Blog Layout

5 dicas para bascular o caminhão com segurança

AVEP Brasil • dez. 13, 2017

Quem nunca assistiu àqueles vídeos em que o caminhoneiro esquece a caçamba levantada e acaba se envolvendo em acidentes com pontes e viadutos? Pois é, bascular o caminhão exige bastante atenção e é preciso seguir algumas dicas essenciais para ter mais segurança.



Esse tipo de procedimento é rotineiro para muitos caminhoneiros e, por isso mesmo, muitas vezes acaba sendo realizado com descuido, com resultado que pode ser catastrófico. Por isso, no post de hoje vamos mostrar algumas dicas para você fazer isso da maneira correta.


Na hora de seguir as cinco dicas que separamos, tente fazer disso uma rotina sempre que for bascular o veículo. Assim, serão mínimas as chances de você esquecer de algo e de acontecer algum problema. Vamos começar?


1. Distribua a carga de maneira uniforme


A distribuição correta da carga é essencial no processo de basculamento e precisa ser pensada com antecedência. Na hora de carregar o caminhão, organize a carga de modo que materiais diferentes (quando for o caso) possam ser descarregados na ordem certa.


Equilibre também o peso, nunca deixando um peso maior em diferentes áreas da caçamba para evitar quebras e até tombamento durante o procedimento.


2. Respeite os limites de carregamento


Desrespeitar os limites de carregamento legais e do caminhão pode acarretar diversos problemas. Durante o transporte, você corre sempre o risco de ser multado pelo excesso de peso e ainda trafega com um caminhão instável e que exige muito esforço do motor.


Na hora de bascular, a coisa fica ainda mais séria, já que o sobrepeso pode ocasionar descontrole da carga e até mesmo danificar os equipamentos hidráulicos que fazem o levantamento da caçamba.


3. Verifique se a carga é úmida ou pegajosa


Antes de bascular o caminhão, verifique sempre se a carga está úmida ou pegajosa. Um dos principais problemas de materiais com essas características é que eles podem grudar, e a carga cair de uma vez, ocasionando acidentes.

Evite a todo custo dar trancos na caçamba para que o material saia. Prefira sempre a ajuda de equipamentos adequados para realizar o descarregamento.


4. Bascule em lugares firmes e nivelados


Nunca, em hipótese alguma, faça o basculamento em terrenos que não são firmes ou estão desnivelados. Bascular o caminhão em aclives e declives pode ocasionar o capotamento do veículo e colocar a sua vida em risco.

Quando não for possível encontrar um terreno que atenda às necessidades, solicite sempre o descarregamento de outra forma.


5. Verifique se há rede elétrica próxima


Antes de realizar o basculamento, preste muita atenção nos entornos da área e verifique se há redes elétricas próximas. Ao bascular, a altura da caçamba pode chegar facilmente aos fios da rede elétrica, e as consequências serão fatais.


O mesmo vale para viadutos e pontes. Tente sempre contar com o auxílio de uma pessoa fora do caminhão para certificar que a caçamba está corretamente abaixada antes de sair.


E aí, vai seguir as nossas dicas para bascular o caminhão com segurança? Aproveite também o nosso artigo Seu caminhão tombou? Veja como evitar prejuízos nesses casos e fique ainda mais preparado.

Share by: