Faça uma lista semanal dos equipamentos obrigatórios para o caminhão.

  • Cheque semanalmente a pressão e as condições de todos os pneus.

  • Abasteça com Diesel de um posto de gasolina confiável.

  • Confira sempre o nível de lubrificante.

  • Mantenha em dia a revisão completa do caminhão.


Proteção veicular


Ainda de acordo com o especialista, ter garantia de proteção veicular e uma cobertura para rastrear o caminhão são medidas vitais para minimizar os riscos de qualquer acidente, roubo ou outros imprevistos.

Assim, o prejuízo para esses casos é reduzido drasticamente e diversos serviços estarão disponíveis, como assistência 24h e até destombamento.


Descanso adequado


Cuidar da saúde e respeitar a jornada adequada de trabalho ajudam também a preservar o caminhão. Um caminhoneiro com boa energia é um profissional que está disposto a enfrentar qualquer problema mecânico com o caminhão e também um profissional atento a todos os cuidados com o veículo.

Por isso, nunca negligencie o seu momento de descanso. Cuidar de você também é fundamental para cuidar do seu caminhão!


Leitura Recomendada:

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Lei Do Descanso.

Dirigir Com Sono: Saiba Como Evitar Dormir Ao Volante.


Tecnologia


Usar a tecnologia a seu favor também é de grande ajuda para cuidar do caminhão!

É possível baixar aplicativos de previsão de tempo para identificar e evitar possíveis pistas molhadas, aplicativos de trânsito, que podem auxiliar a encontrar estradas em melhores condições, tanto de pista quanto de trânsito, entre outros.


Alguns aplicativos podem ser úteis também para se conectar a ofertas melhores de peças e serviços de manutenção do caminhão.


Com atenção aos tópicos que apresentamos aqui, você pode ter certeza, amigo caminhoneiro, que seu companheiro de estrada estará bem cuidado e pronto para encarar os desafios da rotina com você!

Share by: