Blog Layout

Inspire sua jornada nas rodovias com 14 frases de para-choque caminhão

AVEP Brasil • jul. 16, 2018

As tradicionais e marcantes frases de caminhão não eram nem conhecidas direito aqui no Brasil antes da década de 1950. Já na década seguinte, a revista Quatro Rodas chegou a fazer promoções para que fossem enviadas para a redação fotografia dessas mensagens. E quem diria que toda essa história, ao que indica, virou moda e pegou primeiro na Argentina?



Neste post, vamos saber mais sobre essa grande tradição das nossas estradas, além de conhecer 20 frases de caminhão. Vem com a gente!


Um pouco da história das frases de para-choque de caminhão


Como dizíamos, tudo começou com nossos hermanos. No país vizinho, especialmente em Buenos Aires, existe uma técnica de pintura conhecida como fileteado. Trata-se de uma arte de curvas, traços e muita cor que enfeitava carroças no século 19, passando pela ornamentação de ônibus, até desembarcar no Brasil, indo direto para os caminhões.


Quem é caminhoneiro mais antigo talvez vai se lembrar que as frases de para-choque viraram moda no Brasil na década de 1980, principalmente porque as montadoras iniciaram um processo de disponibilizar acessórios para enfeitar os veículos. Assim, a partir desse período, essas mensagens caíram no gosto brasileiro.


Para o dono do caminhão, tudo faz parte de uma brincadeira e uma forma de deixar sua marca na estrada, afinal ”Nóis capota, mas não breca”: a irreverência desse profissional é uma de suas características mais famosas.

Além do humor, pode existir a intenção do motorista de deixar uma mensagem breve para outras pessoas que encontra nas estradas pelo país. Dessa forma, podem ser encontrados textos com alertas para o trânsito, homenagens para a família, uma lição de vida, afinal “tudo o que você usa já esteve em um caminhão”.


Enfim, essas frases de caminhão são tão marcantes e queridas que há até quem as colecione. Para encontrar boas mensagens, um caminho é seguir na estrada procurando nos veículos, ou pegar um atalho conosco, lembrando algumas boas frases que andaram ou ainda andam por aí.


Conheça algumas frases de caminhão


Frases sobre trabalho


1. ”vitamina de FNM é poeira de Ford;”

2. “tudo que você usa já esteve em um caminhão;”

3. “nem é por fama, ou obrigação. É amor à profissão;”


Frases sobre família


4. “é triste sonhar contigo e acordar no leito da estrada;”

5. “mamãe reza por uma nora;”

6. “O ausente nunca tem razão;”


Frases bem-humoradas


7. “nasci sem dente e vivo na banguela;”

8. “mulher que casa com um pão morre de fome;”

9. “não sou sutiã, mas sou amigo do peito;”

10. “mãe… tenha distância;”

11. “o amor é um sonho… o casamento é o despertador;”


Frases com lição de vida


12. “melhor chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro;”

13. “é no presente que se escreve o futuro;”

14. “a felicidade não é um destino, mas uma maneira de viajar.”


Mensagens como essas fizeram a fama das frases de caminhão, essa forma tão importante de manter a cultura e a tradição que existem na profissão do caminhoneiro.


O que achou das frases de caminhão desse post? Tem alguma que você já usa? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais e veja o que eles acham também.

Share by: