Blog Layout

Como cuidar da saúde dos caminhoneiros

AVEP Brasil • jun. 28, 2017

Todo mundo reclama que a vida anda muito corrida e nos sobra pouco tempo para cuidar de outras coisas que não seja trabalho e família. E, na correria, acabamos deixando de lado coisas vitais como, por exemplo, o cuidado com a nossa saúde.


Acreditamos que, enquanto pudermos andar e trabalhar, estamos bem e não precisamos de cuidados médicos. Mas, é um tremendo engano acreditar que devemos cuidar da saúde apenas quando sentimos alguma dor ou mal estar. Aliás, quando temos esses sintomas ou dores, é sinal de que o corpo realmente não está aguentando mais.


Agora, imagina a vida de quem trabalha viajando por esse país enorme e, às vezes, nem sabe quando e onde irá descansar. O trabalho de um caminhoneiro exige um cuidado ainda maior com a saúde, pois não sabemos em qual momento o corpo irá dar sinais de cansaço e, se em caso de emergência, teremos onde buscar ajuda.


AVEP Brasil, preocupada com o bem estar dos amigos e associados, traz hoje, algumas dicas que irão ajudar a cuidar da sua saúde mesmo não sendo uma associação médica. Então, fique atento às dicas a seguir e à sua saúde.



Postura


Trabalhar sentado o dia todo pode ser relaxante, porém perigoso. Sem precisar nos esforçar para manter-nos em pé, acabamos relaxando nas cadeiras e bancos e descuidamos da postura.


Manter a coluna sempre apoiada no encosto evita as dores musculares. Então, ajeite o seu banco para que você encontre a melhor postura, porque após horas dirigindo, o que você menos deseja é terminar o dia com dores pelo corpo.


Alongamentos


Aproveitando que falamos da forma correta de posicionar-se enquanto dirige, que tal, em intervalos regulares, se possível, ou nas paradas, relaxar o corpo?


Fazer alongamentos alivia a tensão muscular de quem ficou por horas em uma mesma posição. Além de aliviar os músculos, ajuda na circulação do sangue pelo corpo. Então, aproveite o congestionamento e alongue braços e pescoço, nas paradas dê uma esticada nas pernas e lombar.


Cuide da alimentação


Uma vantagem de trabalhar viajando pelo país afora, com certeza, é ter contato com a variedade gastronômica. Obviamente, você pode experimentar da cozinha por onde passa, mas com o cuidado de escolher locais adequados para uma refeição.


Opte por restaurantes e lanchonetes que aparentam ter boa procedência dos alimentes e que tenham um mínimo de cuidado com a higiene do ambiente.


E preste atenção no que está comendo. Sempre que possível, evite frituras e doces em excesso. Prefira uma refeição saudável, como por exemplo, saladas, carnes grelhadas, carboidrato e frutas.


Cuide do sono


Por mais que alguns afirmem que o corpo humano seja uma máquina, a nossa forma de reabastecer tal máquina de forma eficiente é apenas uma: descansando.


E para que tenhamos energia suficiente para um dia de trabalho puxado, uma noite de sono bem dormida é essencial para o desempenho do caminhoneiro no dia seguinte.


“dormir bem”, além do bem estar para o nosso organismo, garante corpo e mente prontos para uma nova jornada. E a chance de um caminhoneiro bem descansado descuidar-se no volante é menor em comparação a quem dirige cansado e sonolento. Então, dormir bem é sinal de gente saudável.


Essas são dicas que vocês podem observar e cuidar por conta própria. Mas é muito importante que vocês façam sempre uma visita a um médico.


Faça exames periodicamente, mantenha as vacinações em dia tenha também aqueles cuidados básicos, como: usar protetor solar, praticar alguma atividade física nos intervalos, evitar excessos de bebidas alcoólicas nas folgas e outros.


Quais os cuidados vocês têm com suas saúdes durante as viagens? Conte para a gente nos comentários e compartilhe com aquele amigo que nunca lembra de cuidar da saúde!


Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Share by: