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Veículos elétricos valem a pena? Veja quais são as melhores opções

AVEP Brasil • 12 de junho de 2022

A Tesla fabrica atualmente os modelos mais modernos e tecnológicos do mundo. Seus principais veículos, o Model S e o Model X já estão rodando nas ruas de diversos lugares do mundo e chamam a atenção em diversos aspectos. São rápidos, potentes, confortáveis, versáteis e parecem que vieram de algum filme de ficção científica. Além disso, são 100% elétricos. 


Apesar de toda essa tecnologia, não é de hoje que a indústria automobilística aposta em carros elétricos. Lá na década de 70, por exemplo, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, lançava o Itaipu E150, o primeiro veículo elétrico nacional. Bem à frente do seu tempo, a Gurgel não conseguiu ter sucesso no projeto. A tecnologia da época não permitia veículos eficientes e viáveis, além da grande resistência da indústria petrolífera.


Mas vamos além desses dois extremos. No texto de hoje, falaremos dos principais veículos elétricos vendidos atualmente no Brasil e, no final, o nosso veredito se vale a pena ou não ter um veículo desses na sua garagem.


Boa leitura!

Principais veículos elétricos vendidos no Brasil

Ainda não são muitas as opções disponíveis. Veja, então, as principais opções de compra que você tem:

BMW i3

A BMW i3 é um dos carros elétricos que está a mais tempo no mercado nacional. Possui um sistema é composto por um motor de scooter BMW movido a gasolina instalado sob o porta-malas traseiro, conectado a um gerador auxiliar, entra em ação quando a carga se torna muito baixa e segura as pontas por mais uns 100 km.


Vale ressaltar que esse sistema a gasolina só fornece eletricidade para as baterias, não movimenta o veículo., fazendo da BMW i3 um 100% elétrico. Apesar de pequeno no tamanho, a i3 possui desempenho de gente grande. São 170 cv de potência e 25 kgfm de torque em qualquer rotação.


O veículo tem valor aproximado de R$ 340.000,00 e o tempo de recarga é de 39 min na carga rápida; 3h30 nas  wallbox e 10 horas em uma tomada convencional 220V.

Fiat 500e

O Fiat 500 é um veículo bastante popular no Brasil. Apesar de dividir opiniões quanto ao seu design, é inegável que o veículo oferecia muito em relação à concorrência. Mas agora os tempo são outros e a Fiat não comercializa mais o 500 tradicional, movido a combustíveis fósseis.


Para o seu lugar, a Fiat lançou o Fiat 500e, que mantém o design original, com algumas melhorias estéticas. Se do lado de fora é praticamente igual, do lado de dentro, tudo mudou. O painel é mais moderno e praticamente todo digital. O modelo chegou recentemente ao Brasil no valor de R$ 255.000,00 e possui 118 cavalos.


O tempo de recarga do Fiat 500e é mais lento que a BMW i3, sendo 52 min na carga rápida; 7 horas nas Wallbox e 29 horas em uma tomada convencional 220v.

 JAC E-JS1

Quando se fala em veículos elétricos, a JAC não está de brincadeira. Além do E-JS1, a montadora também aposta em pick-ups médias, SUVs e sedãs elétricos. Além da variedade de modelos, a JAC tem preços bastante competitivos. Este modelo, o JAC E-JS1, custa na casa do R$ 170.000,00. A SUV iEV40, por exemplo, chega ao mercado com valor estimado de R$ 190.000,00.


Além do preço agressivo,  o compacto da JAC possui um bom tempo de recarga. 40 min em carga rápida; 5 horas nas Wallbox e 10 horas utilizando tomadas convencionais de 220V. O ponto negativo fica para a baixa cavalaria. São apenas 62 cavalos.

Nissan Leaf

O Nissan Leaf é outro veículo elétrico que desembarcou no Brasil a algum tempo. Globalmente, o projeto da Nissan data de 2010, sendo um dos veículos pioneiros no mercado dos elétricos. Com altos e baixos, o modelo é comercializado no Brasil em um valor aproximado de R$ 297.000,00, sendo um dos mais caros da categoria (hatch médio).


E mesmo com um elevado preço, o modelo não é dos mais potentes: 149 cavalos. Para carregar, possui um tempo médio bom, sendo 40 min (0 a 80%) na carga rápida; 8 horas para carga total nas torres Wallbox e 8 horas (0 a 40%) em uma tomada convencional 220V.

Carro elétrico vale a pena no Brasil?

Um carro novo convencional (à combustão) no Brasil já está com um preço elevado, o que naturalmente afasta os compradores. Quando se fala em veículo elétrico, racionalmente é difícil encontrar bons argumentos que justificam a compra de um veículo que, geralmente, custam mais de 2x o valor de um veículo similar à combustão.


Além de terem tecnologia mais recente e avançada, um veículo elétrico também tem a sua produção em menor escala, fazendo o preço final ser mais caro. E, geralmente, um veículo elétrico conta com diversos itens que aumentam a interação entre motorista e carro.


Um ponto positivo, com ressalvas, para os veículos elétricos: é bem mais barato abastecer, ou recarregar, um carro elétrico que um veículo à etanol, gasolina ou diesel. Além disso, um carro elétrico possui muito menos componentes, logo, a manutenção periódica é bem menor. Um carro elétrico não caixa de câmbio e diversos fluidos, como o "óleo do motor". Basicamente, há apenas os desgastes de pneus e freios.


Como eu disse acima, do ponto positivo há uma ressalva. Mesmo que mais barato, não é fácil abastecer um veículo elétrico no Brasil. Há poucas torres de carregamento rápido espalhadas no país. E, caso queira usar uma tomada convencional de 127v ou 220v, a recarga podem durar quase um dia inteiro.


Ter um carro elétrico no Brasil é para poucos. E não basta ter dinheiro, é preciso morar em grandes centros urbanos para ter maior versatilidade na recarga. O veredito final é que a compra de um carro elétrico HOJE no Brasil não é uma escolha racional, porém, este nicho de mercado avança a passos largos e é bem provável que teremos uma porcentagem significativa de veículos elétricos em nossa frota nos próximos anos.


O que achou do texto de hoje? Comente aqui abaixo e até o próximo texto!

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